19.6.08



Para Carmo Dalla Vecchia, Zé Bob é 'um mocinho de é quebrado'
A Favorita
O ator define assim seu personagem em A Favorita, o primeiro galã de sua carreira em uma trama das 9 na Globo
Aos 38 anos, Carmo Dalla Vecchia faz sua estréia como o galã de uma trama das 9 da Globo. E, como Zé Bob, promete fazer muita mocinha suspirar. É que o jornalista investigativo é daqueles que não deixam passar um rabo de saia perto dele. Logo de cara, Zé Bob se envolve com Flora (Patrícia Pillar), Donatela (Claudia Raia) e Alícia (Taís Araújo). "E tem outra história por aí", adianta, sem revelar que personagem feminino também cairá em sua rede. Longe da telinha, no entanto, Carmo garante que tem um perfil muito diferente do repórter sedutor. "Sempre fui quietinho", diz, para, em seguida, revelar o que uma pessoa precisa ter para conquistá-lo. "Ser sincera. Só isso." Fofo assim e ele ainda anda solteiro. Pode?

Estréia tranqüila
Antes da estréia de A Favorita, durante a coletiva para a imprensa, Carmo Dalla Vecchia só tinha uma preocupação: como a família reagiria ao ouvir o nome da cadela (da raça labrador) de Zé Bob. "É que ela se chama Vilma, o mesmo da minha avó que acabou de falecer. Olha que situação! Quando minhas tias virem, não vão achar graça nenhuma", falava com bom humor. E quanto a protagonizar uma novela das 9 da Globo? O ator jura que encara o posto com naturalidade. "Não muda nada. É uma produção que tem uma audiência muito maior que a de outros horários, mas, por exemplo, com Cobras & Lagartos, tivemos ibope de novela das 8", justifica.


Pelo avesso
O ator vai logo avisando: Zé Bob não é um herói tradicional. "É um mocinho de pé quebrado, que está passando pela crise dos 40. Pegou todas as mulheres que quis e hoje não tem nenhuma. Tem só uma cachorra dentro de casa", avalia Carmo, que faz questão de dizer que vive um momento bem diferente do personagem, apesar da aproximação com a idade redonda. "Para mim, está tranqüilíssimo. Minha crise foi cedo, aos 30 (risos)", diz. O motivo? Perceber que não era mais uma criança. "Você toma certas responsabilidades que não dá mais para voltar atrás. Você já passou por tudo, já experimentou um pouco mais da vida", filosofa.


Do outro lado da notícia
Carmo não mediu esforços para dar vida ao repórter Zé Bob e mergulhou de cabeça no universo do jornalismo durante três meses. "Fui a várias redações em São Paulo (incluindo a da Contigo!, revista da Editora Abril) e no Rio. Saí a campo com os jornalistas, para investigar a máfia do jogo do bicho, a máfia dos transportes, do lixo coletivo...", conta o galã, que ficou impressionado com o que ouviu em suas excursões. "A gente sabe que existe, mas escutar pessoalmente é muito difícil. Assim tipo... 'Quem vota não lê jornal. O eleitor não lê jornal'. É muito cruel ouvir isso da boca de um político", lamenta.


Um mito boêmio
O solteiríssimo Carmo garante que está muito distante da agitação romântica de seu personagem. Aliás, o ator até fica em silêncio por uns segundos para lembrar se já teve alguma fase galinha. "É, o efeito Zé Bob comigo foi muito rápido, muito rápido", responde, enfim. Não foi à toa que o ator se interessou pela vida do jornalista Tarso de Castro, editor de O Pasquim e morto em 1991. "Eu li a biografia dele, que tinha esse caráter, pegava muitas mulheres, o visual parecido com o meu...", explica o gato.


Nasce um garanhão?
Além de honestíssimo jornalista, Zé Bob tem uma outra característica marcante: é supermulherengo. "Ele terá uma relação com Flora (Patrícia Pillar), Donatela (Claudia Raia), Alícia (Taís Araújo) e mais uma personagem", adianta. José Mayer (o celibatário Augusto César da trama), famoso por seus personagens sedutores, teria passado o bastão? Carmo dá uma gargalhada e sai pela tangente. "Não, o Zé Mayer está muito bem, está com Juliana Paes", afirma, referindo-se a Maíra, que, na história, se apaixona pelo personagem do veterano.







Rakelli, a menininha maluquinha
Ísis Valverde rouba todas as cenas na pele de sua atrapalhada personagem em Beleza Pura
Há dois anos, a vida de Isis Valverde mudou como num passe de mágica. Aos 19 anos, quando saiu de Aiuruoca, cidade do interior de Minas Gerais, ela era uma desconhecida do público. E continuou assim por um tempo, mesmo depois de aparecer na novela Sinhá Moça (2006). Como na trama a atriz aparecia com o rosto coberto para viver Ana do Véu, o estrelato e a popularidade demoraram a acontecer. Hoje, a mineirinha, de 21 anos, virou o objeto de desejo dos homens e é adorada pelas crianças, graças a hilariante Rakelli: "Ela é um presente na minha vida. Estou muito feliz!"

Exorcizar personagens
Faço o possível para não igualar as personagens. É provável que Rakelli tenha alguma coisa minha e a Ana do Véu (de Sinhá Moça) também. Mas sempre tento matar a personagem. Criei a Rakelli, mas na próxima novela vou destruí-la, matá-la, enterrá-la. Vou fazer o túmulo dela rosa e terei outro papel para dar vida. Se você leva alguma coisa do trabalho anterior para o novo, o público percebe. O povo não é bobo.


Boba, não!
"Rakelli não é 'sem noção', infantilóide, muito menos burra. Ela não tem um jeitinho 'tatibitate'. Na verdade, ela possui um mundo próprio, quase paralelo, por isso, fala tanta bobagem. Mas ela é muito criativa, viva e sensível. Criei a Rakelli transgressora. Apesar de eu estar saindo pouco, fico muito feliz com a receptividade do público".


Muito diferentes
"A força para correr atrás dos objetivos é a principal semelhança entre mim e Rakelly. De resto, temos personalidades completamente diferentes. Ela é expansiva, adora ser notada e gosta de fazer a diferença aonde vai. Não sou assim. Se depender de mim, vou escolher o último banco do restaurante para sentar. Quanto mais perto da parede, melhor (risos)."


Pouca romântica
"Não curto homens pegajosos, daqueles que tentam te controlar o tempo todo. Detesto chegar em casa e a pessoa perguntar onde eu estava ou aonde fui. Também não curto romantismo exagerado. Tudo o que é piegas demais me irrita. Sou aquariana, livre, gosto de ar."


Posar nua não rola
"Não acho que seja o momento e também não sei se posaria pelada algum dia. Hoje, falo 'nunca' com muita convicção. Mas 'nunca' é bem forte, né? De qualquer forma, essa é a minha resposta, agora, para as revistas masculinas que me procuram. Amanhã, é outro dia..."


Rainha dos baixinhos
"As crianças se identificam com a Rakelli porque ela é ingênua, não tem maldade, é pura, verdadeira. O modelito colorido da personagem agrada em cheio às meninas. Ela usa basicamente roupa de malha, minissaias, shortinhos, sandálias e bijuterias de plástico. Tudo muito colorido. Isso sem falar no esmalte azul-metálico e na bolsa em formato de cachorro. Houve um dia em que eu estava de óculos escuros dentro de um elevador e entrou uma menininha com a mãe. Elas não me reconheceram, mas reparei que a garotinha estava vestida de Rakelli, com a mesma bolsinha de cachorrinho."


Conselho dos colegas
"De cara eu percebi que Rakelly não tinha meio-termo, nem nas roupas, nem no jeito, nem no grito. Seria assim também com o público, não teria um meio-termo. Foi um desafio, mas eu topei e deu certo. Para construir a personagem, consultei alguns atores que poderiam me dar dicas sobre comédia. Osmar Prado, Zezé Polessa e Duda Ribeiro foram alguns deles. Osmar me recomendou tratar a comédia como uma tragédia para poder chegar ao sublime. E isso funciona! Há dias que saio de cena morta, sem voz, de tanto que me entrego".







Dodi rouba Donatela, em A Favorita
Furiosa, a perua toca fogo no apartamento com o safado dentro
Donatela (Claudia Raia) sente falta de um de seus anéis. E logo o solitário que foi presente de Marcelo (Deco Mansilha). Ela nem precisa pensar muito para concluir que a peça foi roubada por Dodi (Murilo Benício). Louca da vida, a perua parte para o apartamento que tem no Morumbi e acaba dando o maior flagrante no ex-marido: o safado agarrado a Manu (Emanuelle Araújo). Mas o pior não é isso. A garota de programa exibe o anel de Donatela em um dos dedos. Pois é, além de roubar a ex-mulher, Dodi ainda pagou o programa com a jóia.



O desaforo não fica barato. Donatela arranca à força o anel do dedo de Manu e, claro, volta sua fúria para o ex-marido. "Fora daqui! Eu quero você no olho da rua agora mesmo", grita. Dodi retruca, provocando-a ainda mais. Ela até pede: "Não mede força comigo..." Mas o cafajeste insiste em não lhe obedecer. Para quê? Donatela acende um fósforo, ateia fogo em todas as cortinas da casa e sai, vencedora, deixando Dodi tentando deter o incêndio. A doida fica na porta do prédio esperando para ver o ex-marido ser resgatado pelos bombeiros. É, quem ri por último...





Muitas receitas pra alegrar sua festa junina





Bolo de macaxeira com queijo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de açúcar
6 ovos
4 xícaras (chá) de macaxeira (mandioca) crua e ralada
1 xícara (chá) de coco ralado
1/2 xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Assadeira de 26 x 40 cm untada com manteiga

Aqueça o forno em temperatura alta. Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos e, batendo sempre, acrescente a macaxeira, os ingredientes peneirados, o coco, o leite de coco e o queijo. Bata mais um pouco até misturar bem. Coloque a massa na assadeira untada e leve ao forno por uma hora ou até que esteja dourado e, espetando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme. Corte em quadradinhos e sirva.

Rendimento: 32 pedaços







Bolo de fubá
4 xícaras (chá) de leite
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de coco ralado

Aqueça o forno a 180ºC. No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, o fermento, a margarina e o coco ralado. Ponha em uma forma retangular untada com margarina e leve ao forno durante 35 minutos ou até dourar.

Dica: Na hora de servir, salpique coco ralado.

Rendimento: 18 porções





Bolo de batata-doce
250 g de batata-doce cozida e amassada
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) da água do cozimento da batata-doce
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata bem as gemas com o açúcar e a margarina. Junte a batata-doce e bata mais. Retire da batedeira e acrescente a farinha alternada com a água. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as à massa. Adicione o fermento e mexa delicadamente. Despeje a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido.

Rendimento: 10 porções




BOLO DE PINHÃO
4 gemas
100 g de margarina
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de pinhão cozido, descascado e picado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento em pó

Mantenha o forno a 180º C. Bata as gemas no liqüidificador, junte a margarina, o sal, o leite condensado e o pinhão. Transfira a mistura para um recipiente. Junte a farinha, as claras em neve e o fermento. Coloque numa fôrma untada e leve ao forno durante 40 minutos ou até que espetando um palito, ele saia seco.

Rendimento: 10 fatias








Torta salgada de abóbora
500 g de abóbora madura em cubos
1 folha de louro
1 envelope de caldo de legumes
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
150 g de queijo fresco em fatias
1 colher (chá) de orégano

Em uma panela de pressão, ponha a abóbora e cubra com água. Acrescente a folha de louro, o caldo de legumes e deixe cozinhar durante cinco minutos após o início da pressão. Escorra e amasse. Reserve. No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, o fermento, a farinha e o sal. Transfira para uma tigela e misture a abóbora amassada. Aqueça o forno a 180ºC. Em uma forma redonda média, untada e polvilhada com farinha, distribua metade da massa. Cubra com as fatias de queijo, salpique com o orégano e ponha em cima o restante da massa. Leve ao forno até dourar.

Rendimento: 10 porções






TORTA DE POLENTA
Massa:
2 xícaras (chá) de fubá
3 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de leite
1 envelope de caldo de legumes.

Recheio:
1 maço de brócolis
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de maisena
1 lata de creme de leite
150 g de mussarela ralada

Massa: Numa panela, ponha o fubá dissolvido na água, o leite e o caldo de legumes. Leve ao fogo brando e mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Reserve.
Recheio: Lave o brócolis, escorra, corte em buquês e escalde. Deixe esfriar e pique. Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o brócolis, tempere com o sal e a pimenta e deixe cozinhar por três minutos no fogo brando. Adicione a maisena dissolvida no creme de leite e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e coloque metade do queijo. Aqueça o forno a 200º C. Unte com margarina uma fôrma de 22 cm de diâmetro com aro removível, distribua metade da polenta, o recheio e cubra com o restante da mistura. Polvilhe a mussarela e leve ao forno por mais 20 minutos.

Rendimento: 6 fatias






Pé-de-moleque de geladeira
300 g de biscoito maizena
1 lata de leite condensado
400 g de amendoim torrado e sem casca

Triture os biscoitos no liquidificador. Acrescente o leite condensado, o biscoito e o amendoim e bata bem. Espalhe em um refratátio, cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Corte em quadrados e sirva.

Dica: É importante triturar os biscoitos antes para facilitar ao bater todos os ingredientes.

Rendimento: 12 porções








Paçoca de biscoito maisena
500 g de amendoim torrado sem pele
1 pacote de biscoito tipo maisena
1 lata de leite condensado

Triture o amendoim e o biscoito maisena no processador ou no liquidificador. Transfira para uma tigela e misture o leite condensado aos poucos até obter uma mistura homogênea. Coloque em um refratário untado com margarina. Leve à geladeira por 15 minutos e corte em quadradinhos.

Dica: Corte em vários formatos usando cortadores de biscoito.






Cuscuz de tapioca
1 litro de água
1 coco fresco cortado em pedacinhos (400 g)
300 g de açúcar
1 colher (sopa) de sal
500 g de tapioca
100 g de coco fresco ralado para decorar

Em uma panela, coloque metade da água e o coco. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, junte o restante da água, bata no liquidificador com o açúcar e o sal. Reserve. Em um recipiente ponha a tapioca e despeje a mistura reservada, mexendo bem. Espalhe em uma assadeira retangular e deixe descansar por duas horas. Desenforme, corte em pedaços e decore com o coco fresco ralado.

Dica: Sirva com leite condensado

Rendimento: 20 porções







TORTAS DE AMENDOIM
Massa:
1 xícara (chá) de margarina
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de maisena
1 gema
1 colher (sopa) de açúcar

Recheio:
500 g de amendoim descascado e torrado
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1/2 lata de creme de leite

Massa: Aqueça o forno a 180º C. Misture a margarina, a farinha, a maisena, a gema e o açúcar até formar uma massa homogênea. Depois, forre o fundo e as laterais de formas individuais com a massa. Ponha-as numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem. Retire e deixe esfriar.
Recheio: Bata o amendoim no liqüidifi cador para obter uma farinha grossa. Despeje-o numa panela, ponha o leite condensado, o leite e leve ao fogo brando, mexendo sempre até soltar-se do fundo da panela. Espere esfriar, acrescente o creme de leite e recheie as tortas.

Rendimento: 24 unidades





Pudim de tapioca light
2/3 de xícara (chá) de tapioca com flocos macios (à venda em feiras)
2 xícaras (chá) leite desnatado
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
3 ovos
1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 coco ralado
1 colher (sopa) de açúcar para a calda
Forma de buraco no meio com 20 cm de diâmetro

Modo de preparo:
Deixe a tapioca de molho no leite desnatado por 15 minutos e reserve. Faça a calda levando a forma ao fogo com a colher (sopa) de açúcar e meia colher (sopa) de água, até que o açúcar se derreta. Bata no liquidificador, em velocidade máxima, o leite de coco, duas gemas, um ovo inteiro, o leite em pó, o açúcar, o coco ralado e a tapioca umedecida. Em uma batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até obter picos firmes. Junte à mistura, mexendo delicadamente. Aqueça o forno em temperatura alta. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria até que fique firme. Quando esfriar, desenforme. Sirva gelado.

Rendimento: 10 porções






BOLINHO DE BATATA-DOCE
1/2 kg de batata-doce cozida e amassada
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo batido
1 cebola média picada
Sal a gosto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de salsa picada
2 colheres (sopa) de leite
1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca
4 colheres (sopa) de óleo para fritura

Misture todos os ingredientes, menos a farinha de rosca e o óleo. Forme bolinhas, usando cerca de duas colheres (chá) para cada uma.
Passe na farinha de rosca e frite no óleo, em fogo brando, até que dourem de todos os lados. Escorra e sirva morno.

Rendimento: 30 unidades







Bolinho de fubá frito
1 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de leite fervente
3 ovos (gemas e claras separadas)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Em uma tigela funda, peneire o fubá junto com a farinha e adicione o leite fervente. Misture bem com uma colher de pau e espere amornar. Acrescente as gemas, a manteiga e uma pitada de sal, batendo bem após cada adição. À parte bata as claras em neve e incorpore-as à massa, mexendo delicadamente. Aqueça o óleo em uma frigideira pequena e funda e frite a massa às colheradas. Frite poucos bolinhos de cada vez. Retire-os com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel-toalha. Espere amornar e polvilhe com açúcar e canela. Sirva em seguida.

Rendimento: 15 unidades





Quentão
1 litro de pinga
1 colher (chá) de cravos
1 raiz pequena de gengibre ralada
1 pau de canela de 5 cm
1/2 colher (café) de cardamomo em pó (opcional)
4 colheres (sopa) de açúcar

Ponha os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe curtir até o dia seguinte. Sirva quente.

Dica: Casca de laranja ralada dá um toque de sabor ao seu quentão.

Rendimento: 6 porções







Curau
11 espigas de milho ou 9 xícaras (chá) de milho debulhado
2 xícaras de água
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite de coco
6 paçocas esmigalhadas
10 forminhas de pudim umedecidas

Bata o milho com água e passe pela peneira espremendo bem. Ponha na panela com o açúcar, o leite e o leite de coco. Leve ao fogo, mexendo às vezes até aparecer o fundo da panela. Verifique se o sabor é de milho cozido. Se não, junte mais leite. Retire do fogo e coloque nas forminhas umedecidas. Leve para gelar. Desenforme e sirva com a paçoca esmigalhada.

Rendimento: 10 porções





Arroz-doce com maracujá
1/2 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de suco de maracujá
3/4 de xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
Canela em pó para polvilhar (opcional)

Ponha o arroz bem lavado em uma panela e junte duas xícaras (chá) de água. Cozinhe em fogo baixo até a água se evaporar totalmente. Misture o suco de maracujá com o açúcar e a água restante e adicione ao arroz. Junte o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até o arroz ficar macio e formar um creme. Polvilhe com a canela e mexa bem. Distribua em taças individuais e leve à geladeira. Sirva gelado, decorado com sementes de maracujá.

Rendimento: 5 porções







Enlouqueça seu homem na cama
Siga nossas dicas e aumente a temperatura quando estiver entre os lençóis O inverno está aí, e nem por isso o seu relacionamento vai esfriar. Para manter alta a temperatura entre os lençóis, basta colocar algumas idéias picantes em prática. Mas não fique neurótica com isso. “Você não precisa realizar exóticos truques sexuais todas as noites. Amar o seu homem e a si mesma é o bastante”, sugere a escritora americana Olivia St. Claire, autora do livro 203 Maneiras de Enlouquecer um Homem na Cama (ed. Ediouro). Seguindo as dicas dela, você pode apimentar a noite. Confira suas sugestões...

--------------------------------------------------------------------------------
Teste: Você tem o sexo que merece?

--------------------------------------------------------------------------------


:: Correio sensual
Envie ao seu companheiro, pelo correio, uma foto sua completamente nua ou numa posição com trajes bem sensuais. Beije o verso com aquele batom que você sabe que ele adora e coloque o número do seu celular — que ele já tem, mas o que vale é o jogo. Assim, a brincadeira fica bem mais excitante. Logo, logo, você receberá uma ligação muito prazerosa.

:: Desafios na cama
Convide-o para um duelo: diga que quem tiver um orgasmo primeiro perde. O importante é a disputa. O vencedor ganha um presente a escolher.

:: Ao ar livre
Ele ficará surpreso quando você o atacar no quintal ou na varanda. Desfrute os prazeres do sexo ao ar livre e corra o risco de ser descoberta no ato.

:: Massagem diferente
Já pensou na espinha dorsal masculina como uma zona erógena? Pois pode começar a pensar. Os homens têm nervos sensíveis ao longo da coluna, principalmente no finalzinho, que parece ter ligação com os órgãos genitais. Como não há comprovação, faça o teste. Percorra essa zona do corpo dele com a boca, a língua ou as mãos. Depois ele conta para você o que achou...

:: Conversa particular
Que tal começar aquela conversa sensual quando vocês estiverem em público? Pode ser num restaurante, numa festa, na fila do cinema — em qualquer lugar. Olhe no fundo dos olhos dele e, num tom de voz supernormal, diga o que pretende fazer com ele mais tarde. Mas fale de uma maneira que ninguém adivinhe. Sorria e mude de assunto. Isso vai deixar seu maridão desconcertado (e inspirado).

:: Taça de vinho e frutas
De vez em quando, compre um vinho para saborear antes, durante e depois do sexo. Frutas são refrescantes e podem virar um brinquedo na cama. Leve cubos de gelo para o quarto. Seja criativa e aproveite cada cubinho!

:: Almoço surpresa
Num dia de trabalho, chame-o para almoçar em casa, como quem não quer nada. Sirva uma refeição bem levinha e dê a ele alguns sorrisos sedutores. Deixe-o descobrir por si mesmo que você não está usando nada por baixo da roupa, e deixe as coisas rolarem antes ou depois da sobremesa. Depois, vocês estarão bem mais preparados para enfrentar o resto do dia.








O avesso do avesso de Donatela
Com 41 anos, um corpinho de 20, dois filhos lindos, um maridão apaixonado e uma carreira vitoriosa, Claudia Raia tem motivos de sobra para ser feliz e de bem com a vida. Uma mulher completamente diferente de sua personagem, Donatela, em A Favorita, da Globo. Aliás, como a própria estrela ressalta, o papel difere também de todos os outros que já interpretou, o que para ela é um grato desafio.


E olha que essa trajetória de sucesso já tem 23 anos. São 12 novelas, duas minisséries, quatro filmes e vários programas de TV, sobretudo humorísticos. Assim, a lista de tipos inesquecíveis é grande. Claudia foi, inclusive, a divertida Tancinha de Sassaricando (1987); a desajeitada Adriana de Rainha da Sucata (1990); a doce trambiqueira Maria de Deus Nos Acuda (1992, quando conheceu e começou a namorar Edson Celulari); a fogosa Engraçadinha, da minissérie de mesmo título (1995); a cruel Ângela de Torre de Babel (1998); a caliente Safira de Belíssima (2005)... Todas fortes e marcantes como a artista.
Nesta entrevista deliciosa e exclusiva a tititi, Claudia fala da atual novela, de Donatela, da paixão pelos amigos e pela família, de traição e muito mais.

tititi - Você já pode dar uma dica de quem está falando a verdade em A Favorita? Flora (Patrícia Pillar) ou Donatela?

Claudia Raia - Eu não tenho nenhuma dica. Juro! As duas são totalmente dúbias. A gente não sabe quem é a vilã e quem é a mocinha da história. Se você ouve a versão da Donatela, vê que ela é adorável, humana, dúbia. A Flora é sofrida, pobre e comeu o pão que o diabo amassou. Mas também dúbia. Elas contam a mesma história, da maneira mais humana possível e sob dois pontos de vista absolutamente críveis. E acho que isso se parece um pouco com o que vimos no caso da menina Isabella. Quando vi a entrevista do pai e da madrasta, me remeteu a isso... pessoas aos prantos, falando do coração, e você não sabe se são os assassinos. A novela vai mostrar que você consegue mudar tudo com uma palavra, com um depoimento.

Você torce para que a Donatela seja boa ou má?
Não torço, não. Estou muito feliz com a Donatela, que é difícil de fazer, complexa, uma maravilha. E, como não sabemos ainda quem é a vilã, Patrícia e eu estamos trabalhando as personagens dos dois lados, o que é muito rico para um ator.



O que teve de mudar em você, para viver esse tipo?
Tudo! (risos) O cabelo, o figurino, a postura. Tentamos achar um outro corpo para essa Donatela. Ela é uma mulher rústica, grosseira e com pouca informação. É uma mulher que, embora tenha se tornado rica, foi pobre e não teve acesso a nada no passado.


Está sendo um desafio, não?
Está, sim. Até porque é um papel diferente de tudo que já fiz, tem um tom que jamais representei. Donatela é o oposto de mim em todos os sentidos. No temperamento, na história de vida, no jeito de andar, na maneira de se comportar. Tudo! Por isso é uma delícia de fazer.

Dá para acreditar que a relação de amor da Donatela com a Lara (Mariana Ximenes) é verdadeira?


Totalmente. É amorosa, humana... chega a ser doentio o amor que ela sente pela filha. A proteção além da conta e o amor em demasia sufocam a moça. Ela quer que a filha diga o tempo todo que a ama, chega a ser pegajosa. Mas a Lara também ama muito a Donatela.



Mas ela possui outros defeitos, né?
Ah, tem diversas vertentes. É "coronela", bipolar, louca, histérica, muito ligada em dinheiro e poder. Ao mesmo tempo é amorosíssima, frágil, carente e extremamente humana.

Esse sentimento com relação a Lara existe mesmo ela sabendo que a garota é fruto de um adultério do falecido marido?

Aí é que está a grande alma da Donatela. Ela adota a filha de um adultério do marido com a sua irmã de criação e até então melhor amiga.
E como vai ser esse triângulo amoroso da Flora, Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia)?
A Donatela não terá só um affair com ele. Ela se separa do marido para viver essa relação porque é totalmente puritana, só teve dois homens na vida e não consegue ter um caso com outra pessoa estando casada ainda. Até nesse aspecto a Donatela é diferente de todas as personagens que fiz, as quais tinham a sexualidade muito aguçada. Ela não.

É verdade que você cedeu fotos pessoais para compor o cenário do rancho do Gonçalo (Mauro Mendonça)?
É... Até cedi umas fotos com a minha filha, Sophia (a gatinha está com 5 anos), quando ela era pequenininha. Aliás, a Sophia é bem parecida com a Mariana (Ximenes). Duas lindas!

A Sophia curtiu saber que vai continuar aparecendo no vídeo?
Adorou! Disse que agora é a Donatelinha e a Larinha. E ela adora a Mariana, acha que ela é uma fofa. E a Mariana manda presentes para ela. Sophia está se achando! (risos)

Sua filha é mais parecida com você ou com o Celulari? E o Enzo?
Sophia se parece mais comigo. É muito Claudinha Raia! É bonito, emocionante ver. E ama balé! Dança o dia inteiro em casa, sapateia, canta... uma graça! E o Enzo parece mais com o Edson. Mas tem muito de mim também, sobretudo o jeito galhofeiro de ser.



Os dois curtem o seu trabalho e o do pai?
Muito! Assistem, acompanham, se interessam. Já vieram várias vezes ver as gravações. No outro dia, a Sophia ficou escondida no sofá da Donatela, cheia de almofadas em cima para ninguém vê-la. E, quando eu mandava beijinho, ela falava: "pára, mamãe, senão o diretor vai me descobrir aqui". (gargalhadas)



Já pintou vontade de ter mais filhos?
Eu gostaria, mas o Enzo me pede pelo amor de Deus para não ter mais (risos). Ele sempre fala: "Mamãe, você já tem dois, um menino e uma menina, pára de ser exagerada!" A Sophia é que sempre pede, mas eu tenho a impressão de que ela também não vai achar bom quando, realmente, acontecer. Vai rolar um ciúme, sabe? Mas eu queria muito ter mais um, vamos ver.



As crianças já estão sentindo sua falta em casa? Cobram a sua atenção?
Cobram um pouco, sim. E, pela primeira vez, eu e o Edson estamos trabalhando ao mesmo tempo. Sempre tinha um em casa para dar atenção aos dois. Eles ficam reclamando, falando: "Já vai trabalhar hoje de novo, mamãe?" Eu sinto muito a falta deles também. Para você ter uma idéia, hoje, acordei às 6 horas da manhã para poder brincar com a Sophia até as 7, porque já faziam dois dias que não via a minha filha.

A dupla sertaneja da novela, Faísca & Espoleta, interpreta algumas músicas. Você e a Patrícia chegam a cantar de verdade?
Cantamos, sim. E gravamos, inclusive, Tristeza do Jeca, de Tonico & Tinoco. A dupla aparece em flashback, a voz é nossa, mas a imagem é de duas meninas de 15 anos. E vamos aparecer cantando individualmente na atualidade, nos saraus do Copola (Tarcísio Meira).

A impressão que a gente tem é que o elenco está muito entrosado, não?
Muito! Todos são superamigos, o elenco é pequeno, gostoso, a gente pode encontrar todo mundo o tempo inteiro, é muito agradável. A equipe de diretores que trabalha com o Ricardo (Waddington) é muito competente, a fotografia dessa novela, que é do Ricardo Gaglianone, está excepcional. E o figurino, da Marie Salles, é espetacular.



E o João Emanuel escolheu um elenco de peso, né?
Ah, o nosso núcleo é uma delícia! O Murilo (Benício) é muito divertido. E o Silveirinha do Ary Fontoura, então? É meu mordomo, meu confidente e já foi o empresário da dupla... tem uma vida inteira com a Donatela. Adoro o Ary! Mauro Mendonça, meu querido, é um prazer trabalhar com ele. Glória Menezes é minha amiga de uma vida inteira. A Patrícia é um doce e muito minha amiga. E todos os outros são queridíssimos amigos!



E a Mariana Ximenes?
Ah, é um grande prazer contracenar com ela! Nós temos muita sintonia. Ela é uma atriz ótima, excepcional, aplicada, dedicada, disciplinada, é muito parecida comigo em termos de trabalho. Parece que saiu da minha barriga! (risos) Nós duas somos uma loucura!

A sua personagem foi vítima de uma traição... Como você, Claudia, reagiria a uma situação semelhante a essa?


É muito duro passar por isso, é horrível. Mas tudo se justifica por um grande amor. É diferente a traição quando ela é feita pela sacanagem em si e quando acontece por um grande amor que estava em seu destino e que você não conseguiu evitar. É duro? É! É horrível! Mas acho que existem maneiras de fazer isso, e tem que ser da maneira menos traumática possível.



Como consegue manter esse corpo lindo e sempre em forma?


Danço balé desde os 3 anos de idade, faço musculação há 20, é um trabalho de uma vida inteira. Além disso, cuido muito da minha alimentação, não sou de comer besteira. Quando não dá tempo de comer em casa, levo marmita para o trabalho. Também não tomo refrigerante ou bebida alcoólica e não fumo. Mas minha preocupação maior é com a qualidade de vida, não com a estética. Agora, não abro mão é da carne vermelha, que eu amo! Se colocar uma picanha na minha frente, eu me atraco e nunca mais saio dali. (risos)








Guerra de audiência entre Globo e Record vai parar na Internet
Os Mutantes versus A Favorita
Tiago Santiago responde, em seu blog, às críticas de Zeca Camargo
A batalha pela audiência entre a Globo e a Record está provocando outra disputa não menos acirrada: a dos posts nos blogs de alguns famosos. No dia 9 último, por exemplo, o apresentador do Fantástico Zeca Camargo fez uma crítica em seu blog, na internet, sobre Os Mutantes. Em contrapartida, defendeu A Favorita, exibida pela emissora onde trabalha. Quatro dias depois, em resposta, o escritor Tiago Santiago saiu em defesa de sua novela, exibida pela Record, também em seu blog.
A chuva de comentários dos internautas a respeito da opinião de um e de outro demonstra que a audiência nesses diários virtuais também está pegando fogo. O talento de Tiago Santiago e o de João Emanuel Carneiro, autor da A Favorita, é mais do que reconhecido. Mas, fora isso, um fato é inegável: Os Mutantes vem chacoalhando o público, seja na TV ou na internet. Confira trechos da guerra virtual na reprodução dos posts de Zeca e Tiago:








Zeca Camargo

" ... Durante um intervalo de A Favorita, eu zapeei para Os Mutantes e vi uma cena onde um homem-escorpião desafia para uma briga um menino-lobo... Achei a seqüência um pouco aborrecida - quando não levemente caricata... "

" ... Posso até admitir... que o Brasil está precisando agora de uma catarse provocada por uma óbvia luta entre o bem e o mal... Mas quando não precisamos dessa catarse? E mais: desde quando ela precisou ser tão óbvia?... "

" ... Eu preciso de nuance. Preciso ser desafiado a torcer por alguém que eu não sei direito se é do bem ou do mal... Preciso da síntese de um grande autor... E preciso de bons atores para me passar tudo isso… "

Resposta de Tiago Santiago

" ... A nossa alegria e nosso sucesso são a melhor resposta! Zeca Camargo, pare de bajular a novela da sua emissora e vá cuidar de seu programa em queda no IBOPE! Com apresentador como este, não é à toa que estão perdendo audiência... "

" ... Temos trabalho superior ao que está se fazendo na Globo. Alexandre Avancini (diretor de Os Mutantes) é melhor do que Ricardo Waddington (diretor de A Favorita)... "

" ... É isso que estamos fazendo: a inovação, a revolução, antropofagização dos efeitos especiais e linguagem de seriados, transformando-os em genuína novela brasileira, inspirados em Oswald de Andrade. Quer mais brasileiro que isso? Tupi or not Tupi. A Globo bateu a Tupi (no passado). A Record vai bater a Globo, como já vem batendo pontualmente, aqui e ali... "

" ... Minha revolta é por causa do péssimo caráter da campanha da Globo, através de seus contratados, que vêm a público afirmar que nosso trabalho não é bom! É como se a Coca (Coca-Cola) fizesse um anúncio dizendo que Guaraná é ruim, entenderam?... "












A verdade sobre a gravidez de Sandy
Os boatos pegaram os fãs da cantora e todo mundo de surpresa
Há duas semanas, ao mesmo tempo em que tititi divulgou em primeiríssima mão que o casamento de Sandy, 25 anos, seria em setembro, surgiu a especulação de que a cantora estaria grávida do noivo, Lucas Lima, 25.
Os rumores começaram por causa da união marcada de forma repentina e inesperada e mantida em segredo absoluto. Eles ganharam força ainda maior após uma declaração dada por Lucas, durante uma apresentação da Família Lima, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, dia 6 último.
Na ocasião, o artista disse ao programa A Tarde é Sua, de Sonia Abrão, e ao TV Fama, da RedeTV!, que sua musa não veria aquele show porque não estava se sentindo muito bem. Lucas ainda comentou sobre o casamento. "Vamos nos casar, sim, porém, ainda não escolhemos a data", tentando despistar, mas deixando uma pulguinha atrás da orelha de quem já desconfiava de uma eventual visita da cegonha.
Após esse burburinho, a assessoria de Sandy, que não comenta nada sobre vida pessoal da estrela (claro!), foi rápida. Soltou uma nota em alguns sites garantindo que a notícia sobre a gravidez era irresponsável e que não procedia. Entretanto, os fãs da cantora ficaram assustados com o fervor dos comentários.
No Orkut (site de relacionamento), os fóruns relacionados à suposta gestação de Sandy, em algumas comunidades da bela (por exemplo, a Sandy Leah Lima oficial e Sandy e Junior - oficial), eram os mais lotados. Alguns admiradores mais animadinhos chegam até a sugerir nomes para o bebê, escolher tipos de vestido de noiva.
Pacto de silêncio e muito mistério

Segundo uma pessoa próxima à família de Xororó, o pai da noiva do ano, o fato de Sandy e Lucas marcarem o matrimônio para setembro causou estranheza geral. Isso porque ela sempre afirmou que gostaria de subir ao altar em 2009, após terminar a faculdade de Letras, em dezembro próximo.
Mas há quem assegure: a antecipação aconteceu por causa de um curso de regência que Lucas fará entre 2009 a 2010, nos Estados Unidos. O músico se formará no final do ano em composição, pela Unicamp, em Campinas (SP), e como foi o segundo melhor aluno da turma, ganhou uma bolsa de estudos naquele país. Assim, uma vez casada, Sandy poderá morar no exterior com o seu gato.
Quando perguntam a respeito, Lorena Lima, mãe de Lucas, é econômica nas declarações. Ela nega a gestação da futura nora, a exemplo do que fez há alguns dias, sobre o matrimônio do filho. "Olha, a nossa postura continua a mesma de sempre: não falar nada! Mas uma coisa eu posso garantir: Sandy não está grávida. Eu não serei avó, por enquanto", afirmou Lorena.


Lá vem a noiva!
Enquanto o pacto de silêncio das duas famílias é mantido por todos, os preparativos para o sonhado "sim" continuam a todo vapor. Pelo menos é o que se comenta na região de Campinas, em polvorosa com os acontecimentos. A data, 12 de setembro, não está confirmada ainda. O mais provável é que a união aconteça entre os dia 20 e 30, aniversário de Xororó.
O local será numa fazenda próxima à cidade e o cerimonial deverá ficar a cargo de André Bonesso, que trabalha com a família Lima há mais de dez anos. Comenta-se que o profissional contará com a ajuda de Carmem Arromba. A decoração, pelo que dizem, será em tons verde e cru, mesclando móveis de madeira e detalhes espelhados.
Cerca de 280 convidados poderão conferir um cardápio diferenciado, com toques orientais e italianos, do Buffet D'Elisa, de Maria Elisa Focesi. A escolha foi da própria Sandy, que fez a degustação dos pratos às escondidas. Pelo que se sabe, a noiva teria sido orientada pela mãe, Noely Lima, e pelo pai, a não lotar o casório de celebridades a fim de não chamar a atenção. O nome do padre e do juiz que fará o civil também são mantidos a sete chaves.
Os noivos, que fazem o estilo mais reservado, exigiram ainda dos fornecedores e prestadores de serviço que não exagerassem no visual da recepção e que fizessem sigilo absoluto. Tudo registrado em contrato. Ah, e, corre por aí que os convidados se encontrarão num determinado ponto, na cidade dos noivos, e serão levados de lá ao local da cerimônia em microônibus. Tudo para evitar a presença da imprensa. Mistéééério...












Nenhum comentário: