9.12.08
Durante o enterro de Gonçalo (sim, o personagem de Mauro Mendonça vai morrer!), em "A favorita", Flora (Patrícia Pillar) será ameaçada por Seu Pedro (Genézio de Barros). E ficará apavorada e intrigada. Com muita raiva da vilã, ele dirá que ela um dia será castigada "nem que seja pelas mãos dos mortos". Ela contará para Silveirinha (Ary Fontoura) a frase macabra que ouviu do pai, mas depois achará que ele está mesmo "um velho louco".
Halley cai em armadilha de Flora e é preso, em 'A favorita'
Halley (Cauã Reymond) vai cair em uma armadilha de Flora (Patrícia Pillar), em "A favorita". Ele está no carro, aguardando o sinal de trânsito abrir, quando o automóvel é atingido na traseira por um outro veículo.
Tenso com o susto, Halley sai para ver o tamanho do estrago e, sem desconfiar de nada, não percebe quando o motorista do veículo coloca uma droga em seu carro. O homem ainda alerta o policial sobre o perigo que o rapaz representa. Sem ter como explicar o fato, Halley acaba atrás das grades sem ter idéia de que o responsável pelo “acidente” foi contratado por Dodi (Murilo Benício).
Alícia (Taís Araújo) vai ficar entre a vida e a morte, em "A favorita". A moça será atingida por uma bala perdida ao sair de um posto médico. Como quer levar uma vida mais humilde para não ser mais conivente com as falcatruas do pai, Alícia não tem dinheiro para ir a um dentista particular. Então, ela procura atendimento num posto de saúde para resolver o problema de uma dor-de-dente.
Acompanhada de Didu (Fabrício Boliveira), ela entra na fila para a consulta e, ao sair, sem qualquer tipo de segurança especial, é forçada a se esconder durante um tiroteio entre policiais e os mesmos bandidos que negociaram armas com Romildo (Milton Gonçalves).
Achando que a troca de tiros havia parado, Alícia sai correndo para fugir da confusão e acaba sendo atingida por uma bala perdida. Didu se desespera ao ver a irmã ferida e se aproxima para ajudar. Com a moça inerte, ele implora por médicos e Alícia acaba sendo levada para um hospital.
Público parou para ver as duas atrizes em cena
Lília Cabral e Paula Burlamaqui gravam 'A favorita' em Copacabana
Depois de vários dias nublados no Rio, a equipe de “A favorita” foi presenteada com um sol de rachar na última quinta-feira, quando foram gravadas cenas de Stela (Paula Burlamaqui) e Catarina (Lília Cabral) na Cidade Maravilhosa.
Com cenário lindo ou não, o fato é que a produção da novela deu duro! No calçadão de Copacabana, cerca de cem pessoas trabalhavam na gravação da seqüência, que começou a ir ao ar ontem: a viagem de Catarina e Stela. Apesar do calor, muitos passantes pararam para ver as atrizes na ralação e alguns banhistas até se tornaram figurantes por poucos minutos.
— O público colabora muito, principalmente, quando há uma grande estrela na cena. Percebo, por exemplo, que as pessoas adoram a Lília. Aí, todo mundo quer ficar perto, tirar uma foto. Gosto muito de gravar externas, esse contato do público com a novela é ótimo e não me atrapalha em nada — garantiu o diretor Roberto Naar, que estava à frente da seqüência.
O problema em se gravar “A favorita” na rua, no entanto, é ter que se preocupar com os mínimos detalhes. A cena de Catarina e Stela no restaurante Garota de Copacabana foi interrompida duas vezes: primeiro porque um caminhão com o nome da transportadora parou atrás das atrizes, depois porque um outro veículo passou fazendo muito barulho. Num outro momento os banhistas, que estavam perto da estátua de Carlos Drummond de Andrade, precisaram trocar suas barracas com a logomarca de uma cervejaria por outras levadas pela equipe da novela. Um ambulante também mudou de lugar. Muitos atendem ao pedido da produção numa boa, mas tem sempre aquele que faz uma reclamaçãozinha...
— A gente sempre pede com educação, sorriso no rosto. A praia é pública, não podemos tirar ninguém. Mas a maioria ajuda, todo mundo gosta da novela — explicou Andreia Hollanda, coordenadora de produção da trama.
Enquanto a equipe, que se besuntou de protetor solar, ficava de um lado para outro fazendo mil acertos para a gravação, Lília e Paula buscavam abrigo debaixo de um enorme guarda-sol, ensaiando suas falas e posando para a “platéia”. Lília, aliás, ainda teve que se preocupar com a filha, Giulia, de 11 anos, que a
acompanhou no trabalho.
Superstições. Quem não as têm?
As cozinhas de nossas casas estão repletas delas e, muitas delas, estão tão intrinsecamente ligadas ao nosso dia a dia quem nem prestamos mais atenção. Realizamos atividades até, por que não, ridículas, sem nem ao menos saber o porquê, e muito menos pensamos que sejam atos sem a menor reflexão do porquê. Não notamos o quanto insensatos estamos sendo.
Seguindo os conselhos da riquíssima tradição culinária de nosso país, temos uma grandiosa lista de mito e ritos que são seguidos por todos nós dentro de uma cozinha.
Segue abaixo uma pequeníssima relação de supertições na cozinha:
-Não devemos xingar o nome do diabo enquanto estivermos tentando acender o fogo e esse não estiver acendendo. Isso porque significa que você está chamando o Diabo para ajuda-lo.
S-ó uma única pessoa pode mexe a comida, senão, tira-lhe o sabor.
-Não se remexe a comida com uma faca, porque faz mal.
-Não se bate com a colher na borda da panela, porque queimará a comida inevitavelmente.
-Não se faz comida com pouca roupa.
-Fogo feito com papel queimado não segura o sabor do alimento.
Regime drástico
Alimentação correta para cada signo
Há quem acredite na influência dos astros em todos os momentos da vida. Sendo assim, eles também influenciam o hábito alimentar, correto?
Pois bem, cada signo do zodíaco possui características próprias que podem influenciar tanto o gosto de vestir como a preferência por certos alimentos e temperos. É claro que não é só esse fator que vai interferir no gosto de cada um, até porque o signo solar na astrologia é apenas uma informação entre tantas outras e pode ser que talvez você se identifique com mais de um signo. Isso é normal: pode ser que seja o seu ascendente e você não saiba ou é um signo forte no seu mapa astral.
Conheça abaixo a alimentação ideal para cada signo:
Áries
Preferem os pratos de sabores mais salgados do que doces e a cozinha frugal, como saladas de vegetais verdes e crus que acompanham pratos mais elaborados como churrascos ou peixes assados ou grelhados. Áries aprecia o sabor picante. Na sobremesa, frutas e sorvetes de creme fazem sucesso.
Touro
Adora alimentos bem preparados de sabores quentes e refinados, com a apresentação caprichada. É também amigo dos doces, compotas e geléias. Não aprecia sabores muito ácidos ou azedos. Aves e carnes magras, massas, com molhos de sabor delicado e uma sobremesa sofisticada fazem a festa.
Gêmeos
Este signo se alimenta aos poucos, em pequenas quantidades e ao longo do dia. Gêmeos capricha nos temperos inventivos, mas sabe apreciar uma pizza e até um bom fast-food. A comida precisa ser bem variada, colorida e leve, com sabores tendendo ao ácido e ao amargo, mesmo nas sobremesas frias e leves.
Câncer
Signo da infância. Alimenta-se conforme seu estado emocional. Às vezes é frugal, outras é excessivo. Amante das sopas delicadas, dos purês exóticos e dos peixes e frutos do mar, não se dá bem com alimentos muito condimentados ou pesados. Na sobremesa, frutas frescas ou bolo de chocolate.
Leão
Requintado e amante dos prazeres sociais, costuma ter um estômago forte e detesta cozinhar apenas para si mesmo. Condimentos, brilho e colorido especial são aconselháveis na hora de comer um bom assado de pernil. A bebida deve ser a melhor; na sobremesa, bavaroise ou bolo Floresta Negra.
Virgem
Naturalista e atento à qualidade dos alimentos, é um tipo difícil de contentar. De vez em quando se permite uma pequena loucura, quando então se entrega aos vinhos que acompanham massas bem produzidas. Saladas verdes e cruas, frutas não muito ácidas e tempo para digerir o que come são essenciais.
Libra
Adora sair com os amigos para os bares da vida e se alimenta de verduras, carnes e peixes com acompanhamento leve. Com certa tendência a se alimentar mal quando não está tranqüilo, Libra precisa de variedade alimentar e sabores pouco ácidos ou apimentados. Sobremesa, quase nunca…
Escorpião
Quando está bem, adora experimentar alquimias diferentes na cozinha e condimentos exóticos. Quando está mal, é capaz de comer qualquer coisa, quando come. O apetite é extremado e pode passar época se alimentando de um mesmo tipo de comida. Sobremesas elaboradas são a sua perdição.
Sagitário
O signo do excesso. Alimenta-se de acordo com sua inspiração. Gosta de dietas purificadoras, que alterna com loucuras gastronômicas. Depois, luta contra a balança, acrescentando muito verde nas saladas generosas e muita fruta ao café da manhã. A alimentação matutina é essencial para ele.
Capricórnio
Sensual e amante dos prazeres da vida. Têm um estômago resistente e gostos estranhos, como alimentos duros de mastigar e chás amargos. Mas sabe saborear alimentos requintados e bem preparados. O chocolate (amargo) e a batata são seus grandes aliados na luta contra a depressão.
Aquário
Este é um signo que se alimenta preferencialmente de poucas quantidades de comida e tem digestão lenta. Comidas frias e muito ácidas podem comprometer sua digestão. Grãos e cereais são bem recebidos, assim como raízes e vegetais cozidos, fechando com uma sobremesa gelada com cobertura quente de fruta.
Peixes
A instabilidade e emotividade deste signo se manifestam também na alimentação: quando está bem e animado, come de tudo; quando está melancólico, come além do que deveria, até salgadinhos, o que promove aumento de peso. As massas são sua perdição. Adora sorvetes e doces.
Na busca por uma pele bonita, cabelos mais hidratados e pelo corpo tão sonhado, homens e mulheres fazem crescer o mercado da beleza, os produtos desse meio são tantos que as pessoas até se perdem em meio a eles.
No entanto, deve-se destacar que não basta só utilizar esses produtos. A alimentação tem forte e decisiva participação nesta caminhada rumo à beleza saudável. O segredo de um corpo belo e saudável está na escolha da dieta, ou seja, dos alimentos que comemos.
Frutos do mar para a pele que descama
A causa pode ser carência de zinco (encontrado em frutos do mar e carne vermelha) ou das vitaminas C e E. Coma todos os dias vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola (fontes de vitamina C), um punhado de castanhas e tempere a salada com azeite extravirgem (fontes de vitamina E). Aproveite também para consumir sem culpa vitamina A (cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora) e a D (queijo branco e iogurte desnatado), que ajudam a manter a pele viçosa. Uma dica valiosa é tomar 10 minutos de sol diariamente, de preferência antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Soja contra pés e calcanhares rachados
O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.
Castanha para vasinhos
Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.
Sementes para unhas quebradiças
Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio. Recorra a sementes de abóbora e girassol (sem casca) e a brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais. Boas fontes desses minerais, eles fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes.
Melancia contra a gordura localizada
O problema pode ser hereditário ou conseqüência de hormônios desregulados, sedentarismo ou aumento de peso. Para combatê-la, reforce a alimentação com melancia e abacaxi: diuréticas, essas frutas ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Invista também em verduras, cereais integrais e muita água. Aumentando a ingestão de fibras, o intestino funciona melhor e a saciedade aumenta. Fuja de fritura, pão e arroz brancos, pratos gordurosos, refrigerante e doce, alimentos para os adipócitos, as malignas células de gordura que, nas mulheres, tendem a se concentrar nos quadris e abdômen. Evite o sal, que retém líquidos e causa inchaço.
Rúcula contra lábios rachados
Sabe aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? São conseqüência da falta de vitamina B2. Recorra aos vegetais de folhas verde-escuras (rúcula, almeirão, couve, escarola), amêndoa crua e gérmen de trigo.
Ovo para um cabelo bonito
Como os fios são formados basicamente de proteína (queratina), para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes protéicas: ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas (feijão, soja) e grãos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Contra-ataque com fontes desses nutrientes: brócolis, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes. Corpo enxuto? coma mais frutas
Temperos medicinais
Se você pensa que os temperos só servem para dar um sabor melhor a sua comida, tenho uma ótima notícia para você, os condimentos que utilizamos no nosso dia a dia são ótimos ingredientes para ativar a digestão e prevenir doenças, principalmente do estômago. Salsa, manjericão, alecrim, orégano, pimenta e cominho são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes.
A nossa culinária é uma das mais bem temperadas, adoramos um tempero e isso não é segredo para ninguém. Devemos manter esse hábito vivo em nossa cultura, a saúde vai agradecer!
Saboreie a vontade:
ALECRIM: Realça o sabor de aves e carne de carneiro. É um bom ajudante no controle da pressão alta. Seu óleo é eficaz para dores musculares e seu chá alivia dores de cabeça;
ALFAVACA: Bom para temperos de sopas e molhos. Possui propriedades digestivas, antiflatulenta, anticatarrais e antiasmática. Também é benéfica para problemas urinários;
CEBOLINHA: Realça o sabor de batatas, sopas e cozidos e tem propriedades de baixar a pressão sangüínea;
CEROFILO: Ideal para peixes e possui propriedade antihipertensiva;
COENTRO: O seu sabor forte realça os pratos de vegetais, molhos e aves. Tem propriedade de aliviar problemas digestivos;
CONFREI: Nativa da Rússia, seu chá é indicado como analgésico, anti-séptico e antiasmático. Também possui propriedade anticâncer, devido ao antioxidante alantoina;
DENTE DE LEÃO: Suas raízes e folhas têm bastante vitamina C. Tem efeito diurético, laxativo e depurativo, purificando o sangue;
ERVA DOCE: Ideal para massa de pães e, quando em chá, tem efeito calmante, diurético, antiasmático e digestivo. Se tomado na fase da amamentação; pode estimular o aumento da produção de leite;
HORTELÂ: Suas folhas realçam o sabor de peixes, carne moída e carneiro. Também fica muito bom com frutas e sorvetes. Auxilia na digestão e acalma os brônquios se passada nas costas e peito das crincas. Além disso, suas folhas quando mascadas aliviam e refrescam o hálito;
LOURO: Bom para sopas, cozidos e feijão. Tem propriedade de aliviar os gases digestivos;
MANJERICÂO: base de diversos pratos. É diurético, digestivo, fortificante e antigripal.
ORÉGANO: Bom para saladas e pratos que contenham tomates. Suas folhas são digestivas e descongestionantes;
SALSA: Quando consumida em porções de 30g, são ricas e boas fontes de Vitamina C. Possui grande quantidade de bioflavonóides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas e diuréticas;
SALVIA: Bom para pratos de aves, carne de porco e pães. Seu chá é usado como digestivo e como líquido para bochechos e gargarejos, agindo contra gengivites, aftas e inflamações na garganta;
TOMILHO: É uma das ervas favoritas na culinária italiana. Seu chá é bom para aliviar distúrbios intestinais e em gargarejos contra inflamações da garganta, bem como em xaropes para tratamentos de tosses e congestões respiratórias;
ESPECIARIAS MAIS DO QUE AROMATIZANTES:
ALÇAFRÃO: Potente afrodisíaco. É utilizado em sopas de verduras, arroz, peixes e brioches doces;
ALCAPARRA: seus botões são utilizados na preparação de molhos e temperos. Atua como estimulante estomacal. Alerta: como são conservados em sódio, os hipertensos devem usar o ingrediente como moderação;
CANELA: Alivia inchaços e gases. Bom para ser usado com bananas, maçãs assadas, entre outros;
COMINHO: Especiaria picante. Combina bem com pimentas e é bom no preparo de tahine (pasta de gergelim). Combinado com pimentas, pode auxiliar na perda de peso, por aumentar o gasto energético basal;
GENGIBRE: Bastante popular em sobremesas e refrigerantes. É utilizado contra enjôos.
MOSTARDA: Combina com frango e carne bovina. É aliado no alívio de dores e congestão;
PIMENTA: É usada para condimentar vários pratos quentes do Brasil e México. A capsaicina, óleo volátil que dá o ardor às pimentas, é usada como analgésico. Melhoram o humor, por estimular a produção de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar;
PIMENTA DO REINO, PRETA OU BRANCA: Excelente no preparo de sopas carnes e aves. Base de diversos pratos como pizza, sanduíches… Aspirar seu pó previne os desmaios.
As superervas QUE VÃO SECAR VOCÊ
Descubra a ação das ervas no organismo e como combiná-las numa mesma infusão, facilitando a perda de peso
Seis xícaras diárias. Essa é a medida de chá recomendada nesta dieta. Mas, se você quiser mais,
fique à vontade! O importante é não deixar de ingerir uma xícara de cinco a dez minutos antes de cada refeição, incluindo café da manhã, ceia e lanche. Dessa forma, além do efeito terapêutico da erva, o chá dá uma sensação de saciedade, amenizando a fome, o que facilita controlar a quantidade de comida colocada no prato.
Quantas ervas usar no chá? Pode ser uma, duas ou todas de um mesmo grupo (veja abaixo). Também é permitido combinar ervas de grupos diferentes. No caso de você ter retenção hídrica e intestino preso, por exemplo, faça um mix de ervas diuréticas e digestivas. Alfafa e hortelã, segundo o doutor Gino, são curingas – desintoxicante e aromática, respectivamente, merecem entrar em todas as combinações. Ele divide as ervas em grupos de acordo com os princípios ativos e sua ação no organismo.
Diuréticas: o fim da retenção hídrica
Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso ou, pior, engorda.
Ervas: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).
Digestivas: intestino regulado e barriga lisinha
Contêm substâncias que atuam no fígado, onde é fabricada a bílis, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino.
Ervas: hibisco (Hibiscus sabdariffa), cáscara- sagrada (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).
Calmantes: ansiedade sob controle
Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida.
Ervas: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis), mulungu (Erythrina mulungu) e aniz (Pimpinella anisum).
Desintoxicantes: operação limpeza
O principal papel destas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor e, com isso, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso.
Ervas: alfafa (Medicago sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), chá-verde (Camelia sinensis), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), bardana (Arctium lappa).
Emagrecedoras: ação dissolve gordura
Têm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e, principalmente, no intestino.
Ervas: alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense), cana-do-brejo (Costus spicatus), graviola (Anona muricata), cabelo-de-milho (Zea mays), carqueja (Baccharis trimera), capim-limão (Cymbopogon citratus).
ferva e abafe
Preparar o chá é simples: ferva a água, junte a erva desidratada e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado, com ou sem adoçante. Para garantir o efeito medicinal e o sabor, use 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água. No caso do mix, a recomendação é 1 colher de sopa de cada erva para a mesma quantidade de água. Triplique a medida se a erva for fresca.
boas medidas
O que você deve evitar para potencializar a dieta.
• Combinar dois tipos de carboidrato numa mesma refeição, como arroz e batata.
• A única parceria permitida é o arroz e feijão. Afinal, a dupla é típica no prato do brasileiro.
• Usar muito sal. Esse tempero deve ser praticamente descartado, pois faz o corpo reter líquido.
• Prefira ervas e especiarias como orégano, alecrim, salsa, dill.
• Consumir alimentos refinados (arroz, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Eles são rapidamente absorvidos pelo organismo, estimulando o pâncreas a liberar muita insulina – hormônio que contribui para o acúmulo de gordura.
• Comer e dormir. Espere pelo menos uma hora e meia depois do jantar para ir se deitar.
• Ingerir bebida alcoólica, pois é muito calórica.
Com 1200 calorias por dia (você não vai passar fome) e muito chá – pelo menos uma xícara antes de cada refeição —, dá para afinar bem mais fácil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário