7.2.08


10 dúvidas comuns sobre gastrite
Fique de olho na doença que chega de mansinho e, sem que você perceba, pode tornar-se um tormento em sua vidaToda gastrite evolui para úlcera?
Em termos. Cerca de 20% dos casos em que se constata a presença da bactéria acabam se transformando em úlcera de estômago ou duodeno, dependendo das características individuais da pessoa. A H. Pylori também leva ao câncer de estômago em 1% dos casos.

Bebida alcóolica influencia?
Sim. O consumo exagerado (para mulheres, algo em torno de aproximadamente 40 g de álcool/dia, ou seja, mais ou menos uma garrafa de 600 ml de cerveja) pode levar a lesões no estômago.

Ingerir líquido durante a refeição é ruim?
Sim. Ele aumenta o volume do conteúdo do estômago, enfraquecendo os músculos estruturais e dificultando a digestão.

Leite alivia os sintomas?
Em termos. O leite neutraliza a acidez do estômago, mas só paliativamente. Logo depois, acaba estimulando a produção desse ácido.

Café atrapalha?
Em termos. Para quem não tem problemas, não influencia em nada. Mas para quem tem a inflamação ou estômago sensível, acaba agravando a queimação.

Água gelada faz bem?
Não se sabe. Não há nada comprovado, até porque, ao chegar ao estômago, a água gelada equilibra sua temperatura com a do corpo.

Ficar sem comer muito tempo atrapalha?
Em termos. Para quem não tem problemas, fazer refeições três vezes por dia é aceitável. Já quem tem estômago mais delicado ou gastrite, o conselho é comer algo nos intervalos também – opte por frutas ou biscoitos integrais.

A pimenta reflete negativamente?
Sim. Mas a regra é para a pimenta do reino, que tem composição química diferente e irrita o estômago e o intestino. A vermelha não costuma agredi-los.

Comer verduras cruas e casca de frutas pode fazer mal?
Não. Pelo contrário. Elas são bem-vindas porque melhoram o funcionamento do intestino.

Fumar contribui para gastrite?
Sim. Está comprovado que os fumantes têm problemas estomacais com maior freqüência. Ainda sofrem mais com a cicatrização de úlceras.





Seu cão precisa de um chazinho
Remédios naturais podem ajudar no bem-estar do seu cachorro e do seu gatoHá dias em que seu bichinho parece triste. Você procura por ele e o encontra quietinho em um canto da casa. Em outros dias, ele fica agitadíssimo, e nada o faz acalmar. Em situações como essas, um chazinho pode ajudá-lo a melhorar. Isso mesmo! Como nós, os animais também se beneficiam das propriedades das plantas
medicinais. É a famosa fitoterapia, um tipo de tratamento que está ganhando espaço em clínicas veterinárias. “A fitoterapia pode curar desde feridas até dores articulares. E o melhor: os efeitos colaterais são menores
e o preço é mais em conta”, afirma a veterinária homeopata Sandra Pinto, do hospital veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Porém, antes de sair dando ervas ou chás para seu bichinho, é importante consultar um veterinário. Afinal, a diferença entre remédio e veneno está apenas na dose. Dentre os remédios mais receitados estão:

Chá de camomila alivia cólicas
Dilua uma xícara de chá em 1/2 xícara de água. Deixe na vasilha até ele beber. Além de aliviar cólicas, a camomila deixa o animal mais tranqüilo.

Própolis trata irritações na pele
Dilua a essência em água e, com uma gaze, passe sobre a pele machucada. Não deixe que ele lamba a área tratada.

Arnica contra inchaço
Use a pomada feita à base de arnica (encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação) para reduzir inchaços e edemas.

Hortelã melhora a respiração
Ferva as folhas da hortelã em água potável e deixe seu bichinho sentir o aroma da planta, como uma inalação.
Não deixe-o encostar o focinho na água quente.

Melissa e passiflora acalmam
Dilua uma xícara de chá em 1/2 xícara de água para acalmar seu bichinho. Deixe disponível em sua tigela até ele beber.



COMO APLICAR

CHÁ: dilua na água do seu amigo
CÁPSULA: em animais agressivos, podem ser diluídas em água. Mas se o seu amigo é tranqüilo, tente enganá-lo, “escondendo” a cápsula no meio da ração.
INALAÇÃO: ferva as folhas da planta e deixe seu animal de estimação sentir o aroma.
POMADAS E CREMES: são encontrados prontos em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.



Fim das dúvidas
Segredos para você se acertar com os fios e garantir saúde após o “lava, seca e corta”Segredos para você se acertar com os fios e garantir saúde após o “lava, seca e corta”

Por que o cabelo fica mais bonito quando lavado no salão?
Porque os profissionais sabem que seguir certas etapas é importante para deixar os fios mais bonitos. A primeira é adequar a temperatura da água, que não deve ser muito quente (para não estimular a produção de óleo). Na hora do xampu, ele deve ser espalhado primeiramente na palma das mãos e, depois, passado pelos fios. Assim evitam que uma parte fique com acúmulo de resíduos. Nos salões, enquanto os profissionais lavam, massageiam o couro cabeludo, o que ativa a circulação. O mais importante: enxáguam — tanto o xampu quanto o condicionador — com água em abundância para remover qualquer vestígio dos produtos.

É necessário passar o xampu mais que uma vez durante o banho?
Se você lava o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana, é preciso repetir sim! Isso porque a primeira lavada serve para tirar a oleosidade dos fios. A segunda é que vai limpá-los profundamente.

De quanto em quanto tempo devo acertar meu corte?
Parece óbvio, mas a melhor maneira de descobrir isso é prestando atenção nos fios, ou seja, se você começar a sentir dificuldade para arrumá-los, quando falta aquele balanço de antes... literalmente está na hora de encarar a tesoura novamente.

Para o cabelo crescer, basta ficar bastante tempo longe da tesoura?
Não. Para ele crescer bonito, com forma, é necessário aparar as pontas a cada três meses. Senão, elas enfraquecem e quebram... e aí fica parecendo que continuam no mesmo comprimento.

Quem tem bastante cabelo (e grosso) deve secá-lo de que maneira?
Primeiramente, passe o secador nos fios, de cima para baixo. Depois, use um redutor de volume antes de fazer a escova.

No verão, faz mal lavar o cabelo todos os dias?
Não, desde que você use o xampu apenas uma vez. Também não se esqueça de aplicar um produto para proteger do calor do secador, como um leave-in ou finalizador.

Lavar diariamente o cabelo tingido faz a cor sair mais rápido?
Sim e, além disso, o sol também contribui para o desbotamento.

Nenhum comentário: