23.3.09



Na África do Sul para as gravações de "Caras & bocas", nova novela das 19h, Flávia Alessandra andou de elefante e adorou. A cena, dirigida por Marcelo Zambelli, foi feita no Santuário dos Elefantes, em Hartbeesport. O animal é superdócil e erguia a tromba para ser alimentado durante o passeio.

Na história de Walcyr Carrasco, a atriz interpretará a mocinha Dafne, antigo amor do personagem do protagonista Malvino Salvador. Quem também está por lá é o ator Ary Fontoura, que se diz "encantando com o povo daquele país".

A estreia está prevista para 13 de abril.








Em 14 anos de carreira, Gisele Bündchen já apareceu em mais de 500 capas de revistas, já fez mais de 200 campanhas, entre elas, a milionária da Victoria’s Secret, e é considerada a modelo mais bem paga do mundo. Por essas e outras, ela ganhará destaque especial na programação do GNT da próxima semana. Na quinta-feira, dia 26, o canal vai exibir o documentário inédito “A garota mais linda do mundo” , montado a partir dos passos de Gisele que o “GNT Fashion” acompanhou – e continua acompanhando – ao longo dos últimos anos. A apresentação é da editora de moda Lilian Pacce.


Neste documentário, Gisele soltará a voz com uma escova na mão como se fosse um microfone. Ela cantará músicas de Madonna e diz que Deus foi injusto com ela, pois gostaria de ser Marisa Monte. A modelo ainda confessa que não se acha sexy:

- Sou mais menino do que menina.

Na mesma noite, às 21h, o GNT apresentará outro documentário inédito, produzido no exterior. “Gisele, made in Brazil”, narrado por Lilian Pacce, mostrará o início da carreira da modelo, histórias de sua vida familiar e depoimentos de remonados estilistas.








Intérprete da Santinha Maria Rita, no remake de "Paraíso", Nathalia Dill conta que não acha ruim saber o final da história de Benedito Ruy Barbosa que foi exibida pela primeira vez em 1982, na TV Globo.


- Numa peça de teatro, por exemplo, você lê o texto todo e sabe o que vai acontecer nas cenas seguintes, até o fim. Numa minissérie também, num filme... Acho ótimo saber como a trama se encaminhará - conta Nathalia - No dia em que não tenho gravação, eu também trabalho - diz ela, que por causa da carreira de atriz teve de trancar a faculdade de direção teatral na UFRJ. - Repetia as cadeiras toda hora, e ainda por cima estudava à noite.

Aos 22 anos, Nathalia, que fez "Malhação", sabe que protagonizar uma novela das 18h não é tarefa fácil. Mas ela afirma que gostou da sua atuação.

- Eu aprovei o que fiz e vi até agora, e isso é muito bom porque sou muito crítica em relação ao meu trabalho. E acho também que a novela está linda.

A atriz, que mora no Rio, conta que adora quando tem gravação em Conservatória, distrito de Valença, a 142 quilômetros do Rio, mas que não trocaria a vida da cidade grande por uma fazendinha cheia de galinhas e porcos.

- Eu adoro a natureza, adoro caminhar, tomar banho de cachoeira e ir para algum lugar em que nem o celular pegue. Mas daí a morar ... é diferente - diz ela, que também gravou cenas da sua personagem em Carrancas, Minas Gerais. - O lugar mais lindo do mundo - exalta.










Olha só que bonitinho. Juntos há sete anos e pais de um menino, Liam, Harrison Ford e Calista Flockhart: (a Kitty de 'Brothers & sisters') ficaram noivos. O ator surpreendeu a namorada com um anel de noivado. Eles se conheceram há sete anos na festa do Golden Globe e nunca mais se separaram.








A ida de Duda (Tânia Khalil) à Índia vai movimentar os próximos capítulos de 'Caminho das Índias'. Grávida de Raj (Rodrigo Lombardi), ela vai procurar Opash (Tony Ramos) em busca dos direitos do filho que está esperando.

- Já que é a família que impede a união dela com Raj, Duda resolverá ir direto ao problema - explica a autora da novela, Glória Perez.

Primeiro, Opash vai tratar Duda com arrogância e se recusará a encontrar com ela no hotel. Depois, acabará indo e tirará dinheiro do cofre para entregar a ela. Indira (Eliane Giardini) ficará muito desconfiada e achará que o marido tem outra. Opash, com medo de que a notícia da gravdez de Duda traga problemas para o casamento de Raj e Maya (Juliana Paes), deixará que todos acreditam que foi ele quem teve um filho fora do casamento.

- Vai ser grande a confusão - promete a autora.








Esta é a primeira imagem de Juliana Paes, linda, posando para a campanha da joalheria Vivara. Ela substituiu a top Gisele Bundchen no posto de garota propaganda da marca. Por causa do ritmo das gravações da atriz em "Caminho das Índias", as fotos foram feitas na única folga dela, num domingo em São Paulo.







Agora sem a participação de Claudete Troiano e Alexandre Bacci - que, segundo a assessoria de imprensa do SBT, estarão em "novos projetos" da emissora -, o programa "Olha Você" passa a ser ao vivo a partir desta segunda (23).

Com novo formato. A apresentação ficará a cargo de Ellen Jabour, Roberta Peporine, Guilherme Arruda, Eloy Nunes e Izabella Camargo.

Ellen Jabour será a responsável pelas entrevistas e matérias sobre moda e comportamento, enquanto Roberta Peporine ficará na bancada, espaço que dividirá com Izabella Camargo. Guilherme Arruda ficará responsável pelas notícias e por comandar reportagens externas. Eloy Nunes vai falar de meteorologia.

As mudanças acontecem depois de semanas de rumores sobre insatisfação e desentendimentos nos bastidores do programa.






No capítulo desta terça (24) de "Caminho das Índias", o casal Raj (Rodrigo Lombardi) e Maya (Juliana Paes) terá sua primeira noite de amor. As cenas do casal, que a partir de agora protagonizará a novela global, foram programadas a dedo. Coincidirão com a estreia, no mesmo horário, de "Promessas de Amor", a terceira fase de "Os Mutantes", na Record.

A estratégia da Globo é impedir que "Promessas de Amor" tenha audiência superior a 20 pontos, principalmente no Rio --em São Paulo, a saga dos mutantes nem de longe ameaça a liderança global.

Na rede, é grande a expectativa para que "Caminho das Índias" deslanche. Após o casamento de Raj e Maya, outra trama que crescerá será a da falsa morte de Raul (Alexandre Borges).

A autora da novela, Glória Perez, criou uma simulação de morte por infarto. Para isso, contou com a ajuda de um especialista em medicina legal. "Há uma substância, que naturalmente não vou divulgar, que, injetada no indivíduo, provoca um estado de catalepsia que dura algumas horas. É nesse estado que muita gente, antigamente, e ainda hoje no interior do país, é enterrada viva", conta Glória.

Raul e Yvone (Letícia Sabatella), sua cúmplice, fugirão para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No Brasil, Ramiro (Humberto Martins), irmão de Raul, irá pressionar a "viúva", Silvia (Debora Bloch), pelo controle da empresa da família. Eles partirão pelo enfrentamento, e Silvia, para cobrir o desfalque dado por Raul, perderá todos os bens.









A Rede Globo resolveu adiar a estreia da nova temporada do “Programa do Jô”. Portanto, a nova grade da emissora só estará no ar a partir de 13 de abril. A série “Prison Break” ganhará mais algum tempinho no ar, tendo seu episódio final exibido dia 10.






A Record está preparando em toque de caixa a parte técnica do reality show Fazenda Brasil, que será ambientado numa fazenda em Itu, interior de SP.

Fora isso, a emissora fecha o elenco de 14 participantes. Segundo a coluna Canal 1, a Record pretende colocar os famosos para morar na fazenda já a partir de abril, confinados. O prêmio será de R$ 1 milhão.



A estreia está prevista para o dia 02 de junho.







Fazer dieta sem passar fome parece bom demais para ser verdade? A mudança de pequenos hábitos, a substituição de alguns alimentos e uma atenção redobrada para com o seu corpo e a forma como o trata é o suficiente para perder aqueles quilinhos a mais e sem grandes sacrifícios.

Comece a prestar atenção ao seu corpo – quando é que fica com fome? Porquê? Quando é que normalmente come? Porquê? Saiba distinguir quando come porque tem realmente apetite de quando come apenas por “gulodice”, por estar aborrecido ou porque alguém à sua volta está a petiscar alguma coisa. Para domar o seu apetite e perder peso há que comer bem! Parece um contra senso? Não é!
Decifrados os momentos de verdadeira fome, há que comer, mas coma apenas até se sentir saciado, ou seja, sem fome. Isto porque normalmente comemos até nos sentirmos cheios, o que significa que já foi demais! Se ficar novamente com fome antes do que é habitual, não faz mal. Coma até que deixe novamente de ter fome. Em pouco tempo habituar-se-á a “sentir” o seu corpo e a responder-lhe de forma natural e eficaz. Comer mais vezes ao longo do dia, mas em menor quantidade, tem grandes vantagens!
Passar fome ou saltar refeições não é uma dieta, é prejudicial para a saúde. Os estudos comprovam que quem emagrece naturalmente, com recurso a uma dieta progressiva e saudável, terá maior probabilidade de manter o seu peso a longo prazo, ao contrário de alguém que recorre a uma dieta “louca” e rápida. Sim, pode ver resultados imediatos, mas a longo prazo vai perdê-los de vista num abrir e fechar de olhos!
Nunca é demais focar a importância de um bom pequeno-almoço. Se sair de casa sem a energia necessária para enfrentar mais um longo dia, não é apenas a sua barriga que vai reclamar! O cansaço, a desconcentração e a má disposição irão tomar conta de si e, quando a barriga começar a dar horas, vai devorar tudo o que lhe aparecer à frente… é aqui que surgem misturas alucinantes como o café e o rissol ou uma Coca-Cola e uma empadinha a meio da manhã! Se não estiver habituado à primeira refeição do dia, treine o seu corpo para aprender a gostar novamente do pequeno-almoço: comece com um iogurte ou uma peça de fruta, adicione uma torrada, uma malga de cereais, um café com leite, um sumo natural… não tarda nada começa a acordar cheio de fome e vai sentir-se em forma todo o dia!
Dentro do possível, faça de cada refeição, um verdadeiro ritual. Concentre-se nos alimentos, coma devagar, mastigue bem, saboreie cada garfada, fazendo várias pausas até terminar. Se seguir este processo será mais fácil aperceber-se do momento em que já está satisfeito. Isto também implica que não pode aproveitar o almoço para fazer aquelas cinco mil chamadas ou responder a uma tonelada de emails que estão à sua espera há dois dias. Reserve sempre pelo menos meia hora na sua agenda para desfrutar de cada refeição.
Quando se sentar à mesa, procure não encher o prato em demasia, se não, vai sentir-se na obrigação de comer tudo, mesmo que já não lhe apeteça nem mais uma garfada. Menos é mais… e vai ter oportunidade de comprovar isso mesmo!
Analise a sua dieta actual, principalmente as comidas que engordam ou que se enquadram na roda de alimentos pouco sadia. Engordamos por um motivo muito simples: ingerimos mais calorias do que aquelas que gastamos. Por isso, há que cortar o mal pela raiz, ou seja, eliminar (ou reduzir) o consumo de alimentos que não condizem com uma alimentação saudável, começando pelos doces, as refeições pré-cozinhadas, os fritos, os petiscos e os salgadinhos; os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; as carnes gordas (as de ganso e de pato também se incluem aqui); os molhos muito saturados; queijos gordos, os enchidos e as salsichas. Já percebeu não já? Evite estes alimentos porque são altamente calóricos, não saciam e não trazem qualquer benefício nutritivo, havendo, felizmente, muitos substitutos à sua altura!
Segue-se então a substituição de alguns alimentos, pequenos gestos que vão fazer uma grande diferença na sua ingestão diária de calorias. Pode, por exemplo, trocar o leite, a manteiga, o queijo e os iogurtes meio gordos, pelos magros; em vez de maionese, opte por colocar mostarda nas suas sandes; em vez de açúcar, tome o seu café com adoçante ou abdique de ambos; troque um hambúrguer por uma sanduíche de frango com tomate e alface; esqueça as batatas fritas e asse uma batata em papel de alumínio para acompanhar o seu bife grelhado; quando for à padaria traga pão de mistura, centeio ou integral, em vez das habituais bicas. Como vê, existem muitas alternativas para saciar o seu apetite de forma saudável e… apetitosa!
Beba muita água! Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, por isso, faz todo o sentido ingerirmos um e meio a dois litros deste precioso líquido por dia. Para além de hidratar, ajuda a eliminar toxinas e não tem calorias! Por vezes o seu corpo confunde-se e emite sinais de fome quando na realidade o que tem é sede. Da próxima vez que sentir fome, beba um copo cheio de água. Em substituição da água, ou só para variar, faça uma bela caneca de chã, privilegiando o de cidreira, tília, jasmim ou roseira brava. Modere a ingestão de café (mais de 3 por dia começa a ser prejudicial) e de vinho tinto (1 copo por dia é um poderoso antioxidante).
Diga sim aos alimentos com alto teor de água e fibras, como a fruta e os legumes. Devido à sua constituição, são comidas que satisfazem o nosso apetite em quantidades menores e, claro, com muito menos calorias! É daqui que vem a (bem sucedida) estratégia de comer, antes das principais refeições, uma boa sopa ou salada. Para além de ser uma entrada que satisfaz o mais voraz dos apetites, só o seu aspecto já “enche”, o que o leva a comer muito menos quando chegar o prato principal… e a melhor parte é que não vai ficar com fome.
Junte vegetais a tudo: salteie com massa ou arroz, acompanhe com um peixe grelhado, como recheio de uma boa omelete ou para fazer uma pizza vegetariana. Fonte de energia preciosa, os vegetais ajudam a acelerar o seu metabolismo.
Faça da fruta o seu snack de eleição! Para além de saciar a fome, está recheada de vitaminas e nutrientes e há uma grande variedade por onde escolher. O seu organismo e paladar agradecem o facto de não terem que comer sempre a mesma coisa!
Comer mais, sentir-se saciado e perder peso é possível, se escolher alimentos como: ovos (rico em proteínas); sopas (poucas calorias e muitas vitaminas, minerais, fibras e água); guisados; cereais, massa e pão integral; carne magra (especialmente frango e peru); peixe (possui Ómega 3, uma gordura saudável e fósforo, que é excelente para o cérebro), tofu, nozes, leguminosas (ervilhas, favas, feijão, soja, grão) e legumes (os de folha escura fornecem cálcio, ferro e antioxidantes).
Use e abuse das fibras! Estas maravilhas da dieta moderna enchem e demoram a digerir, o que o vai deixar satisfeito durante mais tempo. Como não são absorvidas pelo organismo, são ainda o aliado perfeito para regular o trânsito intestinal.
A ideia não é banir os doces da sua vida por completo, mas sim alertá-lo para as artimanhas que estas pequenas delícias nos preparam: apetece-nos uma mousse de chocolate que devoramos em dois tempos, sentimo-nos bem, mas não tarda nada (sim porque este género de alimento não sacia!), os níveis de glicose descem vertiginosamente e o resultado? Queremos outra mousse e porque não uma fatia de cheesecake!? Se comer bem ao longo do dia, todos os dias, estes ataques súbitos e vorazes têm tendência a desaparecer e vai passar a saborear os doces de uma forma mais natural e equilibrada. Uma vez por semana, os doces são um mimo, mas se recorrer a estas bombas calóricas para matar a fome, prepare-se para dar as boas-vindas aos quilinhos que perdeu no mês passado.
Sabia que uma batata média tem cerca de 100 calorias quando cozida, mas 700 se for frita!? Para manjares rápidos, saborosos e nutritivos opte por cozer, grelhar ou assar os alimentos, evitando ou reduzindo a utilização de óleos, azeites, manteigas e margarinas. Cozinhar com sabedoria é simples! Recorra às panelas de pressão ou a vapor, sem esquecer o forno e o microondas e, na hora de pegar nos tachos, escolha os antiaderentes.
Comer fora pode muitas vezes “acabar” com um regime equilibrada, mas não tem necessariamente de ser assim. Algumas das dicas já mencionadas valem tanto ou mais quando se alimenta fora de casa: comece sempre por uma sopa ou salada para diminuir, à partida, a ingestão de calorias extra; evite os molhos, as natas e a manteiga… e por esta ordem de raciocínio, o cesto do pão; como acompanhamento opte por saladas e legumes em detrimento das habituais batatas e arroz; quando confrontado com a dupla b & a, escolha apenas um, nunca os dois! A sobremesa pode ser “fatal”, por isso, uma salada de fruta ou um sorvete é sempre uma boa opção. Claro que se estiver a celebrar uma ocasião especial ou se não tem cometido grandes excessos, não é uma bela fatia de bolo de chocolate que vai arruinar a sua saúde… pelo contrário!
Uma alimentação saudável deve ser variada, não só para permitir a ingestão dos nutrientes essenciais ao nosso bem-estar (proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e gorduras), mas também para nos satisfazer, evitando assim os ataques constantes de desejos por salgadinhos ou pastas de chocolate inteiras! Para ajudar, imprima esta cábula e coloque-a na porta do frigorífico:
4 – 11 porções de hidratos de carbono (cereais, pão, arroz, massa…)
3 – 5 porções de hortícolas
1 – 2 doses de leguminosas
3 – 5 doses de frutos
2 – 3 doses de peixe ou carne, leguminosas e ovos
2 – 3 porções de lacticínios
Se seguir este plano alimentar, os quilos vão desaparecer e você será um exemplo de quem tem saúde para dar e vender!
Uma alimentação salutar só tem a ganhar se a ela aliar uma rotina de exercício físico. Muito ou pouco, o importante é mexer-se pelo menos três vezes por semana. O motivo é muito simples: queima calorias, o que reduz a gordura, o que aumenta a massa muscular, o que acaba por acelerar o metabolismo, o que, por sua vez, queima calorias (mesmo enquanto dorme!). É dos melhores ciclos viciosos que existem! Para além de se sentir melhor consigo próprio, vai viver cada dia com mais energia e produtividade, uma atitude que até o vai ajudar a manter o regime alimentar. Está convencido?
Emagrecer de forma natural e saudável não tem de ser sinónimo de muitas privações ou horas infinitas com o estômago colado às costas! É, acima de tudo, uma questão de estilo de vida. Para resultados duradouros e um bem-estar global, invista numa relação estável com a roda dos alimentos, sem esquecer o exercício e outros passatempos como estar com os amigos, viajar ou ler. Assim, a comida deixa de ser uma obsessão e é você que passa a estar em primeiro plano!






Nunca se falou tanto nos benefícios de uma alimentação saudável como nos dias de hoje. Na realidade, somos precisamente o que comemos, visto que os alimentos que diariamente consumimos têm influências directas no funcionamento do nosso organismo, cérebro, pele, olhos, estado de espírito e na forma como vivemos o dia-a-dia. Viver bem começa na boca, por isso, saiba como seguir uma dieta saudável.

A loucura das dietas
Fazer uma dieta saudável é diferente do que fazer uma dieta para emagrecer, mas vai acabar por atingir os mesmos objectivos e, talvez, mais alguns! A maior parte das vezes, recorremos às dietas de emagrecimento imediatamente antes do Verão ou porque vamos participar num evento onde queremos estar o nosso melhor ou porque alguém que encontramos na rua há duas semanas nos disse: “estás mais gordinho…”. Claro que enquanto houver disciplina e motivação, a cruzada para eliminar os quilos a mais continua, mas a sensação contínua de fome e da privação de alguns alimentos acaba por vencer e voltamos aos velhos hábitos. Algum tempo depois, ganhamos coragem e iniciamos de novo a dieta, que dura mais umas semanas… e assim entramos num ciclo vicioso que não nos leva a lado nenhum!

Mudar de vida à mesa
Seguir uma dieta saudável é simplesmente mudar o nosso estilo de vida… para sempre! Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode começar a adoptar já hoje – não tem de os fazer todos ao mesmo tempo – mas comece devagar, introduzindo um novo hábito saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor do que alguma vez pensou (e entretanto também vai notar a diferença nas calças!). Pois, é que isto de comer saudável, também é um ciclo vicioso, só que este faz-lhe bem! O seu corpo e mente agradecem.

10 passos simples para uma dieta saudável
Comer muito! Está mais do que provado que devemos fazer mais refeições ao longo do dia para controlarmos melhor o apetite e não enchermos os pratos durante o almoço e o jantar. Para começar, nunca descure o pequeno-almoço: afinal, com tanta variedade à escolha (vários tipos de pão, cereais, iogurtes, café, leite, chá, sumos e batidos naturais) esta é uma refeição para desfrutar ao máximo – basta levantar-se 5 minutos mais cedo ou deixar tudo pronto de véspera – garantimos-lhe que não há melhor forma de começar o dia! Depois, coma de três em três horas, ou seja, faça um pequeno lanche a meio da manhã, a meio da tarde e antes de se deitar (este último só se realmente sentir um vazio no estômago!). Dê por onde der, não salte nenhuma refeição!
Água = 0 calorias! Quer melhor aliado para uma alimentação regrada? Sempre que possível, opte pela água em detrimento dos refrigerantes e dos sumos. O consumo diário ideal desta “bebida milagrosa” é de 1,5 a 2 litros e para que não lhe custe a engolir este hábito, pode beber chá (sem açúcar!) ou adicionar algumas gotas de limão, folhas de hortelã ou menta à sua água para um sabor refrescante e apetecível.
Fruta e legumes ao poder! Para além de emprestarem um colorido irresistível ao seu prato, fazem realmente bem! Em vez de acompanhar o seu bife com arroz, batata frita e salada, que tal apenas uma boa salada com um bocadinho de tudo (alface, tomate, milho, queijo, nozes… até escrito aqui já tem bom aspecto!); ou então, salteie legumes (se não tem tempo de os arranjar, compre os congelados, depois é só aquecer o tacho!). Faça uma boa sopa para iniciar ou preencher qualquer refeição ou até um arroz recheadinho de legumes – existem muitas formas deliciosas de introduzir mais vegetais à mesa – seja criativo e em pouco tempo não vai viver sem os seus legumes! Outra forma fácil de introduzir vegetais no seu quotidiano é na hora do lanche – quem diz que não pode comer uma cenoura a meio da manhã? O mesmo aplica-se à fruta – as bananas, as maças e as peras foram feitas para viajar, por isso, não saia de casa sem, pelo menos, uma peça! Se estiver em casa, prepare sumos de fruta naturais, misturando e experimentando novas receitas (aqui os legumes também podem entrar!).
Carne ou peixe? Ambos e distribuídos irmãmente ao longo da semana. Sempre que possível, substitua a carne vermelha pela carne branca (frango e peru), que tem um teor de gordura reduzido, e opte sempre por grelhar a carne em vez de fritar. Relativamente ao peixe, procure incorporá-lo mais vezes nas suas ementas semanais porque, para além de ser uma fonte de proteínas, é rico em Ómega 3, que faz maravilhas à nossa saúde! Com vários tipos de peixe para experimentar, pode ainda variar na forma de o confeccionar – grelhado, assado, cozido…
A escolha dos lacticínios. Opte sempre pelas variedades magras no que toca aos lacticínios – leite, iogurte, queijo – pois, para além de terem metade das calorias da variante “gordo”, também têm cinco vezes menos colesterol. O argumento diz tudo!
Branco vs integral. É certo e sabido que os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz e a massa branca, não satisfazem o nosso apetite tão bem quanto as variedades integrais. Outros motivos para escolher sempre alimentos integrais incluem: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correcto do tracto digestivo e intestinal. Está convencido?
Hora dos snacks. Apetece-lhe qualquer coisa e o primeiro instinto é ir até a pastelaria ao lado do escritório ou abrir o pacote de bolachas Oreo que está na dispensa? Pode fazer bem melhor do que isso! Para além da fruta e dos legumes que referimos em cima, o lanche pode ser preenchido com uma variedade de opções saborosas e saciáveis: iogurtes de colher ou líquidos (pode comer um diferente todos os dias graças à diversidade existente!), um pão integral com queijo fresco ou fiambre magro, barras de cereais, tostas e bolachas integrais, uma mão cheia de nozes ou amêndoas (não há melhor para sossegar um apetite voraz!), a nossa velha amiga bolacha Maria… diversifique e bom proveito!
Dizer não a… Claro que uma dieta para corpo e mente sã exige alguns sacrifícios, mas se pensar que essas pequenas abstenções vão trazer-lhe grandes benefícios, não lhe vai custar nada! Elimine a palavra fritar da sua cozinha, substituindo-a por grelhar ou assar. Diga não, uma vez por todas, aos alimentos processados industrialmente (doces, bolachas, batatas fritas, refeições pré-preparadas ou congeladas), assim como qualquer alimento que contenha as palavras “gordura parcialmente hidrogenada” no seu rótulo – deixe-o na prateleira do supermercado.
Reduza o sal e o açúcar! O sal em excesso é uma bomba para o nosso coração, mas felizmente existem muitas outras formas de temperar, deliciosamente, os nossos alimentos. Experimente especiarias e ervas aromáticas que nunca usou, mas não recorra à manteiga, à margarina ou ao óleo para cozinhar – prefira sempre o azeite. No que toca ao açúcar, não pretendemos que o expulse da sua alimentação, mas sugerimos uma redução no número de colheres que diariamente coloca no café ou no chá – no início pode custar, mas em pouco tempo estará mais que habituado! Caso não saiba, o açúcar disfarça-se de várias formas – glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrose, melaço e xarope – por isso, há que estar sempre atento aos rótulos para não ingerir o que não quer!
E as tentações? Seguir uma dieta saudável e equilibrada não significa que nunca mais poderá comer uma bela fatia do famoso cheesecake que só a sua mãe sabe fazer, nem mandar vir uma pizza numa sexta-feira à noite depois de uma semana cansativa ou deliciar-se com um refrescante gelado numa tarde de Verão. O que seria de nós sem estes pequenos prazeres da vida? Desde que seja a excepção e não a regra, saboreie essa mousse de chocolate até à última colherada e sem sentimentos de culpa!







O stress engorda?



Sim. Uma resposta simples para uma pergunta simples. Ah, não sabia? É verdade, o aumento de peso e os diferentes níveis de stress aos quais podemos estar expostos estão ligados em mais maneiras do que uma. Para além de contar calorias, reduza o stress para não ter uma surpresa desagradável da próxima vez que subir à balança.

Hormona do stress
Seja qual for a fonte de stress – profissional ou pessoal – a verdade é que o nosso corpo entra imediatamente em alerta, produzindo alterações relativamente aos níveis de energia, metabolismo, circulação sanguínea e na libertação de mais ou menos hormonas. Não parece nada de especial? E se lhe dissermos que longos períodos de stress (ou então o stress crónico) libertam, curiosamente, a hormona do stress, também conhecida como hormona cortisol? Ora, uma vez “à solta”, o cortisol interage com o funcionamento natural do organismo, alterando-o de formas que, entre incentivar vários problemas de saúde, também engorda.

Cortisol ataca
Impulsionado por um estilo de vida ou uma fase particularmente stressante, o cortisol pode contribuir para o aumento de peso de 4 formas distintas:

Desejos. Visualize o seguinte cenário: acaba de sair do escritório para ir almoçar antes de voltar para acabar aquela apresentação importantíssima que vai exibir à direcção no dia seguinte. Anda nisto há semanas, sem dormir, já roeu as unhas até desaparecerem e está uma pilha de nervos… o que vai almoçar? Uma salada nutritiva ou uma pizza gordurosa? Apostamos na segunda opção. É que quem sofre de stress crónico está instintivamente mais desejoso de alimentos processados, com muito açúcar e/ou sal. Ou seja, o menos saudável possível e fonte infinita de calorias.
Metabolismo. OK, a sua vida anda numa roda-viva e o stress tem sido o seu companheiro de viagem há muitos meses. Em contrapartida, não tem alterado muito o seu regime alimentar, mas mesmo assim… engordou. Inexplicável? Não. Muito cortisol (resultante de muito stress) pode reduzir o seu metabolismo, ou seja, se está com dificuldade em queimar calorias, é natural que ganhe peso. O agravante é que até seguir uma dieta torna-se difícil neste estado.
Açúcar no sangue. Longos períodos de stress podem ainda alterar os níveis de açúcar no sangue e já sabemos o que acontece aí: alteração de estados de humor, fadiga e até hiperglicemia. Não queremos ser alarmistas, mas a verdade é que já alguém disse “o stress mata” e a overdose de stress está ligada à síndrome metabólico – um conjunto de perturbações que pode ser a origem de problemas de saúde muito preocupantes, como o diabetes ou os enfartes.
Armazenamento de gordura. O stress em excesso consegue ainda afectar a forma como o corpo armazena gordura, ou seja, elevados níveis de stress estão directamente relacionados com a gordura abdominal. Um grande problema para muitas pessoas, para além de ser esteticamente desagradável, uma “barriguinha” com alguns quilos a mais tem vários factores de risco associados em termos de saúde.
Stress: uma estranha forma de gordura
Curiosamente, o stress é ainda capaz de influenciar o nosso aumento de peso indirectamente, através de actos e gestos quotidianos que acabam por ser prejudiciais para um estilo de vida saudável. Mesmo se esquecermos por momentos a hormona cortisol, se o factor stress se mantiver, o aumento de peso também vai continuar a ser real. Veja como.

A comida é um escape emocional. Existem milhões de pessoas em todo o mundo que procuram conforto e um escape na comida. E não estamos a falar de um peixe grelhado ou uma sopa de legumes… estamos a falar naqueles “desejos” que abordamos há pouco. Não temos fome, mas estamos stressados por isso toca a trincar! O resultado? Comemos sem apetite e mais vezes do que o normal… mais cedo ou mais tarde, a balança vai acusar.
Comida de plástico. Para além de dizer “estou super-stressado”, qual é a segunda frase mais popular dito por quem tem um dia-a-dia altamente stressante? “Não tenho tempo!” Os especialistas acreditam que esta é também uma “desculpa” perfeita para as pessoas não confeccionarem refeições saudáveis e deliciosas em casa, optando antes por mandar vir uma pizza ou passar pelo drive-thru do McDonald’s. Revê-se nesta imagem?
Falta de tempo para o exercício físico. O “não tenho tempo!” volta ao ataque, desta feita para explicar uma vida sedentária – passada em filas de trânsito, numa secretária e em frente à televisão – sem o tão necessário exercício físico. Tudo junto e os quilos não param de aumentar.
Felizmente, existem várias maneiras, fáceis e eficazes, de reduzir o stress na sua vida. Feito isso, é meio caminho andado para voltar a uma dieta alimentar saudável, com mais tempo para o desporto e menos tempo para roer as unhas.






Deixe de ver o seu plano de emagrecimento como um pesadelo e comece a ver resultados sem sacrifícios. Por vezes, as coisas mais simples são as mais eficazes e foi nesse sentido que escolhi estas 20 dicas que não são mais do que gestos simples que pode facilmente incorporar no seu dia-a-dia, em nome da perda de peso! Escolha a melhor para si ou então combine várias para uma dieta recheada de sucessos.

Alie-se a um profissional. Consultar e ser seguido por um nutricionista é uma excelente forma de iniciar uma dieta, mantê-la e transformá-la num estilo de vida saudável. Para além dos conselhos, um nutricionista é ainda uma importante fonte de motivação.
Não se vicie na balança. Pesar-se 3 vezes ao dia na expectativa de ver quantas gramas já perdeu em nada vai ajudar a sua dieta. Pelo contrário, vai contribuir para o aumento dos níveis de frustração que, se não forem bem controlados, rapidamente levam à desistência. Para realmente ver resultados, pese-se 1 vez por semana no máximo.
Símbolo de motivação. Pode ser um bonito vestido de noite ou os seus jeans preferidos… o que interessa é que o símbolo escolhido esteja à vista para lhe lembrar diariamente qual é a sua missão. Depois de algumas semanas, experimente essa peça de roupa e veja como finalmente já não encrava nas coxas! Já só falta mais um bocadinho…
Calorias vs. exercício físico. Para emagrecer, é necessário comer menos calorias ou então queimar mais calorias. Por norma, os planos de emagrecimento centram-se na primeira… porque não optar antes pela segunda? Principalmente para quem tem grandes dificuldades em alterar os seus hábitos alimentares… não há nada como experimentar.
Frescos do dia. Elimine, de uma vez por todas, os alimentos processados, congelados e pré-cozinhados, optando antes por fruta e legumes do dia, carne e peixe frescos. Para além de perder peso, estas alterações trazem ainda outros benefícios – menos fadiga e dores de cabeça.
Pequeno-almoço sempre. A primeira refeição do dia é a mais importante por vários motivos: quebra o longo jejum da noite (é precisamente isso que significa “break-fast”), fornece a energia necessária para o dia que tem à sua frente, e regula o apetite para assegurar que nas próximas refeições não coma tudo aquilo que lhe apareça à frente.
Tentações ocasionais. Tente ligar os seus “pecados” alimentares a ocasiões especiais: por exemplo, come um gelado sempre que vai ao cinema; mandar vir uma pizza é uma tradição de sexta-feira à noite. Tudo bem. Ao manter estas “tradições” está a dar um significado especial a esses alimentos, reservando-os exclusivamente para essas alturas e evitando excessos.
Lanchar cereais. Em vez da habitual tosta mista, croissants ou bolos, na hora do lanche opte por uma taça de cereais com leite magro: uma refeição saciante, saborosa, fácil de variar (basta alterar o tipo de cereais) e baixa em calorias.
Seduza o seu paladar. Troque o fast food pela alimentação biológica ou macrobiótica, experimente refeições vegetarianas, cozinha internacional ou sushi. Desperte o seu paladar para novas experiências alimentares, mais saudáveis e surpreendentemente deliciosas.
Trocar de prato. Comer menos é mais difícil do que se imagina, mesmo quando se está motivado para perder peso. Experimente trocar o prato normal do almoço/jantar por um prato de sobremesa. Apesar de acomodar 40% menos comida, o facto de o ver cheio é um excelente motivador psicológico.
Comer sozinho. Sempre que possível, almoce ou jante sozinho: estando rodeado de pessoas, é mais fácil repetir doses e cometer excessos (terminar a comida dos miúdos, por exemplo). Jante antes ou depois da família, levando o seu prato já preparado para outra divisão da casa que não a cozinha e desfrute da refeição, voltando apenas quando todos tenham terminado. Quando estiver disciplinado, volte a partilhar as refeições com a família.
H2O milagroso. É impressionante o peso que pode facilmente perder se substituir refrigerantes e álcool por água. Para quem precisar de um toque de sabor, basta adicionar uma rodela de limão ou folhas de menta ao seu copo de água ou então beber chã quente ou frio, de preferência sem açúcar. Mais fácil é impossível.
Faça uma pausa. Se o sentimento de privação está a pôr em risco a sua dieta, não há nada como fazer uma pausa. Há quem siga uma dieta rígida durante a semana e permita alguns excessos durante o fim-de-semana. Quando for assolado por um doce desejo, lembre-se que só faltam dois dias para o sábado.
Dentes lavados. Mal acabe de jantar, lave logo os dentes. Para além da pasta de dentes alterar, de forma negativa, o sabor dos alimentos, este pode funcionar como um sinal de que não vai comer mais nada hoje.
Admiráveis alongamentos. Se a aeróbica, a natação ou o jogging não são para si, que tal experimentar algo mais relaxante? Para além de aumentar os níveis de energia e bem-estar geral, os alongamentos que caracterizam modalidades como o ioga e o pilates tonificam o corpo, ou seja, adeus gordura!
Enganar a fome. Não tem fome mas apetece-lhe comer alguma coisa. Revê-se neste cenário? Não se entregue às tentações da “comida emocional” – da próxima vez que for “assaltado” por esta vontade vá ver o seu e-mail, folheie a revista que acabou de comprar ou leia um capítulo do seu livro. Se depois de 15 minutos ainda sentir fome, então coma. Mas, o mais certo é deixar-se absorver por aquilo que está a fazer e esquecer-se da comida.
Distracções saudáveis. Se tem dificuldade em fazer a sua caminhada ou jogging diário, experimente ir acompanhado de um livro áudio; se estiver em casa e a bicicleta estática ou a passadeira chama por si sem sucesso, ligue a televisão e veja as notícias ou então um episódio da sua série preferida. Nem vai dar pelo tempo passar!
Saia de casa. Seja para ir passear para o centro da cidade, para o shopping, para frequentar um curso ou ir ao supermercado, substituir o acto de estar fechado em casa em frente à televisão rodeado de snacks, por algumas centenas de passos e ar fresco é uma ajuda preciosa para diminuir a sua cintura.
Sinta o que perdeu. Da próxima vez que sentir vontade de fugir à dieta, pegue em 2 quilos de açúcar ou num saco de batatas de 5 quilos e relembre-se que já perdeu todo aquele peso e não quer voltar a senti-lo!
Comemore cada vitória. Estabeleça uma meta realista e sempre que conseguir perder 2 quilos, por exemplo, mime-se. O reconhecimento do esforço feito é a motivação que precisa para dar mais um passo em direcção ao sucesso e à concretização do resultado pretendido.

Nenhum comentário: