7.10.11


















Médicos ensinam a cuidar adequadamente das unhas; confira


Os removedores de esmaltes são menos agressivos do que a acetona, pois evitam que a unha resseque e se fragilize  Foto: Getty Images



Segundo Daniela Petri, dermatologista do Salão 1838, da capital paulista, o ideal é cortar as unhas em formato quadrado

Os dermatologistas sugerem que se dê um intervalo de até três dias entre uma esmaltação e outra para que as unhas possam respirar e não enfraqueçam

O uso de cremes e esmaltes à base de hidratantes ajuda a hidratar e fortalecer as unhas

Os removedores de esmaltes são menos agressivos do que a acetona, pois evitam que a unha resseque e se fragilize

O uso de unhas postiças podem levar ao descolamento da unha e danos em sua lâmina, além da cola poder causar alergias, segundo informou a dermatologista Juliana Garavello

A lixa de unha deve ser usada na parte superior da unha e nunca em sua superfície, pois tira o brilho natural e deixa a lâmina mais fácil de descamar

Não é recomendado afastar ou remover as cutículas, pois elas protegem a base da unha, colaboram para seu brilho natural e podem infeccionar, levando à deformações permanentes

O dermatologista Marcos Bonassi, de São Paulo (SP), propôs o uso de luvas sempre que manipular produtos de limpeza, como detergentes, solventes, removedores e sabões para não prejudicar as unhas e não causar traumas nas cutículas




Café e pimenta podem causar perda de peso, mas exercício é fundamental

Do G1, em São Paulo


O metabolismo é a atividade geral do organismo. É formado por um conjunto de reações químicas e hormonais, responsáveis por gerar energia e manter nosso corpo funcionando. Essa energia é adquirida pela alimentação e gasta em funções involuntárias – como o batimento do coração – nas atividades que exercemos no dia-a-dia.
No Bem Estar desta quarta-feira (5), endocrinologista Claudia Cozer e a nutricionista Patrícia Bertolucci explicaram como o metabolismo influi sobre o ganho e a perda de peso e sobre a sua disposição.
Por natureza, uma pessoa pode ter um metabolismo mais lento ou mais acelerado. O metabolismo mais lento facilita o ganho de peso, pois a pessoa tem mais dificuldade de gastar energia.
Para acelerar o metabolismo, é preciso fazer o corpo gastar energia. Não há melhor forma de fazer isso do que a atividade física. Além das calorias consumidas durante o exercício, o aumento da massa muscular faz com que o corpo passe a gastar naturalmente mais energia. Isso ocorre porque as células musculares precisam de mais energia do que as adiposas – de gordura.
Também por isso, não adianta ficar de olho na balança sem usar a fita métrica. O músculo pesa mais que a gordura. Assim, quando você faz exercícios físicos, pode perder medidas e ganhar saúde mesmo sem perder peso.
Alimentação
Existem alimentos que facilitam a queima da gordura e podem acelerar o metabolismo, desde que a pessoa faça também atividades físicas. A pimenta, o gengibre, o café e o chá verde são alguns dos chamados alimentos “termogênicos”, em razão de substâncias que eles contêm.

É preciso tomar cuidado com dietas bruscas e muito severas, pois elas podem desacelerar o metabolismo. Se você passa a comer bem menos que o normal, o organismo se adapta ao funcionamento com menos recursos. Quando a alimentação voltar ao normal, o organismo estará funcionando mais lentamente e vai estocar o que for consumido para criar uma reserva de segurança, que é a gordura.
Outros fatores que podem desacelerar o metabolismo são o hipotireoidismo – um problema no funcionamento da glândula tireoide –, a menopausa, no caso das mulheres, e alguns tipos de medicamentos.
FONTE-GLOBO-BEM-ESTAR





Três mulheres dividem o Prêmio Nobel da Paz de 2011

Ellen Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman foram laureadas.
Trio lutou pela paz e pelos direitos das mulheres na Libéria e no Iêmen.

Do G1, com agências internacionais



Três mulheres- a presidente da LibériaEllen Johnson Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman- foram laureadas com o Prêmio Nobel da Paz de 2011.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) em Oslo, Noruega, pelo comitê que outorga o prêmio desde 1901.
As vencedoras vão dividir um prêmio de US$ 1,5 milhão.
Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel, argumentou que as laureadas foram "recompensadas por sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar dos processos de paz".
"A esperança do comitê é que o prêmio ajude a colocar um fim na opressão às mulheres que ainda ocorre em muitos países, e para reconhecer o grande potencial para democracia e paz que as mulheres podem representar", disse o presidente do comitê.
"Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo se as mulheres não obtêm as mesmas oportunidades que os homens para influir nos acontecimentos em todos os níveis da sociedade", disse Jagland.
Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005. Economista e mãe de quatro filhos, ela tenta a reeleição em pleito marcado para esta terça-feira.
Ellen Johnson Sirleaf recebe a faixa durante sua posse, em 16 de janeiro de 2006, em Monróvia, capital da Libéria (Foto: AP)

Ellen Johnson Sirleaf recebe a faixa durante sua posse, em 16 de janeiro de 2006, em Monróvia, capital da Libéria (Foto: AP)
Sua compatriota Leymah Gbowee teve um papel importante como ativista durante a guerra civil liberiana. Ela mobilizou as mulheres no país pelo fim da guerra, organizando inclusive uma "greve de sexo". Também organizou as mulheres acima de suas divisões étnicas e tribais no país, ajudando a garantir direitos políticos para elas.
A ativista liberiana Leymah Gbowee em 18 de maio de 2009 (Foto: AP)

A ativista liberiana Leymah Gbowee em 18 de maio de 2009 (Foto: AP)
E Tawakkul Karman, ativista iemenita pró-direitos das mulheres, tem importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que vem sacudindo politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano.
Em entrevista à TV Al Jazeera, ela disse que o prêmio é "uma vitória para todos os ativistas iemenitas", mas que a luta pelos direitos continua no país.
"Nas mais difíceis circunstânias, tanto antes como depois da Primavera Árabe, Tawakkul Karman teve um papel importante na luta pelos direitos das mulheres, pela democracia e pela paz no Iêmen", segundo o comitê.
A ativista iemenita Tawakkul Karman durante protesto contra o governo em 27 de junho, em Sanaa (Foto: AP)

A ativista iemenita Tawakkul Karman durante protesto contra o governo em 27 de junho, em Sanaa (Foto: AP)
O Nobel é escolhido por um comitê norueguês de cinco membros, apontados pelo Parlamento da Noruega.





Anticoncepcional hormonal feminino eleva riscos de infecção por HIV


Pesquisa foi feita em vários países da África. Foto: Getty ImagesPesquisa foi feita em vários países da África
Foto: Getty Images

As mulheres que fazem uso de hormônios anticoncepcionais são duas vezes mais propensas a se infectarem com HIV ou transmitir o vírus causador da Aids ao parceiro, mostrou um estudo publicado esta terça-feira (4).
A pesquisa foi feita com 3.790 casais heterossexuais da África, em que um dos parceiros era soropositivo e o outro, soronegativo.
Se confirmadas, as descobertas poderão ter grande impacto nas políticas de contracepção e prevenção da Aids.
Os autores anteciparam que o estudo reforçará a necessidade de enviar mensagens em prol da prática do sexo seguro, na qual o preservativo é considerado um escudo contra a transmissão do vírus.
Os casais foram monitorados, em média, por 18 meses, período no qual 167 indivíduos foram infectados, 73 deles mulheres, de acordo com o artigo, publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.
Quanto à prevalência, as transmissões de HIV ocorreram na proporção de 6,61% ao ano entre as mulheres que fizeram uso do contraceptivo hormonal contra 3,78% naquelas que não utilizaram o método.
As taxas de infecção de mulheres para homens foram de 2,61% entre aquelas que usaram contraceptivo hormonal contra 1,51% das que não recorreram ao método.
A maioria das mulheres que tomou contraceptivos hormonais usou a forma injetável, duradoura, como a injeção de Depo-Provera. Apenas uma pequena parte fez uso da pílula. Neste grupo, foi constatado um aumento do risco de infecção por HIV, mas não grande demais para ser conclusiva.
Nas últimas duas décadas, os cientistas lançaram várias pesquisas sobre a influência do uso de contraceptivos hormonais no risco de HIV, mas as pesquisas tiveram resultados conflitantes.
Este é o primeiro estudo em larga escala a fazer uso de um projeto ambicioso para fornecer resultados claros dos riscos. Também é o primeiro a ressaltar um aparente risco para os homens.
Os cientistas destacaram que as mulheres que tomam contraceptivos injetáveis tiveram "concentrações aumentadas" de material genético do HIV em suas secreções cervicais.
Segundo eles, se este for um mecanismo de transmissão do vírus para os homens, é urgente a necessidade de realizar mais trabalhos para testar a teoria, afirmaram.
Em termos práticos, os médicos devem aconselhar as mulheres sobre o risco potencialmente elevado e alertá-las sobre a importância do uso da "dupla proteção" com preservativos, destacou o estudo, chefiado por Renee Heffron, da Universidade de Washington, em Seattle.
A pesquisa foi realizada entre 2004 e 2010 em Botsuana, Quênia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, como parte de um teste de uma terapia contra o vírus herpes simplex, comum entre pessoas com HIV.
Em um comentário, também publicado na revista, o cientista clínico Charles Morrison, mencionou um dilema "trágico".
Promover um controle hormonal da natalidade na África pode estar contribuindo para a epidemia de HIV. No entanto, limitar esta forma altamente eficaz de contracepção também elevaria as taxas de morte e adoecimento maternos, de bebês abaixo do peso e órfãos.
"O momento de dar uma resposta mais definitiva para esta questão crítica de saúde pública é agora", através de um teste aleatório de voluntários, escreveu.
Em 2009, mais de 33 milhões de pessoas viviam com HIV e 2,6 milhões se infectaram, segundo números divulgados no ano passado pela organização OnuAids.
FONTE-TERRA






Em discurso, senador defende chicotear presos

Em discurso na tarde desta quinta-feira (6) no plenário, o senador Reditário Cassol (PP-RO), criticou o auxílio pago pelo governo federal às famílias dos presos, e defendeu o uso do chicote como forma de disciplinar os detentos.

"Facilidade para pilantra, vagabundo, sem-vergonha, que devia estar atrás da grade de noite e de dia trabalhar. E quando não trabalhasse de acordo, o chicote, que nem antigamente, voltar", disse o senador.
 

O chamado auxílio-reclusão é um benefício pago pela Previdência Social aos dependentes do segurado preso, durante o período em que estiver sob regime fechado ou semi-aberto. Presos sob o regime condicional ou cumprindo pena em regime aberto não têm direito a receber o benefício.






PRF vai abrir concurso para quase 1000 vagas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou esta semana que realizou um acordo extrajudicial que visa retomar a realização de concurso público com 750 vagas para policiais rodoviários, adiado em 2009. A expectativa é a de que o concurso seja concluído até o fim do ano e que o curso de formação seja realizado no início do próximo ano.

A FunRio terá 30 dias para entregar os dados adquiridos pelo concurso à PRF, como, por exemplo, a relação dos aprovados nas etapas já realizadas. As informações serão repassadas à nova organizadora, que ainda será definida pela PRF.
 

Apesar da confirmação de reabertura do concurso, ainda há necessidade de recursos financeiros para concluir as etapas finais, que são o exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde e curso de formação profissional. A PRF anunciou que está aguardando apenas a liberação de investimentos pelo Governo Federal.
 

Segundo o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), as rodovias de todo o país estão desprotegidas e, portanto, a continuação do certame e a nomeação dos profissionais devem ser vistas como prioridade pelo governo porque há carência de policiais no setor.
 

O concurso foi interrompido em 2009 por suspeitas de fraude envolvendo funcionários da própria FunRio, após um mês da realização das provas objetivas. As denúncias foram levadas ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, que paralisou a seleção. Porém, depois de investigações, o órgão entendeu que não existe problema em continuar o processo de seleção já que não houve provas suficientes de vazamento do gabarito ou do caderno de questões.
 

4.500 vagas em novos concursos
 
A PRF confirmou que deve preencher 4.500 vagas nos próximos três anos. Serão 1.500 oportunidades para o ano de 2012, 1.500 para 2013 e 1.500 para 2014. O pedido dos novos concursos está em análise no Ministério da Justiça que o enviará para o Ministério do Planejamento, responsável por autorizar as seleções do Executivo Federal.

O cargo de policial rodoviário federal exige formação superior em qualquer área de atuação e oferece salário de R$ 6 mil.









Justin Bieber não veio ao Brasil somente para se apresentar no Engenhão esta semana.  o ídolo pop gravou um quadro para o “Caldeirão do Huck” com Anderson Silva.
Na gravação, o cantor, que é fã do lutador, brincou e até colocou uma peruca no brasileiro, com ajuda do apresentador Luciano Huck! O quadro vai ao ar no sábado da outra semana, dia 15 de outubro.






Herculano e Amanda subirão ao altar em 'O Astro'. 

Apesar das tentativas de Nina (Juliana Paes) para seduzir Herculano (Rodrigo Lombardi), o mago se dará conta de que o grande amor de sua vida é mesmo Amanda (Carolina Ferraz) e pedirá a empresária em casamento nos próximos capítulos de "O Astro". Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 11, o casal vai oficializar a união numa cerimônia pequena, apenas para os amigos íntimos.
Herculano decidirá se casar depois que ler uma carta deixada por Jôse (Fernanda Rodrigues), na qual ela faz um apelo para que ele fique com sua irmã e a faça feliz. Amanda aceitará a proposta e trocará juras de amor com Herculano no altar.
Mas a felicidade dos dois não irá durar muito. Na véspera do casamento, Herculano será vítima de uma armação de Neco (Humberto Martins) e Samir (Marco Ricca). Depois da despedida de solteiro organizada pelos irmãos Hayalla, o mago encontrará Nina esperando por ele em seu barco.
Herculano pedirá desculpas à secretária, e dirá que não pode ficar com ela porque não quer trair Amanda. Mas será filmado na companhia de Nina quando levá-la embora de seu iate. Samir fará com que as imagens da suposta traição abalem a felicidade de Herculano e Amanda.






Alexandre Nero surpreso com aprovação a Baltazar: 'Ele é condenável'

No ar como o violento Baltazar, em "Fina estampa", Alexandre Nero ficou surpreso com o resultado do primeiro grupo de discussão que avaliou a novela de Aguinaldo Silva, dirigida por Wolf Maya. O personagem foi aprovadíssimo pelo grupo de 45 mulheres que foram ouvidas em São Paulo, perdendo na preferência das telespectadoras apenas para René (Dalton Vigh) e Crô (Marcelo Serrado).
- Para mim foi uma surpresa, pois a postura desse sujeito é condenável, não pode ser aprovada de jeito nenhum - disse Alexandre, em entrevista exclusiva ao blog.
Apesar de pessoalmente recriminar as atitudes de Baltazar - que bate na mulher e é extremamente opressor com a filha, Solange (Carol Macedo), Alexandre disse que, como ator, comemora o resultado da pesquisa.
- A gente sempre quer defender o personagem, fazer com que o público acredite que ele tem razões para agir daquela maneira. Então, de certa forma, fico feliz por terem comprado o Baltazar - comemorou o ator.
Alexandre disse ainda que não gosta quando seus personagens são rotulados como vilões.
- Ninguém é só uma coisa, 100% bom ou 100% mau - observou.





Élcio voltará a ser Elaine e fugirá com Xavier em 'Morde & assopra'

O personagem de Otaviano Costa em "Morde & assopra" promete uma reviravolta na reta final da novela de Walcyr Carrasco, com  direção de núcleo de Rogério Gomes. Em um dos desfechos possíveis para Élcio (os atores têm recebido capítulos com cenas secretas), o malandro vai desistir de Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha) e voltará a se vestir de Elaine. E viverá feliz com o sargento Xavier, personagem de Anderson di Rizzi.
Depois de ser desmascarado e se reaproximar da irmã de Abner (Marcos Pasquim), Élcio começará a ficar insatisfeito com as exigências de Raquel, que quer botar o malandro para trabalhar.
Será neste momento que Xavier irá atrás de Élcio e pedirá que ele volte a ser Elaine. O ex de Augusta (Cissa Guimarães) vai aceitar a porposta e fuhirá com o sargento. Detalhe: ele s irão embora de Preciosa no mesmo carro em que Áureo (André Gonçalves) e Josué (Joaquim Lopes).

Nenhum comentário: