Glossário da dieta
Palavras inimigas ou aliadas de quem quer manter a forma
Sinal vermelho
Palavras que indicam cilada (e podem ficar de fora do seu prato)
À doré: vem do francês e significa dourar. Em português é o mesmo que empanado e depois frito. O alimento é passado na farinha de trigo, em ovos batidos e depois mergulhado em gordura quente. Na escala hichter de calorias, é um terremoto de grau 7.
À milanesa: quase a mesma coisa: passado no ovo, em farinha de rosca e depois frito em gordura quente. A farinha absorve toda a gordura e mais um pouco. Pra você ter uma idéia, um bife à milanesa (100 g) tem 315 calorias, enquanto que a mesma quantidade de carne grelhada tem cerca de 190. Percebeu o perigo?
À parmegiana: além de ser à milanesa, ainda é servido com molho de tomate e queijo parmesão ou mussarella. Um bife à parmegiana tem 485 calorias. A mesma quantidade de carne assada de panela tem 230.
Ao Pesto: é verdinho, mas engana. A base é de nozes e óleo.
Calda: açúcar derretido no fogo, com pouca água, até virar líquido.
Chantili: creme de leite (pura gordura) batido com açúcar e baunilha. Uma taça de morangos com chantili tem 301 calorias. Uma sem o creme cai para 50.
Empanado: em geral, é um sinônimo para à milanesa, mas também pode ser assada. A segunda opção é menos calórica, porque evita o mergulho no óleo quente.
Frito: preparado em óleo quente.
Gratinado: um molho de manteiga, farinha de rosca e queijo ralado é polvilhado sobre o alimento, que é levado ao forno até se formar uma cobertura dourada e crocante.
Molho branco: feito com farinha de trigo, leite, manteiga e temperos. É bastante gorduroso.
Molho Alfredo: creme de leite, manteiga e queijo parmesão. Chega a ser mais calórico que o branco.
Molho Carbonara: além do creme de leite, tem bacon e ovos.
Rosé: mistura molho vermelho com molho branco ou maionese.
Quatro queijos: não importa quais queijos são, a mistura sempre é bem engordativa.
Sinal verde
Delícias pra comer sem dor na consciência
Abafado: cozido na água do próprio alimento. Quase sem gordura.
Assado: normalmente, cozido no forno. Fica crocante e dourado.
Ao sugo: molho de tomate básico. Sempre uma boa pedida.
Basílico: molho de tomate com majericão. Além de ser light, vem com o perfume da erva.
Caprese: tomate com majericão e mussarela de búfala.
Grelhado: preparado em uma grelha ou chapa. Também não leva óleo no preparo.
Refogado: primeiro, frita-se o alimento de leve, depois deixa cozinhar. Vai pouca gordura.
Sauté: feito em frigideira funda, com um pouco de manteiga ou óleo. Bem gostoso e pouco calórico.
Ao vapor: o vapor é a fonte de calor no cozimento. Não leva óleo.
6 perguntas sobre absorvente
Absorvente interno tira a virgindade?
Depende do tipo de hímen. O mais comum tem um orifício central que permite a passagem de absorventes pequenos sem o risco de rompimento. Para saber se o seu hímen corre algum risco, consulte o ginecologista.
O tamanho do absorvente tem a ver com o da vagina?
O tamanho, na verdade, tem a ver com o fluxo: quanto mais intenso, maior o absorvente. Mas a adolescente virgem ou a que está começando a usar deve optar pelo tamanho menor.
É preciso trocar de quanto em quanto tempo?
A cada três ou quatro horas, para evitar que o sangue fique estagnado e haja o risco de infecções. Por isso não durma com absorvente interno.
E os absorventes externos, quantos devo usar por dia?
O ideal é trocá-lo de três a quatro vezes ao dia, mesmo nos dias de fluxo menos intenso. Se for preciso trocá-los mais de seis vezes, vale a pena procurar um ginecologista.
O que acontece se alguém esquece um absorvente interno na vagina?
Bactérias vão se reproduzir enlouquecidamente na região. O primeiro sinal é um cheiro ruim. Em seguida, dores e febre. Sinais de que é hora de procurar um médico.
E se o fiozinho ficar preso?
Lave as mãos e, com calma, introduza o polegar e o indicador na vagina e tente puxá-lo. Se não der certo, procure a ajuda de um médico.
15 perguntas sobre menstruação
Vou parar de crescer depois de menstruar? Só eu fico pirada na TPM? Aprenda a lidar com as mudanças do corpo e do humor na menstruação seguindo as orientações das ginecologistas Junia Dias de Lima, Mara Diêgoli e Beatriz Paraguai
1. Até que idade é normal ficar sem menstruar?
A primeira menstruação acontece em geral entre 11 e 13 anos. Isso não significa que, se você ainda não menstruou, tenha algum problema. Para os médicos, dá para esperar pela primeira menstruação até os 16 anos.
2. Tem menina que não consegue menstruar?
Um tipo incomum de hímen (que não dá vazão à menstruação) pode retardar a chegada da menstruação. Neste caso, é necessário uma cirurgia – pequena e indolor. Mas essa é uma situação muito rara.
3. O corpo pára de crescer com a primeira menstruação?
Não. A garota ainda cresce cerca de 4 centímetros, além de desenvolver o corpo como um todo.
4. O crescimento dos seios tem a ver com a menstruação?
Tem a ver com a genética. Mas o crescimento acelera com a proximidade da chegada menstruação. Por volta dos 9 anos de idade os hormônios passam a agir, aos 10 ou 11 anos os seios começam a aparecer e a marcar a camiseta. Eles podem crescer até os 16 anos, independentemente da idade em que você menstruou pela primeira vez.
5. Por que umas têm muito fluxo e outras não?
Isso faz parte do organismo de cada pessoa. Mas, em caso de dúvida, um médico pode apontar alguma outra causa para um fluxo intenso —como a presença de um cisto, por exemplo.
6. Quantos dias dura a menstruação?
Na maior parte das meninas, de três a cinco dias, em média. Mas pode durar até oito dias, dependendo da garota.
7. É normal a menstruação atrasar muito?
Só nos dois primeiros anos. Até que se estabilize o ciclo, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas atraso também pode ser indício de gravidez ou de algum problema hormonal.
8. Quantos dias tem um ciclo menstrual normal?
Entre 28 e 30 dias, podendo variar entre 21 e 40 dias, dependendo de cada pessoa. Para saber se o seu é regular, conte os dias entre o primeiro dia de uma menstruação e o de outra. Anote sempre e veja se a contagem entre uma e outra se mantém ao longo de pelo menos seis meses.
9. Tomar anticoncepcional regula a menstruação?
Sim. Mas cada caso é um caso e só o médico sabe o que é ideal para você.
10. Tem algum problema transar menstruada?
Nenhum, mas não deixe de usar camisinha, para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
11. É possível engravidar durante a menstruação?
Em geral não, pois a menstruação sinaliza o final de um ciclo e o início de outro, sendo um período em que não ocorre a ovulação. Mas, quando a garota tem o ciclo menstrual bem desregulado, o final da menstruação pode coincidir com o dia da ovulação, ficando sujeita a engravidar.
12. Só eu fico pirada na TPM?
Você e 35% das mulheres têm mudanças de humor, irritação ou depressão, inchaço, dor nos seios, na cabeça e vontade louca de comer doce, alguns dos 150 sintomas de TPM.
13. O que fazer para combater o inchaço?
Evite as roupas apertadas e prefira as dietas ricas em proteínas e fibras, com pouco sal e açúcar. Morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião diminuem a retenção de líquido.
14. Refrigerante piora a TPM?
É, evite café ou refrigerantes do tipo “cola”, pois a cafeína é um estimulante que pode piorar os sintomas da TPM.
15. Exercício ajuda a combater a TPM?
Qualquer atividade física ajuda a amenizar os sintomas da TPM. Alongamentos também costumam ser eficientes. Exercícios reduzem a tensão, a depressão e elevam a auto-estima.
Pizza x Cheeseburger: Qual é o mais equilibrado?
Calorias
Pizza: Uma fatia de mussarela tem cerca de 360 calorias. E, você sabe, é impossível comer uma só. É a paixão da sua vida? Aposte em massa fina e fuja dos rodízios.
X-burger: Um cheeseburguer sem maionese (com 100 g de carne) tem cerca de 370 calorias e sustenta a tarde inteira. Valem as 10 calorias a mais, já que você vai parar por aqui.
Carboidratos
Pizza: A massa é rica em carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Só que ela é feita com farinha refinada, e não integral. Por isso, você fi ca com fome logo.
X-burger: O pão do sanduba também tem bastante carboidrato, com a vantagem de que quase sempre dá para optar pela versão integral.
Proteínas
Pizza: A cobertura de queijo fornece 19 g de proteína, quantidade mais que sufi ciente para uma refeição. Se você considerar duas fatias, são quase 40 g.
X-burger: A dupla queijo + carne tem cerca de 25 g de proteína. Apesar de garantir os nutrientes do seu almoço, não bate duas fatias de pizza.
Gordura
Pizza: Uma única fatia de pizza de mussarela tem 20 g de gordura. Se for de calabresa, nem se fala: são quase 35 g por pedaço.
X-burger: Tem 2 g de gordura a mais, só que é bem maior que uma fatia de pizza. Mas, com maionese, o jogo muda: uma reles colher de chá soma 10 g de gordura ao seu lanche.
Vitaminas
Pizza: A mussarela é bem dotada de cálcio e vitamina A. Bom para os seus ossos, pele, olhos e sistema imunológico.
X-burger: A carne tem vitaminas do complexo B, que fortalecem o cabelo e a pele e controlam a ansiedade. Alface e tomate dão doses extras de cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C.
Fibras
Pizza: Uma fatia de pizza de mussarela tem 0,8 g de fibra. Tão pouco que nem vale considerar. Se quiser completar sua refeição, opte pelos sabores com verduras.
X-burger: Um cheeseburguer tradicional tem só 2 g de fibras, mas dá para levantar esse número pedindo um cheesesalada no pão integral: 0 caloria extra e o dobro de fibras.
Vencedor: Cheeseburguer! É mais equilibrado e ainda é uma delícia. Só não se esqueça de pedir sem maionese.
Bronze Saudável
Todo mundo sabe que os filtros solares são essenciais, especialmente nesta época do ano. A dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo, dá algumas dicas que vão ajudá-la a usar e a escolher o melhor produto:
• Procure um produto de boa absorção, que não grude na pele.
• Ao eleger seu filtro solar, leve em consideração o tom da sua pele, o horário e o tempo que permanece exposta ao sol.
• No rosto, todos os tipos de pele devem usar pelo menos FPS 15.
• No corpo, para quem tem pele escura (negras, mulatas e morenas) é indicado passar, no mínimo, FPS 8, e as morenas claras devem utilizar sempre FPS 15. Já as mais clarinhas, nunca um filtro protetor menor que FPS 25.
• Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar. Reaplique-o de acordo coma transpiração à beira da praia.
• Fique atenta às regiões do corpo mais vulneráveis ao sol, como rosto, colo e ombros.
• O bronzeador é permitido, desde que ele
tenha filtro solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário