11.10.13






Água pode proteger contra refluxo

Por Karla Precioso 
revista-saude-agua-ajuda-emagrecer
Você costuma recorrer ao antiácido quando tem refluxo? Melhor mudar de ideia porque os tais efervescentes não agem na causa do problema. O refluxo é causado por uma redução do pH do estômago que deve estar entre 1 e 3 ( altamente ácido). Essa química é responsável pelo fechamento do músculo entre o esôfago e o estômago, mas, com a alteração da acidez, essa passagem fica aberta — dai vem o refluxo.
Uma boa pedida para aliviar o problema é a ingestão de  água alcalina, que é diferente de água mineral (essa contém pH em torno de 4, podendo agravar a acidez do estômago).
Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, a água alcalina aumenta a produção de pepsina, ajudando a fechar a tal passagem que provoca o refluxo e faz com que o pâncreas produza mais bicarbonato de sódio , neutralizando a acidez.
Outras mudanças na dieta também ajudam a amenizar o problema, como: evitar a ingestão de refrigerantes, café, açúcar, alimentos processados em geral, frituras e bebida alcoólica. Para alcalinizar o organismo é interessante  também consumir muito suco verde, hortaliças e frutas em abundância (água de coco é uma excelente pedida).




'Amor à vida': Leila cobra empréstimo de Félix, e Paloma fica desconfiada




Félix e Leila
Félix e Leila
Paloma (Paolla Oliveira) consegue mais um indício de que Félix (Mateus Solano) pode não ser tão doce quanto parece em "Amor à vida". Depois de Bruno (Malvino Salvador) tentar alertar a mulher sobre o caráter do irmão dela, a pediatra fica com a pulga atrás da orelha ao ouvir uma conversa entre Félix (Mateus Solano) e Leila (Fernanda Machado) no lançamento do livro de Thales (Ricardo Tozzi).
Sem grana, já que não pode usar o dinheiro de Nicole (Marina Ruy Barbosa) porque o testamento da ruiva está sendo contestado, Leila volta suas armas para o priminho."A gente tá zerado. Por falar nisso, Félix, que tal cê pagar aquela grana que pegou emprestada com a gente?", pergunta a morena. Mas vilão se faz de desentendido e diz que nem lembrava do empréstimo. Leila faz questão de refrescar a memória dele: "Foi na época que a Paulinha foi sequestrada, que foi parar no Peru. Lembrou agora?".
Paloma ouve a conversa dos dois e fica encucada: "Eu não tou entendendo. Félix, porque cê pegou dinheiro emprestado com a Leila?". O novo presidente do San Magno desconversa e recebe o apoio de Edith (Bárbara Paz). A estilista diz que precisava do dinheiro para sua boutique. A conversa toda, entretanto, não convence Paloma: "Só achei estranho esse empréstimo".
Quando a pediatra se afasta, Edith quer saber o que está acontecendo e qual é o problema."Depois, Edith, depois, não é nada que eu possa pronunciar em voz alta, ainda mais aqui dentro", explica Félix, que vê a irmã com Bruno (Malvino Salvador) e destila seu veneno: "A felicidade desses dois me irrita".




'Sangue bom': Amora pede perdão a Malu: 'Eu não vim pedir absolvição... Só vim pedir perdão'


A morte de Simone (Andréia Horta) vai mesmo mexer com Amora (Sophie Charlotte). Nos últimos capítulos de "Sangue bom", a patricinha vai tomar uma atitude importante: ela vai com Bento (Marco Pigossi) à casa de Plínio (Herson Capri) para pedir perdão a Malu (Fernanda Vasconcellos). Estão lá também Irene (Deborah Evelyn), Madá (Fafy Siqueira) e Luz (Aline Dias). O florista chega com Amora e diz que ela tem algo importante para dizer a todos. "Eu vim pedir perdão... Não desculpas... Foi a Simone que me ensinou a diferença... Desculpa é pedir a alguém que me tire a culpa... Perdão é pedir que me aceitem com as minhas culpas... Me perdoem, do fundo do coração, por todo o mal que fiz a todos... Principalmente a você, Malu", diz ela, que encara Malu, parecendo sincero.
Todos estão frios e respeitosos com a dor pela perda de Simone, mas Plínio resolve falar. "Amora, todo o mundo aqui gostava muito da sua irmã... E, se a morte dela mexeu com todos nós, é natural que você tenha ficado ainda mais abalada... Mas o seu arrependimento, se é que ele é mesmo sincero, não te absolve da gravidade dos seus atos. Uma coisa é bondade, outra coisa é justiça. Você vai ter que arcar com as consequências do que", diz ele, que é cortado por Amora. "Eu sei disso! Eu não vim pedir absolvição, Plínio... Só vim pedir perdão. Vamos Bento?", fala ela. Bento se despede e quando está saindo com Amora, Malu chama a irmã. "Sinto muito pela Simone... Se as crianças precisarem de alguma coisa, avisa, tá?", fala. Amora diz que os sobrinhos também gostam muito dela, agradece a oferta e sai.
Antes que Bento saia atrás de Amora, Madá o puxa e avisa: "Bento, acorda! Isso é conversa mole pra boi dormir!". O florista fala que não é nenhum bobo e que tem boas razões pra acreditar que a Amora está sinceramente arrependida! "Por isso eu dei força pra ela vir aqui", explica. Plínio se mete: "É só isso mesmo? Porque a gente continua se preocupando com você como se fosse nosso filho!". Bento é firme: "Eu nunca mais vou ter nada com a Amora! Mas vou dar um crédito pra ela, em nome da Simone, que me pediu isso no hospital pouco antes de morrer. Boa noite!". Quando Bento vai embora, Malu confessa: "Sabe que uma partezinha de mim gostaria de acreditar na redenção da Amora?...". Irene diz que também acha que Amora está sinceramente arrependida e Plínio dispara: "Eu não tenho seu coração de ouro! E, quando se trata da Amora, sempre espero o pior!".

Nenhum comentário: