28.12.07



Faça bonito em qualquer evento
As regras de etiqueta em almoços e jantares assustam - principalmente porque pouca gente as conhece bem. Confira nossas dicas e passe a viver sem medo de errar!

Onde coloco os talheres ao arrumar a mesa? Preciso esperar o dono da casa se servir para só então fazer meu prato? E o guardanapo, fica no colo? Tais detalhes, em muitos casos, acabam se transformando em dúvidas enormes na hora de aceitar o convite de um colega de trabalho para almoçar ou mesmo antes de fazer uma reuniãozinha em casa...

Segundo a jornalista e consultora de moda Helen Pomposelli, do Rio de Janeiro, hoje as pessoas preferem receber de maneira mais informal. Mas a especialista recomenda cuidado para não transformar a informalidade em falta de educação.

"O jantar em estilo bufê, onde cada um faz seu próprio prato, é bacana, mas recomenda-se acomodar os convidados sentados à mesa", adverte. "É muito chato fazer as pessoas comerem espalhadas pela sala, equilibrando o prato sobre as pernas - principalmente se seus convidados forem idosos", explica Helen.

O cerimonialista carioca Ricardo Stambowisky, que já organizou festas de casamento de casais-celebridade como Adriana Esteves e Vladimir Brichta e Regina Casé e Estevão Ciavatta, defende que o que deve prevalecer sempre é o bom senso.

"Se estiver em dúvida, procure um livro sobre o tema, pesquise na internet ou, dependendo da ocasião, contrate um profissional especializado para ajudar", diz ele. O que não dá é perder noites de sono sofrendo com medo de cometer gafes em alguma festa... Ou, pior ainda, deixar de ir!

Dicas
- Leve à mesa só garrafas de vinho, que são elegantes. Para sucos, mates e refrigerantes, uma opção simpática é colocar o líquido em uma jarra bem bonita!
- Se for usar guardanapos de papel, opte pelos grandes e desenhados (com flores, desenhos assimétricos etc).
- Os convidados que derrubarem um talher ou guardanapo no chão devem recolher o que caiu - mas cabe ao anfitrião providenciar outro para reposição.

O que é feio

Celular: Nunca deixe-o sobre a mesa. Mantenha-o na bolsa, de preferência no vibracall. Se tiver de atender, seja breve.
Assoar o nariz: Se precisar, levante e vá ao banheiro.
Palitar os dentes: É feio! Uma pessoa prevenida carrega sempre fio dental para essas emergências. E, claro, faça isso no banheiro.
Apoiar os cotovelos na mesa: O correto é apoiar o antebraço.
Sentar-se à mesa sem camisa: Mesmo que esteja apenas em família ou entre amigos, é profundamente deselegante comer sem blusa.
Falar alto: Ninguém quer saber o que você está falando. Modere a voz.
Fumar: A fumaça incomoda, além de fazer mal à saúde. Nas refeições, incomoda mais ainda - principalmente quem não fuma.



Tire a formalidade de letra:

1) Qual é a forma correta de arrumar a mesa para um almoço ou jantar?
As facas ficam do lado direito do prato, com as lâminas voltadas para dentro. A colher de sopa (se tiver) vai ao lado da faca. Os garfos ficam do lado esquerdo, assim como os guardanapos, já dobrados. Os copos vão acima do prato, do lado direito.

2) Os anfitriões têm lugar determinado para sentar? E os convidados?
Em geral, os anfitriões se sentam na cabeceira. Eles podem ser servidos primeiro, mas as mulheres também podem ser servidas inicialmente ou algum convidado especial, quando houver. Esse convidado senta-se à direita do anfitrião. Os outros, onde lhes convier.

3) Tenho que segurar a faca e cortar com a mão direita?
Se você for canhota, não necessariamente. Para as destras, isso seria de bom tom - mas os especialistas recomendam, antes de tudo, que você se sinta confortável. Sentir-se segura é essencial para evitar gafes maiores, como deixar escorregar o talher, pondo comida para fora do prato.

4) Se servirem algo que não conheço e não sei como se come, o que devo fazer?
Espere alguém começar a comer e tente fazer igual.

5) Como devo proceder para me livrar de uma espinha de peixe ou caroço de fruta, por exemplo?
Pode ser com a mão ou pondo no talher, tanto faz. Depois, coloque naturalmente este resto no cantinho do prato e continue comendo.

6) O que faço com o guardanapo quando estiver comendo? E quando terminar?
Se for guardanapo de pano, coloque-o sobre seu colo, sempre. Se for de papel, não precisa. Ao terminar de comer, disponha-o, dobrado, de volta à mesa, do lado esquerdo do prato.


2






Arrume já essa bagunça!
Sua bolsa anda tão pesada e cheia que nem você se lembra o que carrega nela? Então, está na hora de dar uma organizada geral
Celular, chaves, óculos, batons, balas, papéis que não acabam mais, caixinha de remédios... Esses são alguns objetos encontrados nas bolsas femininas que, ao longo do tempo, acabam virando um depósito. Na maioria das vezes, levamos coisas que nem usamos diariamente. A fisioterapeuta Janaína Tiezzi Garcia, de São Bernardo do Campo (SP), explica que bolsas pesadas prejudicam a coluna e causam dor nas costas. Ela aconselha transportar grandes volumes em mochilas com alças que possam ser acomodadas nos dois ombros. A carga não deve ultrapassar 10% do peso da pessoa. "Se você tem 50 kg, a mochila pode pesar até 5 kg, mas a regra não vale para bolsas com uma alça só", alerta Janaína.

A seguir confira algumas dicas para organizar a bolsa, livrar-se do peso excedente e não perder mais nada lá dentro.

Tenha sempre tudo à mão

Pegue tudo que for relacionado à maquiagem e remédios. Acomode em uma nécessaire. Você não precisa carregar mais do que dois batons por dia. Leve aquele que você aplicou em casa e itens como lápis de olho, base, blush e rímel.
Se a cor do fundo da bolsa for escura, prefira uma nécessaire clara. Na correria, será fácil encontrar a bolsinha lá dentro.
Escolha um chaveiro fácil de identificar e procure deixá-lo no compartimento externo da bolsa. Essa dica também serve para guardar o celular. Fica mais fácil achá-los!
Tire os papéis extras de sua agenda. Cartões de visita, propagandas e bilhetes com anotações podem ficar em casa. Simplesmente, anote as informações importantes na agenda e jogue o restante fora. Substitua também o caderno de anotações pela própria agenda.
Não deixe moedas jogadas nos compartimentos menores da bolsa. Se não quiser carregá-las na carteira, tenha um cofrinho em casa e vá depositando os centavos. Você se surpreenderá com a boa grana guardada no final do mês.
Carregue apenas uma caneta e em um bolso separado, para que ela não se perca.
Mais segurança

Não há necessidade de andar cheia de dinheiro na carteira e cartões que você não vai usar no dia-a-dia. Confira os conselhos de José Darcy Santos Arruda, delegado e chefe do Departamento de Polícia Judiciária de Vitória (ES):
Cheques: Ande apenas com algumas folhas cruzadas. Isso ajuda nas investigações, caso eles sejam roubados.
Cartões de crédito ou de banco: Carregue-os apenas se for usá-los. Jamais deixe suas senhas anotadas em papel e guardadas na carteira! Memorize-as.
Dinheiro: Leve somente a quantia que gastará no dia. Nada mais do que isto.
Carteira de Motorista, RG e CPF: Procure andar com os originais, para evitar falsificação. "Se for roubado ou perder, faça imediatamente um Boletim de Ocorrência", indica Arruda.
Cartões de farmácias e de lojas: Só carregue se for usá-los no dia. Se perder ou for roubada, comunique a polícia e a empresa para que eles possam bloqueá-los.
Folha com dados pessoais: Não é recomendado porque, ao fornecer endereços, telefones e nomes, você acaba expondo sua família. Se a folha for roubada ou perdida, a pessoa que achar pode lhe prejudicar.





Manual antibirra
Entenda o porquê de as crianças fazerem certos tipos de manha e eduque seu filho hoje para que ele não seja prejudicado amanhã
Mesmo quem se prepara psicologicamente para ser mãe fica meio perdida diante de um acesso de birra do filho. Nessas horas, é quase inevitável perguntar-se: "Será que estou educando direitinho?" "Os pais devem se dispor a mudar e entender que essas alterações são fundamentais para a criança melhorar o comportamento e amadurecer", diz a psicóloga educacional Rosângela Cabrera, de São Paulo.

Conheça os problemas mais comuns entre os pequenos, retratados no livro Crianças de 1 a 3 anos: Manual do Proprietário (Ed. Gente), e veja como solucioná-los da forma bem eficaz.

Quando a criança...

... Com raiva, morde quem está perto
Nesse caso, ela está carente de atenção. Se não houver repreensão, tende a repetir o ato ao se sentir ameaçada. Por isso, com muita calma, coloque-a de castigo. Depois, libere-a e exija um pedido de desculpas. Converse com ela, mostre que é errado e que não conseguirá nada quando agir dessa maneira.

... Atira brinquedos, belisca, bate e chuta as pessoas
Segundo Rosângela, "a criança não sabe respeitar o espaço alheio nem lidar com situações que a incomodam". Deixe-a de castigo, mas oriente antes: diga que essas atitudes podem machucar outras pessoas e aconselhe-a a dividir seus brinquedos. Ah, e se eles quebrarem, nada de comprar outro igual.

... Atira comida
Se, quando menor, fazia isso e os pais riam achando "bonitinho", ela reproduzirá o gesto, julgando-o correto. Se for ainda bebê, repreenda-o para o erro não se repetir. Se for maiorzinha, mande a criança recolher a comida do chão. "Explique o valor do alimento e a importância dele", ensina a especialista.

... Tem acessos de raiva, atira-se no chão e grita
Caso seu filho não tenha sido punido ao fazer isso pela primeira vez, prepare-se para um repeteco mais cedo ou mais tarde. Se estiver em locais públicos, ignore-o. Quando se acalmar, volte a lhe dar atenção. Mantenha-se firme. Se ceder, ele perceberá como esse comportamento chama a sua atenção e não vai parar nunca.

... Chora por tudo
A primeira forma de comunicação é o choro. Mas, depois, chega a hora de ensiná-la a mostrar sentimentos. Certifique-se de que as necessidades básicas estão ok. Se sim, use as táticas dos acessos de raiva. Outro meio é mandá-la agir como uma criança crescida, afirmando: "Você já é uma mocinha".

... Não aceita ouvir "não" de ninguém
"Em grande parte das situações, o problema está nos pais, que não impõem limites", conta a psicóloga. Para a proibição não perder credibilidade pelo excesso de negativas, em vez de de falar "não coloque os pés no sofá", diga: "Sente-se direito". Se obedecer, demonstre carinho e elogie.






Soluções práticas para emergências domésticas
Esqueceu de colocar a bebida para gelar? Invasão de formigas? Os tomates estão moles? Seus problemas acabaram!
• • Carregar balde pesado é sinônimo de dor na palma da mão. Encaixe, com firmeza, uma chave de boca nas extremidades da alça e use-a como puxador.

• • Além de doces, formigas adoram cantos de parede. Algumas rodelas de pepinos nas bordas são suficientes para espantá-las.

• • Abrir e fechar a gaveta ficará muito mais fácil se, nos encaixes onde correm a madeira, você esfregar uma vela.

• • Para não errar a mão na temperatura do óleo na hora de fazer frituras, mergulhe um fósforo na panela. A temperatura será considerada ideal quando o palito acender.

• • Coloque algumas rodelas de limão na água do banho-maria. Esta medida simples evitará que o alumínio escureça.

• • Esqueceu de gelar as bebidas? Coloque as garrafas e latas em um balde de metal. Depois, cubra com pedras de gelo, dois punhados de sal e meio litro de álcool. Por alguns minutos, misture tudo com a mão. Você conseguirá servir as bebidas geladinhas.

• • Tomates amolecidos são horríveis para cortar. Mergulhe-os em um recipiente com água suficiente para cobrí-los por alguns minutos. Logo eles irão recuperar a consistência original e facilitar o corte.

• • Guardar um copo dentro do outro é uma saída sempre arriscada, pois podem ficar presos. Se isso acontecer, preencha o copo de cima com água fria e mergulhe o outro em água quente. Pronto, será fácil separá-los.

• • Com o tempo, algumas geladeiras costumam desenvolver um odor mais forte. Se este for o caso da sua, pingue algumas gotas de essência de baunilha em um algodão e guarde dentro dela.

• • Muita gente utiliza farinha de trigo para engrossar o molho de tomate, porém, a maisena pode ser uma saída mais eficaz para esta tarefa.

• • Se quiser que a vela queime devagar e sem pingar muito, deixe-a no congelador antes de acendê-la.

• • Sapato novo escorrega mesmo. Para evitar acidentes, esfregue uma lixa de unha no solado.

• • Para afrouxar um parafuso, pingue algumas gotas de água oxigenada na peça e espere alguns minutos.



Guerra dos sexos
Até parceiros perfeitos têm manias muito desagradáveis. Saiba como lidar com as diferenças e se livrar das briguinhas desgastantes
Bagunça pela casa toda
Para as mais organizadas, objetos fora do lugar parecem provocar uma coceira que só cessa com a arrumação. E o parceiro sabe disso, embora jure ter "esquecido" aquele casaco sobre o sofá. Assim, mesmo inconscientemente, o bonitão conta com sua irritação para dar um jeito na bagunça dele. Que tal fingir não ter visto? Isso mesmo, mantenha suas coisas arrumadas e as dele uma zona. Acredite: uma hora ele vai sentir falta de tudo no lugar certo. Mas se ainda assim o abusado ousar reclamar, mande um "minhas roupas estão nas gavetas..."

"Tenho razão em tudo!"
Para a maioria dos teimosos, qualquer atitude conciliadora tem tudo para ser um indicativo de fraqueza. O problema é quando os dois acreditam ter razão e disputam para ver quem consegue impor o seu ponto de vista. "Acabar com um impasse exige, acima de tudo, liderança. Afinal, você toma a iniciativa, elabora um plano e executa sua jogada", aconselha Richard Carlson, autor de Não Faça Tempestade para Casais (Ed. Rocco, R$ 27,50). Se, mesmo depois de você ter deixado o orgulho de lado o moço continuar marrento, problema dele!

Sons constrangedores
Podem ser as caminhadas pela sala completamente nu, os arrotos dignos de concurso, os espirros escandalosos ou os puns freqüentes. Não importa: para uma boa parte dos homens, tais comportamentos são naturais e nada desagradáveis. Alguns até os acham divertidos! Aliás, há casais que compartilham, quase sempre à base de muita risada, tais "escapadas". Se você, ao contrário, considera tais atitudes um tanto quanto nojentas ou mesmo desrespeitosas, não existe outro jeito a não ser conversar. Quem sabe depois de ouvir os motivos dele você também não vira fã do naturalismo? Ele certamente ficará inspirado...

Grosseria gratuita
Vocês chegam em uma festa e as únicas palavras que ele parece saber são "sim" e "não". De repente, as pessoas param de tentar conversar com o cidadão e você acaba isolada por tabela. E aí começa a briga... Vamos lá: quando vocês se conheceram, ele já era assim, certo? Ou seja, a falta de talento do indivíduo para comunicar-se sempre foi evidente - e talvez você tenha até se sentido atraída por isso! Que tal gastar menos energia tentando mudar o rapaz? Caso reclame da sua "falta de atenção", lembre-o que o anti-social é ele. Aproveite para ressaltar que, caso seu amor estivesse disposto a conversar com os outros, o papo certamente ficaria ainda mais interessante.

Falta de parceria na dieta
Não é justo fazer o parceiro deixar de comer o que gosta só porque você está alguns quilos acima do peso. Mas daí o cidadão lhe oferecer de tudo... não dá mesmo! Deixe bem claro o porquê quer emagrecer, enfatizando o quanto essas gordurinhas extras a incomodam. Por fim, peça a ajuda do moço para perder peso. Deixe claro que isso não significa ele ter de acompanhá-la no regime, mas simplesmente incentivá-la nessa - dura! - empreitada.

Celular nunca atendido
Não importa se ele perde ou não recarrega o aparelho, o problema é o mesmo: vocês não conseguem se falar. Resta tomar algumas decisões sozinha. Não conseguiu avisá-lo sobre uma festa? Azar do moço! Espere ele ligar preocupado. Caso o argumento seja "deixe um recado na caixa postal", mantenha-se firme: "Desculpe, mas me recuso a conversar com uma máquina". Agora, se você não pára de telefonar, monitorando cada passo do rapaz, talvez ele não esteja esquecendo o celular, mas fugindo desse excesso de zelo!





Adoce o seu dia
7 deliciosas dicas para afastar o estresse e o mau humor nos momentos mais amargos


Beba chá à vontade - Há mais de 400 anos os japoneses abusam dessa bebida quentinha para ficar relaxados. O ritual de preparar e tomar um chá tem poderes calmantes e relaxa o corpo automaticamente. Experimente os sabores de camomila e erva-cidreira!

Dê altas e boas risadas- Durante 5.000 anos, os monges tibetanos tinham o hábito de rir alto ao acordar. O riso age contra o estresse porque aumenta a produção dos hormônios do bem-estar. Portanto, vale a pena parar dois minutinhos para ler uma boa piada ou conversar com uma amiga que lhe faz bem.

Navegue na Internet- Você precisa terminar um relatório para o seu chefe, mas não consegue se concentrar? Tudo bem, tire dois minutos para ajudar a sua mente. Em vez de se desesperar, navegue na Internet ou distraia a cabeça com algum joguinho de computador. Em poucos minutos, estará renovada e pronta para fazer o seu melhor.

Desenhe os seu problemas- Uma boa maneira de extravasar os sentimentos negativos é colocá-lo no papel. Faça o que preferir, vale desenhar, escrever, rabiscar. Nessa hora exagere! No fim, contemple a sua obra-prima e, em seguida, jogue-a fora. Com certeza, seu espírito já estará mais aliviado.

Massageie os seus pés- Quando sentir que o mundo vai cair sobre suas costas, faça o seguinte: tire os sapatos e dê aos seus pezinhos uma massagem especial. De acordo com a reflexologia, o pé é um grande espelho que reflete todos os órgãos do corpo. Então, se estimulados de maneira correta, o organismo retoma seu equilíbrio. Para garantir a sensação de bem-estar, pressione a região entre cada dedo.

Pensamento e palavras positivas!- Quando estamos estressadas tendemos a achar que o mundo está contra nós. Nada disso! Então, comece riscando do seu vocabulário expressões enfraquecedoras como “não posso” ou “não consigo”. Assim como seus pensamentos, tente ver o lado bom das coisas ao invés de desistir logo de cara.

Contemple a natureza- De acordo com recentes estudos americanos, o simples fato de olhar a natureza reduz o estresse e diminui a pressão sangüínea. Mas não se preocupe se, no seu trabalho, não tem um parque ou uma árvore para curtir a sombra fresca. Um porta-retrato ou um cartão-postal bem colorido já garante a tranqüilidade.






Pense como magra e dê adeus à gordura
Está na hora de agir como quem quer emagrecer e se livrar de uma vez por todas dos quilos extrasVocê faz um enorme esforço, perde alguns quilos e fica toda empolgada com o resultado. Depois de algum tempo, porém, a força de vontade diminui e, quando vê, seu corpo já recuperou todo o peso de volta. Se isso lhe pareceu familiar, provavelmente você faz parte do grupo de pessoas que emagrecem o corpo, mas que continuam pensando como gordos.

"A única forma de conseguir resultados permanentes é passar a pensar como uma pessoa magra", afirma a nutricionista Teresa Labanca, do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro. Ou seja, para chegar lá, é preciso adquirir novos hábitos e ter atitudes de quem está de bem com seu corpo, como:

Não pule refeições. O primeiro mandamento para quem busca o peso ideal é alimentar-se regularmente: no mínimo quatro refeições por dia. Os horários não precisam ser obedecidos à risca, mas não fique mais de quatro horas sem comer. "Quando você fica em jejum, o seu organismo libera substâncias de estresse. Essa é a principal razão para aumentar a compulsão alimentar", diz Teresa.

Apague os pensamentos gordos. Na próxima refeição, tente separar o que é fome e o que é gula. "Durante o almoço, antes de terminar o prato, faça uma pausa de 3 minutos. Se sentir vontade de comer, possivelmente é fome. Mas se achar está satisfeita, é gula", explica Fernanda Pisciolaro, nutricionista e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, ABESO.

Tenha um diário. É comum ouvir pessoas que estão de dieta dizerem: "Não sei por que não emagreço, eu só almocei salada". Muitas delas se esquecem de mencionar o cafezinho depois do almoço. Por isso, a melhor maneira de identificar os próprios deslizes e, conseqüentemente, corrigi-los, é anotando no papel tudo o que você come ao longo do dia.

Treine o autocontrole. Basta um aniversário na família para que toda a sua dedicação alimentar vá por água abaixo. "Você não precisa passar vontade, mas precisa ter autocontrole", afirma Fernanda. "Em vez de comer no automático, faça planos do que vai comer: 1 lanche, 5 salgadinhos e 2 brigadeiros, por exemplo", ensina a nutricionista.

Espere 10 minutos antes de beliscar. "Quando der vontade de atacar a despensa, tome 2 copos de água gelada ou chá quente. Depois, distraia-se com outra atividade. A compulsão alimentar dura em média 8 minutos", afirma Fernanda. Uma segunda dica é tomar 1 copo de água morna com 1 colher (chá) de mel e gotas de limão.

Seja preguiçosa com o garfo. "O tempo ideal para uma boa refeição é, no mínimo, 25 minutos", ensina Fernanda. Para diminuir o ritmo, crie o hábito de mastigar lentamente, pousando os talheres entre as garfadas. Não tenha pressa; saboreie o alimento.





Acalme-se e emagreça
Com a dieta zen da medicina ayurvédica você escolhe os alimentos que controlam as emoções e o pesoVocê vive fazendo regime, evita doces, corta massas do cardápio, mas não consegue emagrecer. Por quê? Para a medicina ayurvédica, tradicional doutrina indiana, a resposta é simples: desequilíbrio entre corpo e mente.

Segundo essa doutrina, o universo é formado por cinco elementos: fogo, água, ar, terra e espaço. Da mistura deles surgem os doshas: vata, pitta e kapha. Os doshas, por sua vez, formam o conjunto das características físicas e mentais de cada pessoa. Resumindo a história, se você está acima do peso, está em desequilíbrio com seu dosha. "O segredo
é aprender a identificar os alimentos indicados para equilibrar o seu dosha", explica Aderson Moreira da Rocha, clínico geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.

A ordem, então, é manter uma alimentação balanceada. Identifique o seu perfil e descubra quais são os alimentos indicados. Além de eliminar os quilos extras, o equilíbrio do dosha melhora a digestão, regula o intestino, aumenta a concentração e diminui o estresse.


PITTA (fogo e água)

Tipo físico: Possui estrutura óssea média, com poucos músculos, porém fortes. Mantém o peso e tem a pele corada e irritável. O cabelo é fino, com tendência a brancos, e os olhos,
claros, com cílios finos. O apetite e a digestão são bons.

Dieta: Como o fogo é o elemento predominante, necessita de uma alimentação refrescante, mais para seca e pesada.

Priorize: doces, amargos e adstringentes.

Modere: ácidos, salgados e picantes.

Se estiver em desequilíbrio, você pode sentir: febre, fome ou sede excessivas, azia, ondas de calor, ansiedade; ficar com os olhos e a pele amarelados.


KAPHA (água e terra)

Tipo físico: Estrutura grande e pesada, com tendência a engordar. A pele é oleosa, o cabelo, grosso e volumoso, e os olhos, grandes, com cílios longos. A digestão e o intestino são lentos.

Dieta: Por causa da digestão lenta, deve optar por dieta leve e seca, sem alimentos frios, oleosos e pesados. Deve fazer várias refeições ao dia, mas com poucos alimentos em cada uma delas.

Priorize: picantes, amargos e adstringentes.

Modere: doces, ácidos e salgados.

Se estiver em desequilíbrio, você pode sentir: má digestão, retenção de líquidos, letargia, sono excessivo, engordar; ter tosse com muco ou ficar pálida.


VATA (ar e espaço)

Tipo físico: Pessoa magra e com pouca musculatura, tem a pele seca e fria, cabelos e unhas quebradiços, olhos pequenos e escuros, lábios finos e nariz estreito. A digestão e o metabolismo são instáveis, com tendência à prisão de ventre.

Dieta: Deve lanchar entre as refeições principais. Os alimentos podem ser pesados e condimentados mas, de preferência, cozidos.

Priorize: doces, ácidos e salgados.

Modere: picantes, amargos e adstringentes.

Se estiver em desequilíbrio, você pode sentir: nervosismo, boca seca, ansiedade, cólicas, arrepios, tremores; ter prisão de ventre, gases, insônia ou dor.



MÁSCARAS PARA
TODOS OS DOSHS


PITTA: limpa e tonifica a pele normal

Em 1 xícara de chá de camomila ou de erva-cidreira misture 20 g de argila. Espalhe pelo corpo e deixe agir até secar. Remova com água à temperatura ambiente.


KAPHA: diminui a oleosidade e aumenta o brilho da pele

Misture 20 g de açafrão em pó em 1 xícara de leite (deve ficar uma pasta). Aplique no corpo e deixe 20 minutos. Remova com água à temperatura ambiente.


VATA: Hidrata a pele seca

Misture 20 g de pó de sândalo em 1 xícara de óleo de gergelim. Aplique no corpo e deixe agir por 20 minutos. Remova com água fria.





Gelatinas nada básicas
Você está acostumada apenas ao potinho com de conteúdo colorido? Esqueça! Dá para preparar mil e uma delícias com as gelatinas



Gelatina arco-íris

5 caixinhas de gelatina de sabores de sua preferência
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de leite condensado

Prepare separadamente cada sabor de gelatina conforme as instruções da embalagem, mas ponha somente um xícara de (chá) de água fervente e meia xícara (chá) de água fria para cada caixinha, para que a gelatina fique mais firme. Ponha cada gelatina em uma assadeira não muito grande, para que fique com 2 cm de altura. Leve para gelar de um dia para o outro. Corte as gelatinas em cubinhos e retire-as da assadeira com uma espátula. Reserve. Misture o creme de leite, batido em picos firmes, com o suco de limão e o leite condensado. Numa taça de vidro, vá intercalando as gelatinas misturadas e o creme preparado. Leve para gelar até o momento de servir.

Rendimento: 15 porções :: Calorias por porção: 269



Bolo recheado com gelatina

4 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacote de gelatina colorida do sabor de sua preferência

No liqüidificador ponha os ovos e o leite e bata até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela, junte o açúcar e mexa bem. Acrescente delicadamente a farinha, o amido de milho e o fermento peneirados e incorpore-os com movimentos de baixo para cima. Transfira para uma fôrma redonda, untada e enfarinhada, e asse em forno médio preaquecido. Corte um círculo no centro do bolo frio com cuidado para não furar o fundo. Retire a massa com uma colher, pique-a grosseiramente e reserve. Prepare a gelatina conforme as instruções do fabricante e leve à geladeira até que fique com consistência de clara de ovo. Ponha a gelatina no buraco do bolo, alternando-a com a massa picada. Finalize com gelatina e leve á geladeira.

Rendimento: 12 fatias :: Calorias por fatia: 278




Creme de gelatina

1 caixa de gelatina sabor morango
4 colheres (sopa) de maisena
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar

Dissolva a gelatina e reserve. Coloque a maisena no leite e junte o leite condensado. Acrescente as gemas e leve ao fogo, sem parar de mexer até engrossar. Despeje em um refratário úmido e deixe esfriar. Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até formar um merengue. Adicione a gelatina, mexa e despeje sobre o creme frio. Leve à geladeira por aproximadamente seis horas.

Rendimento: 10 porções :: Calorias por porção: 220








HUMILHADA, BÁRBARA AJUDA AJUDA MARIA PAULA A PÔR FERRAÇO NA CADEIA
O CANALHA DEIXA A CÚMPLICE NA RUA DA AMARGURA, ELA VAI À POLÍCIA E DETONA: O EX-PATRÃO É, SIM, O BANDIDO ADALBERTO RANGEL
Após descobrir, pelo próprio Marconi (Dalton Vigh), que ele destruiu Maria Paula no passado, Sílvia (Alinne Moraes) demonstra todo o seu mau-caratismo. Isso porque apóia o crime do crápula e afirma estar com ele para o que der e vier.

Quem deve ter cuidado com tanta determinação é Bárbara (Betty Faria). A cada dia, a megerinha demonstrará ter mais ciúme da relação do noivo com a empregada. Inconformada e dona de uma crueldade ímpar, Sílvia fará de tudo para que Ferraço se livre da comparsa de anos. Tanto que, em breve, o empresário do mal expulsará Bárbara de sua mansão, numa cena repleta de maldade.

A governanta ficará na miséria e, cheia de ódio, sairá de lá jurando vingança. A primeira providência de Bárbara é procurar Branca (Susana Vieira) que, já adiantou também levará um golpe fulminante da filha e do genro. Após ser roubada até o último centavo, a loira passará a morar na Portelinha e se surpreenderá ao ser procurada pela ex-cúmplice de Marconi.

Aliás, Bárbara também se verá obrigada a viver na favela, onde se tornará vizinha de Branca. Um dia, numa conversa franca, as duas viram aliadas no mesmo objetivo: mandar Ferraço para a cadeia. Claro, para isso as duas contarão com a ajuda da maior de todas as vítimas do criminoso: Maria Paula.

Cansadas de ver tanta impunidade em torno do crápula e também de Sílvia, um dia as três vão à polícia. Lá, Maria Paula diz que Ferraço é Adalberto Rangel, o homem que a deixou na miséria. E Bárbara, louca por vingança, confirma toda a história e as trapaças do farsante. Ela garante que ele fez várias cirurgias plásticas e que mudou de identidade para recomeçar a vida cheio da grana. Será o fim de Marconi.




Massacre na portelinha
Ferraço (Dalton Vigh) manda Ronildo (Rodrigo Hilbert) invadir a Portelinha. E ordena: Quero a cabeça de Juvenal (Antonio Fagundes). Não consegue, mas... O líder comunitário é baleado,

Rebeca (Paola Crosara) é assassinada, Solange (Sheron Menezes) é feita refém, Setembrina (Chica Xavier) morre e até Evilásio (Lázaro Ramos) mata um homem Juvenal é baleado


:: Com a ajuda de Ronildo, Lobato (Paulo César Pereio) e seu bando invadem a Portelinha e encurralam Juvenal na associação de moradores. Enquanto Lobato provoca o líder comunitário para que ele saia de seu esconderijo, Rebeca resolve cantar pelas ruas para convencer os bandidos a pararem com o ataque. O traficante atira na moça, Juvenal sai para acodi-la e acaba sendo atingido também.


:: Os médicos são chamados, ele é dado como morto, os moradores da favela se desesperam e Guigui (Marília Gabriela) improvisa um velório na associação. De repente... Juvenal levanta, joga as velas e flores no chão e aparece para todos, gritando: “Tão me agourando?! Eu não morri, não, minha gente!” Pois é, o poderoso chefão apenas teve um ataque de catalepsia (estado de rigidez muscular em que os batimentos e os sinais vitais ficam fracos).


FIQUE LIGADO!
Na quarta 2, Maria Paula coloca Ferraço contra a parede. Depois de revelar que tem um filho, ela lhe dá
o prazo de um mês para que ele assuma todos os seus crimes. Do contrário, não deixará que ele conheça o menino.


:: Alzira descobre que Antena é o homem da sua vida

:: Dorgival (Ângelo Antônio) é definitivamente passado. Assim que corre a notícia de que Juvenal morreu, Alzira (Flávia Alessandra) descobre que o ama. A ex-stripper vai à associação e, em prantos, se joga sobre o corpo inerte do poderoso. “É o homem da minha vida, não pode morrer antes de me ouvir dizer isso pra ele. Eu quero que todo mundo saiba, vou gritar até ele escutar... Eu te amo, Juvenal Antena! Te amo!”, grita.
:: Mãe Setembrina e Rebeca morrem durante a invasão Os homens de Lobato invadem o terreiro de mãe Setembrina, atirando para todos os lados. A mãe-desanto ainda recebe um orixá e avança em direção aos bandidos, mas não resiste por muito tempo. Setembrina tem um infarto e morre nos braços de Andréa (Débora Nascimento), pedindo a esta que assuma suas funções no terreiro. Quase no mesmo instante, Rebeca também se despede da vida. A moça se mete no fogo cruzado, Lobato acha que sua aparição é um truque de Juvenal e atira nela. Gioconda (Marília Pêra), que está na Portelinha, vai socorrê-la, mas é tarde. A evangélica morre no colo da socialite.














Nenhum comentário: