14.1.14







Exame de sangue pode detectar o câncer


Foto reprodução
Foto reprodução
O projeto da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, detecta o câncer de mama e de pulmão nos estágios iniciais antes mesmo de aparecerem sintomas. De acordo com Stefan Bosmann, professor de química responsável pelo estudo, isso é possível por causa das atividades enzimáticas específicas liberadas no sangue. “Como cada tumor vem de uma célula cancerosa diferenciada, essas enzimas têm uma espécie de assinatura. Assim, se estão presentes, detectamos o tipo de câncer que ela indica”, explica.
O plano é estender a pesquisa para determinar enzimas oriundas da doença no pâncreas. O especialista aposta que o exame esteja disponível em cinco anos.





Exame rápido pode detectar rapidamente problemas na saúde da mulher


Foto Dreamstime
Foto Dreamstime
A histeroscopia é um exame de visão direta  e pode ser realizado em clínicas com ambulatório, sem o uso de anestesia e sem internação. “Com uma câmera acoplada, o aparelho histeroscópio, que é bem fininho, segue pelo canal cervical e vagina e amplia a imagem a ser pesquisada no monitor de tevê. Por não usar espéculo   pode ser feito mesmo nas mulheres que são virgens ainda,”explica a Dra. Bárbara Murayama.
Cada mínimo detalhe da vagina, cólon e cavidade uterina onde fica a entrada das trompas podem ser explorados no diagnóstico. ”Faz muita diferença quando a suspeita é de mioma e  pólipo, lesão que pode levar ao câncer do   endométrio.  Até 24% das mulheres possui pólipos e até 25% das mulheres em idade fértil podem ter miomas. Para distender o útero e facilitar a visualização é injetado apenas soro fisiológico,” completa a Dra.

“A principal indicação é para tentar localizar a causa de sangramentos anormais que não apareceram no ultra-som, por exemplo.  E pode ser indicado em casos de infertilidade ou abortos de repetição. Assim como na definição de mal-formações uterinas.”

A retirada de pequenos pólipos pode ser realizada durante o exame e a mulher pode voltar às atividades em seguida. Essa pequena cirurgia também é possível para certos casos de mioma. A maioria das pacientes sente apenas uma pequena cólica durante o exame. A Dra Bárbara cita outra vantagem do aparelho ” Esse método também pode ser usado para fazer laqueadura – irreversível. Uma pequena mola é introduzida em cada uma das trompas, através do colo do útero, e fecha a passagem do óvulo. A colocação demora de 5 a 10 minutos, o que demora é o processo de cicatrização: três meses. Nesse período a mulher não sente dor nenhuma, mas  precisa usar um  anticoncepcional.”

fonte: Dra. Bárbara Murayama, ginecologista e obstetra,  especialista em Histeroscopia pela  Unifesp, membro da FEBRASGO e diretora clínica da Gergin. 


Intolerância à lactose: truques para acabar com o desconforto

Algumas mudanças na alimentação ajudam a acabar como incômodo da intolerância à lactose sem precisar excluir os produtos lácteos do cardápio.

Reportagem: Karla Precioso - Edição: MdeMulher
Conteúdo ANAMARIA
Lactose é o açúcar do leite. Ele é digerido pela lactase, enzima que algumas pessoas não produzem.
Foto: Getty Images
Para a maioria dos intolerantes à lactose (pessoas que têm deficiência ou ausência de lactase, a enzima que digere o açúcar do leite), o consumo de laticínios provoca gases, dor de barriga, inchaço abdominal, diarreia ou prisão de ventre.

"Quando não é quebrada, a lactose chega ao intestino grosso intacta. Ali, é fermentada por bactérias, e isso causa o mal-estar", diz o nutrólogo Fernando Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia.
Uma atitude comum é deixar de lado alimentos que caem mal sem consultar um médico - medida arriscada que pode prejudicar ainda mais a saúde. Em casos extremos, é preciso tomar remédio. Nos mais leves, mudanças de hábito ajudam a ter uma vida saudável, como ensina a nutricionista Paula Castilho.

Veja quais mudanças na alimentação você pode fazer para acabar com o desconforto.
 

Dê uma chance ao iogurte

Experimente produtos com rótulos que dizem conter "culturas ativas". Eles possuem bactérias que não fazem mal e auxiliam na digestão da lactose.
 

Prefira os queijos duros e envelhecidos

Os tipos cheddar e parmesão, por exemplo, contêm pouca lactose - quando comparados aos mais pastosos.
 

Experimente beber leite com as refeições

Se fizer muita questão de tomar leite, beba meia xícara no café da manhã ou meia no jantar.
 

Prepare seu próprio alimento

O biscoito que você tanto gosta é fabricado com leite? Tente criar uma versão caseira sem esse ingrediente. Assim, você desenvolve seus dotes culinários e come algo saudável.

 

3 dicas para quem tem intolerância total ao leite

1. Capriche em outros alimentos que são fonte de cálcio

Além do leite, existem outros alimentos que contêm esse mineral em abundância, como os vegetais escuros (mostarda, couve, agrião e rúcula), os grãos (feijão-branco e grão-de-bico) e, claro, os peixes (bacalhau e sardinha).


2. Conheça outros alimentos que podem ter lactose

Evite pães, sopas, molhos de salada, cereais, misturas para bolo e doces. Afaste do cardápio também todos os que apresentem em sua composição leite, creme de leite, leite em pó, soro de leite, coalhada e queijo - confira os rótulos.


3. Faça substituições

Troque o sorvete de creme pelos de frutas (leia o rótulo, porque alguns desse tipo levam leite). No lugar do molho quatro queijos, use o de tomate. E prefira o leite de soja ou de arroz à versão integral.




'Joia rara': Serena pega carta de Sonan a Matilde para ler e a deixa queimar no fogão



joia1.jpg 
A curiosidade de Serena (Simone Gutierrez) vai trazer problemas a Matilde (Fabiula Nascimento), em “Joia rara”. É que ela intercepta uma carta de Sonan (Caio Blat) para a vedete e tenta abri-la no bico da chaleira, com o vapor. Nesse momento, Arlindinho (Pedro Neschling) chega na cozinha, assustando Serena, que deixa o papel cair no fogão e se desespera ao vê-lo queimar. Na carta, Sonan explica que está largado o monastério para ficar com Matilde.
joia.jpg 



'Amor à vida': Natasha pede Thales em casamento




Amor à Vida
Amor à Vida Foto: Agência O Globo
Natasha (Sophia Abrahão) vai pedir Thales (Ricardo Tozzi) em casamento em “Amor à vida”. Após reconhecer que ama o escritor e terminar o namoro com Rogério (Daniel Rocha), a ruiva vai ao apartamento do viúvo.
Durante jantar com o médico, Natasha elogia o comportamento do namorado durante a sua recuperação. "Já tou começando a desanimar. Quando a pessoa começa a fazer muitos elogios, é porque tem uma notícia ruim pra dar", afirma Rogério. Nesse momento, a ruiva chora. O médico se preocupa e quer saber o que houve.
A irmã de Nicole (Marina Ruy Barbosa) dispara: "Como um cara pode ser tão bom, tão maravilhoso como você? Como um cara pode ficar perto da gente, oferecer o melhor e mesmo assim...", diz a ruiva. Rogério completa: "E você não amar esse cara."
A moça confirma e o médico quer saber se ela ama Thales. "Eu não queria amar, ele fez coisas horríveis comigo. Mas mesmo assim, é ele que eu amo. Rogério, eu tinha que desfazer o meu compromisso com você, antes de falar com ele. Você não merece ser traído", garante Natasha.
A ruiva, então, vai procurar o escritor. Thales fica surpreso ao vê-la e diz que está saindo do Brasil. “Eu te trouxe três presentes. O primeiro é um computador. Eu sei que perdeu o seu no incêndio. O segundo é inspiração: o livro ‘Insólita metrópole’, de Paulo Bomfim”, diz Natasha, que explica serem crônicas sobre São Paulo.
A irmã de Nicole (Marina Ruy Barbosa) afirma que há outro motivo para lhe ter dado a obra: “É dizer que você não precisa ir para o fim do mundo para descobrir histórias. Você tem muitas aqui nesta cidade. Histórias de ódio, traição, mas também de amor e de vida”, analisa a jovem.
Quando Thales pergunta sobre o terceiro presente, Natasha afirma ser ela: “Eu brinquei com você, quis ter certeza de que me amava. E você provou. Aí eu fiquei confusa, porque eu pensei que estava só brincando, que tinha te prendido na minha rede. Mas quem ficou presa fui eu, porque me apaixonei por você. Thales, casa comigo?”, dispara.
O escritor fica boquiaberto. “Você está me pedindo em casamento?”, indaga ele, que, claro, aceita. “Você acha que eu ainda preciso responder? Eu te amo, Natasha. Eu sempre te amei”. Emocionados, os dois se beijam.




'Amor à vida': César não acredita nas maldades da mulher: 'Ela foi influenciada. Eu ainda amo Aline'



cesar.jpg
César (Antonio Fagundes) vai entrar num processo de negação em "Amor à vida". Apesar de tudo que Aline (Vanessa Giácomo) apronta contra ele, o médico ainda vai acreditar que ela foi influenciada por Mariah (Lucia Veríssimo) e Ninho (Juliano Cazarré).

Ao contar para o pai que a mãe de Paloma (Paolla Oliveira) era tia de Aline, estava na casa,  e foi assassinada no local, o doutor se choca, mas deixa Félix ainda mais boquiaberto. "Quando a gente ama, quando está apaixonado, simplesmente a gente não acredita que alguma coisa está errada. Não porque está cego como eu estou, mas porque quer evitar a verdade. Eu agora imagino que foi naquela noite que a Mariah...pobre Mariah...foi assassinada, mas não pela Aline. Havia um homem lá. Eu ouvi a voz dele na discussão. A Aline me disse que demitiu a empregada porque ela estava com um homem. Havia um homem", lembra o médico.
Félix afirma que era Ninho. "O Ninho, esse demônio que a Paloma trouxe pras nossas vidas. Como eu posso gostar de você e da Paloma, se só trouxeram problemas pra minha vida?", afirma César. "Papi, se não fosse o Ninho teria sido outro. Você ainda vai defender a Aline?", indaga Félix.

O médico diz que só quer entender. "É obvio que você foi escolhido a dedo. Não foi só pelo dinheiro, a Aline tinha um plano, junto com a tia, alguma coisa deu errada no meio do caminho e a tia foi morta. Papi, você não tem ideia desse plano?", questiona o ex-vilão. "Eu não tenho a menor ideia do que você está falando. Mas agora eu estou entendendo tudo. A Aline foi influenciada pela tia e pelo Ninho. Ela me amava, mas os dois manipularam a Aline", afirma César.

Félix fica indignado. "Influenciada? A Aline é uma piranha. Foi ela que aprontou tudo", brada o ex-malvado. "Nunca diga na minha frente que a Aline é uma piranha. Talvez a pobrezinha estivesse lá, ameaçada pelo Ninho. E eu cego, sem poder fazer nada. Onde está a Aline, Félix?", pergunta o doutor.

Félix conta que a ex-madrasta está presa. César surpreende ao pedir que o filho o ajude a tirá-la da cadeia. "Jamais! Pai, você perdeu toda sua inteligência de uma hora pra outra?", indaga o ex-vilão. "Está mais que claro, a Aline foi manipulada, eu tenho certeza que vocês vão encontrar as provas, porque ela até pôde ter um amante, ter se envolvido, mas ela me amava, me amava!", dispara o médico.

O filho do doutor lembra que no dia anterior o pai queria matar a mulher. "Talvez ela tenha sido forçada a fazer tudo que fez. Talvez haja um plano maléfico contra mim, como você diz, e ela fez o que fez pra me proteger. Eu preciso falar com a Aline", diz, desesperado. "Pai, você ainda tá apaixonado. Isso não é amor, é uma doença", sentencia Félix. "Sai da minha frente, Félix, sai deste quarto. Ninguém me compreende. Mesmo que a Aline tenha me feito mal, como você diz, quem sabe exista uma solução porque eu...eu ainda amo a Aline. Sai!"




'Amor à vida': Valdirene está grávida do segundo filho e garante: Palhaço é o pai




Na hora de tirar a roupa, Valdirene descobre que está grávida
Na hora de tirar a roupa, Valdirene descobre que está grávida Foto: João Miguel Junior / Rede Globo/Divulgação
A vida de Valdirene (Tatá Werneck) vai mudar radicalmente após participar do “Big Brother Brasil”. Entre as novidades, um convite para posar nua, que ela aceita, e a descoberta de uma nova gravidez. Em “Amor à vida”, o estado interessante da jovem começa a aparecer justamente durante o ensaio em que ela vai ficar pelada. Quando o fotógrafo pede que ela tire o roupão, a periguete desconversa: “Os ropão? Assim, agora?”. O fotógrafo lembra que o combinado é que ela fique nua mesmo!
Valdirene decide: “Então eu vou ficar nua, que eu sou muito profissional. Mas antes, vocês tem que esvaziar os quarto. Só fico nua nas frente das câmera, porque eu sou difícil, dificílima”. “Mas sem mim, quem vai tirar as fotos?”, questiona o fotógrafo.
A periguete pensa um pouquinho e concorda, mas impõe uma condição: “Tá bom, mas cola os olho nas câmera e só olha automático pelos visor, faz favor. Quero os respeito, que eu sou famosa. Eu vou tirar os ropão”. No entanto, no momento em finalmente decide se mostrar como veio ao mundo, ela passa mal e desmaia. Márcia (Elizabeth Savala), que acompanha tudo, fica desesperada e vai acudir a filha que está no chão.
Horas depois, Valdirene parece estar melhor. Já em casa, deitada da cama, ela escuta sua mãe reclamar: “Como é que cê foi desmaiar justo no seu momento de maior glória, minha filha!”. Palhaço (Anderson Di Rizzi), que está ao seu lado, intervém: “Glória nada. Nas hora de ficá pelada”. A periguete se irrita: “Palhaço, não perturba. Eu tou preocupada, agora a gente vai ter que marcar as foto pra outro dia. E eu já quero sair nas próxima edição das revista”.
 O médico está por perto recebe o resultado dos exames e confirma: “Você tá grávida, minha filha. Parabéns”.
Valdirene se assusta: “Grávida? De novo, grávida?!”. Márcia também parece estarrecida com a informação: “Valdirene, você tem mais facilidade de ficar gravida que nascer feijão no pé”.
“Uxa! Eu quero tá sabendo, Delícia, de quem é?”, pergunta Palhaço. Valdirene responde: “Você num tem as vergonha na cara, Palhaço. É teu! De quem mais ia ser? É um Palhacinho ou uma Palhacinha pra ser igual a Marijeyne“.
Ao saber da paternidade repetida, Márcia não se controla: “Você, Valdirene, vai ter um filho com esse Despacho outra vez, e eu que vou ter que cuidar?”. Carlito não se esquiva: “Num vai tê que cuidá não, dona Márcia. Se a minha Delícia tirá as foto pelada, eu sumo das vida dela. Mas vô querer levar os meus filho”.
Palhaço acaba comprando uma briga com Valdirene, que dispara: “Você quer me tirar os filho?”. Carlito continua: “Eu aguentei tudo, Delícia. Tudo. E agora, em vez de se aquietá, você quer posá nua? O que vem depois?”
“Eu quero ter uns programa infantil”, diz a Valdirene.
Eu num acho que cê vai ganhá os programa infantil. Vai ser igual a sua mãe, vai gastá o que ganhá e acabá vendendo os hot-dog. Ainda tem tempo, Delícia. Se você tirá essas foto, eu tô fora. Mas vô tá levando os meus filho!”, explode Carlito.
Valdirene fica desesperada e é consolada por Márcia: “Não chora, Valdirene, tem muito homem melhor por aí. Quando você aparecer pelada na revista, todos os milionários do país vão tá interessados em você”. Mas a ex-BBB não se aguenta: “Quem é que casa com mulher que tem dois filho, mãezoca? E eu gosto do Palhaço”. Márcia fica nervosa: “Não me fala nesse Despacho! Pensa na sua carreira! Nós vamos remarcar as tuas fotos nua”

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Minha querida Mariah, que postagem maravilhosa sobre a saúde da mulher, está tudo certinho o que postou, acrescento que no caso dos exames de sangue , os preventivos mais solicitados são os fatores tumorais CA 125,CA 199, CA 153 e CEA; a mulher ao iniciar os exames preventivos a partir dos 35 anos o gineco poderá solicitar todos esses.
Amei todos os assuntos, não sou fã de novela, mas a história está bem visivel do que o ser humano é capaz fazer quando se deixa influenciar pelo egoísmo e a vingança.
Beijos no coração
nicinha