18.10.13



'Sangue bom': na cadeia, Amora torce braço de presa e pede para Bento tirá-la de lá

 
Depois de Socorro (Tatiana Alvim) armar para Amora (Sophie Charlotte), a it-girl vai parar na cadeia, mas não baixa a guarda. Logo que chega à cela, a patricinha é perguntada se já fez programa e pede para ser deixada em paz. Mais tarde, as outras colegas de cela dela vão continuar cercando-a. Uma delas se aproxima e pergunta o motivo de Amora estar ali. Ela aproveita a distração da presa e avança.
"Irmãzinha, baixa sua bola que cê não me conhece!", diz a filha de Bárbara Ellen (Giulia Gam), que torce o braço da presidiária: "Vou te soltar na moral, mas cê vai ficar pianinho!".
Surpresa, a colega de cela afirma: "Eu não sabia que cê era das nossas... Cê tá em casa!".
Mas Amora não conforma e quando Bento (Marco Pigossi) vai visitá-la ela pede: "Pelo amor de Deus, me tira daqui!!! Esse lugar é um inferno". O advogado diz que o habeas corpus ainda vai demorar para sair, e Bento explica: "Amora, todo mundo está fazendo o possível pra te libertar!".
A it-girl pergunta pelos sobrinhos e o florista a tranquiliza: "Tão comigo lá na Casa Verde, seguros, não se preocupe. Pra efeitos legais, ainda somos casados, então assumi a guarda". O carcereiro vem e leva Amora para sua cela. Bento volta a afirmar: "A gente vai tirar você daqui, entendeu? Aguenta firme!".





'Amor à vida': Desmascarada, Edith leva uma surra de Pilar e conta a César que Félix jogou Paulinha numa caçamba

O crime mais horrendo de Félix (Mateus Solano) será descoberto pelo seu pior inimigo: seu pai! Nos próximos capítulos de "Amor à vida", César (Antonio Fagundes) vai descobrir que foi o seu próprio filho quem roubou o bebê de Paloma (Paolla Oliveira) e o jogou no lixo. A revelação é feita por Edith (Bárbara Paz). Tudo acontece depois que Félix conta para toda a família que Jonathan (Thales Cabral) é filho de César com Edith.
A estilista confirma a paternidade do menino e conta que era cliente de César na época em que era uma garota de programa. Irritada, Pilar (Susana Vieira) dá uma surra na nora.
"Edith, você mentiu a vida toda pra mim. Você teve um caso com o meu marido, teve um filho dele, e morava aqui, fingindo ser a melhor das noras! Você é uma vadia, uma vagabunda!",  diz Pilar. "Marido não, ex-marido. Cê não teve competência nem pra segurar o César, Pilar. Eu errei, sim, mas sabe onde eu errei? Eu devia ter insistido em ficar com o César, eu sou muito mais mulher que você e muito mais mulher que essa Aline também. Eu é que teria sido a mulher ideal pro César", fala Edith, que leva uma surra de Pilar.
Depois de ser expulsa de casa, Edith resolve procurar César no hospital. "Eu tenho uma revelação. Sei de uma coisa terrível contra o Félix. Um crime que ele cometeu", fala ela. O médico fica surpreso e ela continua. "Quando a Paloma teve o filho naquele bar, o Félix foi até lá. Ele que roubou o recém-nascido. E atirou o bebê, a Paulinha, numa caçamba".
César diz que ela só está inventando isso para lhe arrancar mais dinheiro e ela nega. "Eu resolvi te contar a verdade, César. Não contei antes porque ainda tinha esperanças de continuar casada com o Félix. Eu vim pra dizer a verdade e a verdade é uma só. O Félix foi no bar onde a Paloma teve o filho. Ele pegou a criança, a Paulinha, e jogou numa caçamba", fala.
César fica chocado e Edith pergunta se ele nunca perguntou como a Paulinha (Klara Castanho) foi parar nas mãos de Bruno (Malvino Salvador) e ele diz que não. "Desde que a Paloma e o Bruno passaram a garantir que a Paulinha é filha da Paloma, mesmo sem um novo teste de DNA, eu resolvi respeitar", explica César.
Edith fala que certamente Paloma convenceu Bruno que a menina que ele encontrou na caçamba é filha dela. "Sei lá porque, algum dado, algum objeto que tivesse com ela. O fato é que os dois chegaram num acordo", diz Edith. César afirma que ela só quer se vingar de Félix e ela dispara: "É o que eu mais quero na vida, ver o Félix no chão. Arrasado, como ele me arrasou ontem. Cê é a única pessoa capaz de descobrir tudo, e botar o Félix pra fora daqui". César faz que não acredita no que ela está falando, mas a estilista afirma que sabe que ele não vai sossegar enquanto não descobrir a verdade.
"Eu te conheço, César, cê vai investigar essa história e botar o Félix contra a parede. Mostrar a verdade pra Paloma e pra Pilar. Cê acha que a Pilar, mesmo com toda a paixão que ela sente pelo filho, vai suportar uma história sórdida como essa?", fala ela. Irritado, o médico humilha a ex-nora. "Você tem ódio de mim porque eu não te quis, e te empurrei pro Félix. E tem mais ódio do Félix ainda. Eu não suporto o Félix e juro, se houvesse uma chance dessa história ser verdade, eu não mediria esforços pra provar que é, contar pra Paloma, atirar o Félix na sarjeta. Porque com uma história dessas, tenha certeza, eu atiro o Félix na sarjeta.
Mas é invenção sua. Você deve ter outros objetivos pra inventar essa história. Mas fique certa de uma coisa. Dinheiro de mim, você não arranca mais. Agora saia do meu consultório. Edith, você não passa de uma chantagista vulgar e certamente queria fazer chantagem com essa historia.
Eu posso acreditar em tudo, mas não que o Felix atirou um bebê numa caçamba. Saia! Desapareça de uma vez", fala ele, que coloca Edith para fora.

 

Penúltimo capítulo de 'Sangue bom': Malu rejeita Bento por causa de Maurício

Bento e Malu conversam
Bento e Malu conversam Foto: Reprodução/ Site da novela
O elenco recebeu nesta quarta-feira o penúltimo capítulo de “Sangue bom” e ao que parece, Malu e Bento (Marco Pigossi) não ficam juntos no fim da novela. No capítulo que vai ao ar no dia 31, o florista vai atrás da jovem para tentar uma reconciliação agora que sabe que ela não é sua irmã.
"A gente ainda tem um lance muito forte, não adianta negar... Se não tivesse, cê ainda estaria namorando o Maurício", joga Bento. Mas Malu deixa claro para ele como as coisas aconteceram: "Foi o Mau (Jayme Matarazzo) que não quis ficar comigo, Bento!".
O florista diz não entender a atitude do publicitário, e a irmã de Amora (Sophie Charlotte) explica: "Ele acha que a minha história com você ficou mal resolvida". É aí que Bento se enche de esperanças, mas a jovem faz questão de deixar tudo bem claro: "Tudo tem hora certa pra acontecer! Quando não acontece, é porque não era pra ser!".
Os dois continuam a conversa e Malu fala que Bento nunca se desligará de Amora. O florista não aceita o argumento, diz que o motivo de estar ao lado da ex é que ela precisa de ajuda com os sobrinhos, especialmente por ela estar presa. Mas a filha de Plínio (Herson Capri) não se convence.
"Não é medo, é fato: a sombra dela sempre vai pairar entre nós! Você não conhece a frase? 'Grandes homens terão sempre de se haver com grandes missões'! Pode apostar que a Amora é uma encrenca à altura da sua grandeza!", afirma Malu.
Bento pega Malu de surpresa e dá um beijão na jovem antes de sair do quarto dela, deixando-a mexida: "Nossa conversa ainda não acabou!".
Ao descer para a sala, Madá (Fafy Siqueira) conta para a neta que Maurício foi visitá-la, mas saiu desanimado. A mocinha decide ir atrás de Mau e tenta explicar que ele interpretou errado o que viu entre ela e Bento.
"Não tou te cobrando nada, só cansei de fazer papel de bobo. E agora, me desculpa, mas preciso organizar minha viagem", fala Maurício, num tom de voz frio. Malu fica devastada e tenta uma reconciliação: "Você entendeu tudo errado, Mau". Mas o publicitário não ouve e sai, deixando-a sozinha.

'Amor à vida': Márcia foi culpada por morte de filho de Pilar e César

Aos poucos, Walcyr Carrasco vai dando mais pistas sobre o mistério que envolve Pilar (Susana Vieira), César (Antonio Fagundes) e Márcia (Elizabeth Savala). Nos próximos capítulos de “Amor à vida” mais pistas são dadas e o mais provável é que a ex-chacrete tenha sido responsável pela morte de um filho do casal. Numa conversa entre ela e Carlito (Anderson Di Rizzi), Márcia fala sobre seu passado.
“Depois que saí do ‘Chacrinha’, eu tive uma única oportunidade na vida. E eu tava me dando bem, até achei que ia mudar o rumo da minha vida, podia ter uma vida boa, mas aconteceu uma coisa horrível. E eu perdi o pouco que estava construindo, porque ninguém mais quis me dar trabalho, ninguém”, fala. Palhaço quer saber o que aconteceu e ela diz que não pode falar. “Mas, falando sinceramente, eu já superei. Tanto que já encontrei com as pessoas que, de uma maneira ou de outra, mudaram o rumo da minha vida, e eu fingi que nada tinha acontecido”, explica.
Num outro momento, César conta a Atílio (Luis Mello) que Márcia fez parte do passado dele. “Ela participou de um episódio importante do meu passado. Meu e da Pilar, pra que você não pense coisas. Só que eu prefiro não falar sobre esse assunto”, fala o médico. Depois, num papo entre Pilar e Herbert (José Wilker), a médica fala que ainda não superou o trauma de piscina e ele comenta: “Eu também teria horror de piscina no seu caso”.
Diante de todas essas pistas, pode-se imaginar que Márcia tenha sido a empregada da casa de Pilar e César que foi responsabilizada pela morte da criança num acidente na piscina. Para não ser presa novamente (ela já contou que esteve na cadeia quando saiu do programa do Chacrinha), ela cedeu às ameças do casal e aceitou dar seu próprio filho para Pilar e César, que o criaram como legítimo. Numa conversa com Lutero (Ary Fontoura), inclusive, o médico se lamenta da morte do primogênito e destila mais ódio sobre Félix (Mateus Solano). "Às vezes eu acho que não é o Félix que tinha que ter sobrevivido. Mas o outro. O outro filho, que eu adorava. Eu penso naquele menino muitas vezes, Lutero. Eu não falo, mas penso... porque foi o Félix que ficou?". O amigo tenta consolá-lo: "Eu sei que te dói falar dessa história terrível. Mas você nunca gostou do Félix. Eu tive um pai e uma mãe que me amavam. Eu não sei o que é viver sem amor. Mas isso deve deixar marcas... marcas na alma. Marcas dolorosas".

 

 

'Amor à vida': Thales beija Nicole

Thales (Ricardo Tozzi) vai realizar seu grande sonho: beijar Nicole (Marina Ruy Barbosa) pela última vez. O "encontro" acontece, mais uma vez, com a ajuda da médium Olenka (Rita Clemente). Depois que Thales lança o livro em homenagem à amada, o escritor procura a religiosa e diz que quer mostrar a Nicole que cumpriu sua promessa. A médium incorpora Nicole novamente e ele lê a dedicatória do livro "O amor de Nicole": "Para Nicole, a quem muito amei”. A ruiva fica emocionada e ele explica: "Nicole, eu já vendi muitos exemplares, dei alguns. As pessoas vão ler, vão saber que eu te amei de verdade, vão saber que cê não veio nessa vida pra depois se tornar apenas pó... mas que você deixou alguma coisa... a história de um grande amor".
Nicole diz que sabe que ele está falando a verdade e Thales não entende. "Um espírito muitas vezes tá em um lugar e ninguém percebe. Eu acompanhei o lançamento do livro. E eu sei que esse livro vai ser muito lido, porque é uma linda história de amor", fala ela. O escritor diz que ele chorou, riu e lembrou dos sorrisos dela e dos bons momentos deles enquanto escrevia o romance. "Thales, um livro é como folhas carregadas pelo vento, viaja por mil lugares. Quem sabe onde poderá chegar a nossa história, agora que se tornou um livro?", pergunta a moça.
Thales quer saber se Nicole vai ter paz e ela diz que sente que pode partir. O escritor se assusta: "Pra sempre? Pra sempre, Nicole?". Ela nega: "Não, pra sempre não. Se um dia cê precisar de mim, precisar ardentemente, eu volto. Eu volto pra te salvar". Emocionado, Thales se declara à mulher: "Nicole, eu te amo mais ainda ouvindo essas palavras". A ruiva fala que ele tem que seguir sua vida e que não pode levar o livro porque é algo material e ela é apenas um espírito. "Mas Thales, eu vou levar no meu coração a sua mensagem de amor. Eu vou poder ir pra outros planos, aprender, me purificar. Thales, meu amor, isto é um adeus, não pra sempre, mas um adeus", fala ela. Thales, então, pergunta se pode dar um beijo nela e Nicole sorri. Thales se aproxima e a beija com muito amor. Nesse instante, centenas de borboletas brancas entram pela janela envolvendo o casal.


 

'Sangue bom': Renata aceita oferta de emprego no Rio para se afastar de Érico

Renata aceita oferta para se mudar para o Rio Foto: João Cotta / Rede Globo/ Divulgação
Renata (Regiane Alves) cansou de ver Érico (Armando Babaiof) infeliz e, por isso, surpreendeu ao negar o pedido de casamento do rapaz. Em seu favor, ela diz que, na verdade, o publicitário continua apaixonado por Verônica (Letícia Sabatella). Mas nem a constatação disso faz com que Renata se sinta um pouco melhor. Cansada de sofrer, ela decide dar a volta por cima e aceita a oferta de emprego de Karmita Lancaster (Carmem Verônica). Assim, Renata vai preparar as malas para se mudar para o Rio.
A ex de Érico acaba se abrindo com Karmita e fala sobre o fim do relacionamento.
"Acabou mesmo... Mas ainda estou mergulhada em tantas lembranças. Minha vida sempre foi ele, sabe? E daí que continuo morando em frente à casa dos pais dele, continuo cercada de pessoas que convivem com ele... Trabalhando aqui, onde eu soube que ele amava a Verônica... Aonde o Érico me viu vestida de noiva, beijando outro homem...", diz Renata, que começa a chorar ao se lembrar: "Como posso esquecer se tudo ao meu redor me esfrega na cara tudo que estou tentando superar?".
Karmita, então relembra, a oferta de emprego e, dessa vez, Renata não pensa duas vezes: "Eu topo! Mas só se for já! Quando é que eu posso assumir meu novo cargo?". A mãe de Camila (Thaila Ayala) responde que ela pode começar já.
Ao chegar em casa, Renata não esconde a felicidade e conta para todo mundo: "Então é hora de darem a volta por cima, como eu. Aceitei um emprego no Rio de Janeiro, vou me mudar pra lá!". Quem não gosta muito disso é a mãe dela, Odila (Cris Nicolotti). "Não tô achando nada maravilhoso! Como cê toma uma decisão dessas sem conversar comigo antes?", pergunta ela, magoada.
Renata, porém, não se dá por vencida: "Mãe, você quer me ver feliz, não quer? Então me diz: como eu vou superar o Érico se eu continuar trabalhando na Para Sempre e morando aqui? Perto dele e de todo mundo que nós dois conhecemos? Dentro da mesma rotina que era a minha rotina com ele? Vai ser bom mudar de cidade, conhecer gente nova, experimentar outras possibilidades...". Odila reconhece: "Então não é só uma fuga... Pelo visto, cê pensou muito antes de tomar essa decisão...".
Renata explica que sim, e que agora ela quer uma vida nova: "Eu vou tar aqui do lado!!! É só pegar um ônibus e ir me ver! E eu também vou vir sempre visitar vocês! Eu preciso ir, mãe! Preciso sair daqui pra conseguir crescer e superar tudo isso!".

Suco para pele bonita


Ingredientes
- 100 g de abacate
- 1 maçã pequena
- 50 g de aipo
- 50 g de espinafre
- 50 g de pepino
- Gelo 



Modo de Preparo
1. Passe o aipo, o espinafre, o pepino e a maçã  pela centrífuga
2. Coloque o suco no liquidificador e acrescente o abacate e o gelo
3. Bata tudo
4. Sirva em seguida


Aposte nos poderosos indredientes do suco para conquistar uma pele bonita e saudável! 

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 300 ml
Calorias: 200


Horário de verão: Veja como eliminar as olheiras nessa temporada






O horário de verão começa no dia 20 de agosto a zero hora e se estende até o dia 16 de janeiro de 2014. De brinde, as olheiras aparecem e causam cansaço e desânimo no olhar.  
Estresse, TPM, excesso de cigarro, álcool, má alimentação e noites mal dormidas são os principais fatores que causam as manchinhas.

Como surgem as olheiras

As olheiras surgem com a junção da melanina, que pigmenta a pele, e a microcirculação local. Pessoas com pele morena devem ficar mais atentas, pois produzem maior quantidade de melanina.  A pele da região dos olhos é muito fina, o que deixa mais visível o conjunto de vasinhos. Mantenha sempre essa parte do rosto bem hidratada e crie o hábito de passar protetor solar.

Como eliminar as olheiras

Uma maneira bem eficaz de acabar de vez com as manchinhas é apostar nos tratamentos estéticos, como a fotobiomodulação que utiliza a luz para fins terapêuticos. Mas há também as boas e antigas receitas caseiras. Veja mais!
- Pepino: Colocar rodelas de pepino na face ameniza temporariamente o inchaço e a cor escura das olheiras.
- Chá preto: O líquido bem gelado contrai os vasinhos e deixam as olheiras menos aparentes.
- Batata: Pegue duas fatias de batata e coloque sobre a pálpebra e deixa agir por 20 minutos. Depois, lave o rosto com água fria.
- Chá de camomila: Acalma e resfria a região dos olhos.
- Chá de hortelã: Prepare o chá e leve ao freezer por 30 minutos. Depois com um algodão faça uma compressa e deixe agir por 15 minutos. 

20 dúvidas de alimentação

 
Por Laura Tavares-yahoo.com.br

O nutricionista é um dos profissionais mais requisitados para reportagens no Minha Vida, pois seu papel vai muito além da orientação para uma dieta saudável. Com sua ajuda é possível melhorar as funções básicas do organismo, evitar o surgimento de doenças e ainda elevar a autoestima. "Uma alimentação equilibrada é a matéria prima para que nosso corpo trabalhe adequadamente", aponta a nutricionista-chefe do programa de emagrecimento Dieta e Saúde, Roberta Stella. Por isso, reunimos as principais dúvidas enviadas pelos nossos usuários e agora você confere as respostas dadas por nossos especialistas.
Comer pouco faz mal?
Antes de tudo é importante definir que comer pouco é consumir menos calorias e nutrientes de que seu corpo necessita diariamente. Segundo a nutricionista Roberta Stella, não é possível quantificar o que é pouco ou muito para todas as pessoas, uma vez que cada indivíduo possui um tipo de metabolismo e necessidades específicas.

Portanto, estar abaixo dessa ingestão ideal pode ser tão prejudicial quanto comer excessivamente, pois nosso organismo pode não estar recebendo os nutrientes necessários para funcionar de maneira equilibrada. Por isso, é importante consultar um nutricionista, que - por meio de exames - poderá verificar se há alguma deficiência nutricional em sua dieta.
Chocolate - Foto Getty Images Quem come muito chocolate e biscoito tem mais chances desenvolver diabetes?
"As principais características que aumentam as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 são a hereditariedade, a obesidade e o sedentarismo", explica Roberta Stella. Assim, não é possível determinar essa probabilidade com base em um único hábito. Se a pessoa praticar exercícios regularmente, comer muitas frutas, legumes e cereais, não apresentar excesso de peso e não tiver nenhum caso de diabetes na família, então - mesmo comendo muito chocolate e biscoito - as chances de ela ter a doença são muito baixas.
Carne vermelha - Foto Getty Images Quem tem problemas ligados ao funcionamento do fígado deve evitar quais alimentos? E quais alimentos devem ser priorizados?
Quem tem problemas de fígado deve evitar alimentos muito gordurosos, processados ou de difícil digestão, como queijos gordurosos, creme de leite, carne vermelha e embutidos, esclarece a nutricionista Daniela Cyrulin. Por outro lado, devem ser priorizados alimentos integrais, frutas, vegetais e carnes magras, como os peixes.

"Além disso, é recomendado beber bastante água e consumir alimentos desintoxicantes, como o cogumelo shitake e a alcachofra", explica a especialista.
Verduras e legumes - Foto Getty Images Qual o melhor horário para se consumir legumes?
Nutricionalmente, não existe um horário mais propício ao consumo de legumes. O importante é consumi-los diariamente, já que são ricos em fibras, vitaminas, minerais e água, aponta a nutricionista Roberta Stella. Além disso, esse grupo de alimentos apresenta um teor calórico baixíssimo.

Para chegar ao fim do dia com a certeza de uma alimentação balanceada, a profissional recomenda que o café da manhã inclua frutas, pães, leite e derivados e tanto o almoço como o jantar contenham cereais (arroz e massas), carnes, legumes e verduras.
Peso - Foto Getty Images Qual a melhor dieta para quem quer ganhar peso?
Uma dieta rica em calorias é a melhor maneira de ganhar peso, aponta Daniela Cyrulin. Lembre-se, entretanto, de que devem ser priorizadas as calorias presentes em alimentos saudáveis, como grãos integrais, carnes magras e queijos magros. Na preparação das refeições, ela ainda sugere investir no azeite e nas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), que trazem inúmeros benefícios para o coração.
Almoço em família - Foto Getty Images Como controlar a alimentação de um pré-adolescente que passa muito tempo fora de casa?
Quando as crianças começam a ser mais independentes fica difícil ter controle sobre o que elas estão consumindo. Por isso, Roberta Stella incentiva que os pais ou responsáveis estimulem uma boa alimentação desde quando são bebês. Acostumado a comer de tudo e em horários bem definidos, o adolescente acabará buscando opções saudáveis - ou pelo menos saberá equilibrá-las com fast-food - mesmo quando estiver por conta própria.

Entretanto, mesmo que esses hábitos não façam parte da rotina familiar, a nutricionista afirma que nunca é tarde para incorporá-los.
Sal - Foto Getty Images Quais alimentos o hipertenso deve evitar e por quê?
"O hipertenso deve evitar, acima de tudo, alimentos ricos em sódio, como temperos prontos, enlatados, embutidos e o próprio sal", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin. Isso porque o sódio retém água no corpo, aumentando o volume de sangue que circula nas artérias o que, consequentemente, aumenta a pressão.

A profissional sugere que pessoas com hipertensão enxáguem enlatados e conservas, como atum e azeitonas, antes de consumi-los para eliminar o excesso de sódio dos alimentos.
Corrida - Foto Getty Images Quem faz exercícios logo pela manhã, ao acordar, deve tomar dois cafés-da-manhã?
Quem faz exercícios logo pela manhã deve ter três coisas em mente: primeiro, não se deve praticar exercícios em jejum; segundo, até meia hora antes de treinar, devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pão e barrinha de cereais; e, por último, após os exercícios, devem ser ingeridos alimentos que sejam boas fontes de carboidratos e proteínas.

Assim, a nutricionista Roberta sugere que o atleta levante meia hora antes de sair para a academia, faça uma refeição leve com os alimentos sugeridos acima, pratique seus exercícios e, ao voltar para casa, realize seu café-da-manhã completo, com frios, leite e frutas. "Além desses cuidados, também é importante manter o corpo bem hidratado antes, durante e após a atividade física", lembra.
Doces - Foto Getty Images Quais alimentos o portador do diabetes deve evitar e por quê?
Quem tem diabetes deve evitar adicionar açúcar aos alimentos e consumir doces prontos, carboidratos refinados, como pão e macarrão, e alimentos muito gordurosos, como queijos, creme de leite e frituras. Isso acontece porque esses grupos de alimentos atrapalham o funcionamento das células produtoras da insulina, fazendo com que a taxa de glicose no sangue aumente.

Daniela alerta para que os portadores da doença sempre leiam os rótulos dos produtos adquiridos. "Muitos pães, por exemplo, inclusive integrais, contêm açúcar em sua composição e podem trazer consequências aos pacientes do diabetes", explica.
Alimentos em conserva - Foto Getty Images Qual a diferença entre alimentos que são consumidos logo após sua colheita na horta e aqueles que ficam em conserva em supermercados?
Os consumidos logo após a colheita contêm mais micronutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, pois parte deles se perde no cozimento ou ao entrar em contato com o oxigênio e a luz. Além disso, alimentos em conserva são muito ricos em sódio.
Temperos - Foto Getty Images Quais os malefícios dos temperos industrializados?
"Temperos industrializados são extremamente ricos em sódio e gordura, aumentando, assim, a probabilidade de problemas cardiovasculares", esclarece a nutricionista Daniela Cyrulin.
Dieta - Foto Getty Images Existe uma dieta universal, que seja boa para todas as pessoas?
Não existe uma dieta universal, mas algumas regras básicas podem ser aplicadas a maior parte das pessoas, como não exagerar nas frituras, evitar alimentos muito gordurosos ou ricos em sódio, controlar a ingestão de doces, priorizar frutas e vegetais, consumir alimentos integrais e ricos em fibras, por exemplo.

Segundo Daniela Cyrulin, uma alimentação equilibrada deve ser constituída por cerca de 60% de carboidratos das calorias totais. As gorduras ficam entre 20 e 30% e as proteínas na faixa de 15 a 20%. Mesmo assim, precisamos levar em conta que cada um possui uma genética diferente e um metabolismo diferente, além de hábitos e preferências próprios. Por isso a melhor dieta é a individual, personalizada por um profissional.
Medidas - Foto Getty Images Por que algumas pessoas comem muito e são magérrimas?
Além dos hábitos alimentares, outras características, como histórico familiar de obesidade, metabolismo e qualidade da dieta, influenciam na tendência de engordar ou não de cada pessoa, explica Daniela. Alguns precisam de mais calorias para manter ativas as funções básicas do organismo.

Além disso, comer mais não significa consumir mais calorias. Assim, embora não sejam determinantes, essas características singularizam cada pessoa e, por esse motivo, não é possível estabelecer uma dieta igual para todo mundo.
Laticínios e ovos - Foto Getty Images Qual a quantidade ideal de consumo de laticínios e ovos?
Segundo Daniela Cyrulin, o ideal é consumir um ovo por dia e três porções de laticínios como, por exemplo, uma xícara de leite no café-da-manhã, um iogurte no lanche da tarde e uma porção de queijo ralado no jantar.
Cereais - Foto Getty Images As fibras agem de forma efetiva em nosso corpo se ingerirmos pouco líquido em nossa dieta? Qual o melhor horário para consumi-las?
"Além de auxiliar no funcionamento do intestino, as fibras ajudam a diminuir a absorção de gorduras e ainda mantêm o nível de glicose no sangue estável", esclarece a nutricionista Daniela. Entretanto, para seu funcionamento, o corpo necessita de, pelo menos, um litro e meio de água, pois só assim o intestino poderá formar o bolo fecal. Sem a água sentimos a sensação de inchaço e há maior produção de gases pelo corpo.

Não há horário específico para que seu consumo seja melhor aproveitado.
Arroz - Foto Getty Images O arroz engorda?
Na quantidade e na hora certa não, pontua a nutricionista Daniela. O arroz é um carboidrato, portanto, se estiver na cota diária recomendada, que constitui cerca de 60% das calorias totais, não há qualquer problema. Ela aconselha, porém, que o melhor arroz é o integral e que essa porcentagem seja preenchida com outros alimentos.
Soja e derivados - Foto Getty Images Quais as melhores substituições na dieta de quem descobriu que é intolerante à lactose?
O leite pode ser substituído por leite de arroz. Em alguns casos, os intolerantes à lactose não reagem contra o leite de soja. Queijos podem ser substituídos por tofu. Para compensar a ingestão de cálcio, cuja principal fonte é o leite, Daniela sugere a sardinha, o gergelim, a aveia, a avelã, a castanha do Pará, o espinafre e o agrião.
Melancia - Foto Getty Images Quais os melhores alimentos para combater o envelhecimento?
De acordo com a nutricionista Daniela, os melhores alimentos para combater o envelhecimento são os ricos em antioxidantes, como tomate, melancia, açaí, linhaça, café, e aveia. Além desses, todas as frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes.
Maçã - Foto Getty Images Quais os melhores alimentos para combater a celulite?
O azeite de oliva extra-virgem é um ótimo combatente da celulite, pois ele tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pelo problema. Já o arroz integral contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio e cromo, que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino, atuando na limpeza do organismo. A aveia, por sua vez, é rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação da celulite.

Legumes, verduras e frutas são antioxidantes e diuréticos. A maçã, especificamente, contém uma fibra chamada pectina, que regulariza o funcionamento do intestino e auxilia na eliminação de toxinas. A castanha do Pará, por fim, é rica em selênio, um forte antioxidante que garante a firmeza da pele. Aposte nesta turma e nos exercícios físicos para combater os furinho.
Quais os melhores alimentos para fortalecer a pele?
"Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas; alimentos ricos em antioxidantes, como açaí, linhaça, castanha do Pará e aveia. Além dos alimentos ricos em vitamina A, como leite e derivados, sardinha, manga, cenoura, abóbora e pêssego", sugere Daniela Cyrulin.

Nenhum comentário: