5.2.08



Tendências primavera/verão 2008


Comemore! As peças-chaves do verão, como vestidos, shorts e saias encurtaram e deixam o corpo à vontade. Funcionam não só durante o dia, mas também à noite, aliados a acessórios grandes.

A tendência para a primavera/verão 2008, de acordo com a consultora de imagem Alana Rodrigues Alves, são as peças mais amplas e volumosas na parte de cima do corpo – batas, vestidos em formato “A” – e mais adesivas (retas) da cintura para baixo, como as calças legging e skinny.

“Os modelos continuam curtos, assim como foi no inverno, como microvestidos, minisaias e shorts”, orienta Alana. Os vestidos curtos – com modelagens mais soltas e confortáveis – fazem par com a legging, pois cobre os quadris. “Para as baixinhas, por exemplo, os modelos mini favorecem”, indica Alana.

A cartela de cores aparece com uma gama bem variada: gelo, branco, azul cobalto, vermelho quente (alaranjado) e o roxo, além das cores complementares, como verde com o vermelho; azul com laranja e amarelo com o roxo. “O preto apenas em tecidos mais leves e, para não errar na produção, monte looks monocromáticos, como preto com cinza”, indica a consultora de imagem.

Entre as novidades para o próximo verão reaparecem a cintura alta ou altíssima, em calças, bermudas, shorts e saias, todos com inspiração nos anos 80. As estampas ressurgem maiores, como desenhos florais e geométricos.

Outro destaque é a balonê (saias e vestidos com volumes na barra) no formato de tulipa. Essa peça favorece mulheres mais magras, pois aumenta o volume no quadril e nas pernas. Para equilibrar as proporções, a parte de cima deve ser mais ajustada.

Nos pés, as sapatilhas, que já foram destaque em outras temporadas, voltaram com toda força, além das sandálias plataforma e com salto anabela. Quem tem pernas finas pode usar e abusar das sandálias franciscanas, aquelas que amarram no tornozelo. “Mas precisa ter perna fina, do contrário fica feio”, reforça Alana.

Seguindo a tendência peças amplas, aparecem as maxibolsas em cores variadas. Os cintos largos marcam a cintura sobre camisas, chemises (camisa-vestido), calças de cintura alta e blusas largas, compridas e molengas.

O futurismo traz os brilhos prateados aos acessórios, assim como o verniz. “É o passado remetendo ao futuro, uma contradição”, diz Alana.


CABELOS CHEIOS DE VIDA NO VERÃO


Cabelos bonitos e bem tratados melhoram até mesmo a auto-estima, já que estão relacionados à aparência, principalmente para a mulher. Os fios são agredidos constantemente, mas, no verão, precisam de alguns cuidados especiais e podem ficar bonitos, sim.

O fio é envolvido em uma película chamada de cutícula, como se fossem escamas, encaixadas umas nas outras. Toda vez que essa cutícula, é agredida e a estrutura modificada, o cabelo está sujeito, também, a modificações estéticas.

“No verão, o sol agride os cabelos o tempo todo, a radiação ultravioleta atinge a cutícula e faz com que ela perca a característica fundamental de encaixe e permita aberturas que acabam favorecendo a agressão de poluentes e de agentes físicos e mecânicos”, conta o dermatologista Valcinir Bedin. Por isso, é importante que, de alguma forma, o cabelo seja protegido contra as radiações durante todo o verão. “Usar chapéus, protetores especiais, ficar à sombra e evitar o sol excessivo são as recomendações” orienta.

Se ocorrer o rompimento das cutículas, haverá uma situação de ressecamento, pontas quebradiças e até a de mudança da cor do cabelo, como amarelamento (desbotamento).

Nesta época, o cabelo também está sujeito a outras agressões, como o cloro, nos banhos de piscina, que agride a camada mais externa da haste capilar, fazendo com que haja um rompimento do fio e favorecendo o ressecamento e as pontas duplas. “O uso de antibactericidas para tratar a água da piscina e produtos contra as algas podem favorecer a mudança de cor dos cabelos. Sendo assim, banhos continuados de piscinas são todos bastante agressivos às madeixas”, alerta o dermatologista.

Nenhum comentário: