23.7.08


Conheça truques dos conquistadores profissionais
Há um grupo de homens que acreditam que as mulheres não sabem reconhecer quando eles dizem a verdade ou quando estão só enrolando com frases-feitas. Eles são os tipos conquistadores, dispostos a dizer qualquer coisa para "ganhar" uma mulher. Para desmascarar essa prática, resumimos algumas dicas que ajudam a detectar esse tipo de comportamento.

Mentiroso, eu?
É um clássico. O chamado "faça o curativo antes de se ferir". Quando um conquistador é pego em flagrante e se sente encurralado, usa seu olhar mais convincente e profere a frase que deixa qualquer mulher na dúvida: "eu não mentiria para você, porque eu te amo".

Pura química
Às vezes os homens prometem o mundo logo no primeiro encontro. Depois de alguns minutos de conversa já dizem que te amam, que estão completamente apaixonados e são capazes de qualquer coisa por você. Tome cuidado porque por detrás de tanta bajulação podem se esconder segundas intenções. Se for perguntar-lhes como conseguem sentir tantas coisas sendo que acabaram de se conhecer, eles responderiam com um "é pura química". Na verdade, é "pura mentira".

Quero estabilidade
Essa é outra frase clássica. "Eu não quero mais aventuras, estou cansado disso tudo". Pode ser verdade, pode não ser, tudo depende do contexto. Se ele falar isso enquanto tenta te levar pra cama no primeiro encontro, vá com calma. Muitos conquistadores usam esse tipo de frase para enrolar suas presas e convencê-las de que elas são especiais.

O teórico
Quando uma pessoa já tem experiência no sexo, é fácil notar. Mesmo assim, há homens que acham que nascemos ontem. Quando percebemos que eles são bons de cama, disfarçam a vivência com a seguinte explicação: "tudo o que eu aprendi sobre sexo foi por relato dos meus amigos".

Dizem que por aqui...
Essa técnica para levar uma mulher para cama é simples e puramente infantil, na qual o homem é incapaz de falar abertamente que quer fazer sexo com você. Como acredita que você não é muito esperta, enquanto dirige ele fará o comentário "inocente" de "me falaram que por aqui tem um motel". Claro que existe, e ele sabe porque ele mesmo já esteve lá diversas vezes, e por isso mesmo vocês estão passando por lá.

O profeta
Que fique claro que as mulheres gostam de bajulação. Agrada a idéia de que os astros se uniram para que encontrássemos um cara especial. Mas sabemos diferenciar um homem que fala isso de coração e um que só quer nos enganar. A frase "desde a primeira vez que te vi soube que existia algo entre nós" está tão manjada que a essas alturas não tem mais nenhum significado especial. Melhor não falar nada ou pensar em algo mais criativo.

O incontrolável
Nada pior do que um homem insistente. Um homem que, apesar de você já ter avisado que prefere conhecê-lo melhor antes de ter intimidade, sempre se insinua para cima de você em qualquer oportunidade. A razão é sempre a mesma: "não consigo me controlar, você me deixa louco". Ele realmente está tão louco que é incapaz de respeitar as suas decisões?

Já te vi...
Essa é talvez a cantada mais furada dos últimos tempos. Mesmo assim ela ainda é muito utilizada em festas e baladas, onde eles chegam perto e falam "nos conhecemos, mas talvez você não se lembre". Um clássico. A verdade é que nunca o viu na vida, mas ele quer te convencer que sim para engatar uma conversa.

O perigoso
Ainda existem homens que em pleno século XXI não se protegem contra o HIV e acham que camisinha é para os tolos. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com essa espécie. Esse grupo de galanteadores é capaz de, no meio da transa, dizer "não se preocupe, sou estéril". Tudo para não usar proteção. E isso pode ser uma mentira muito perigosa.

O que faz aqui?
"Você não deve ser daqui". Essa é a versão moderna para a cantada "o que faz uma menina em um lugar como esses?". No final das contas é a mesma coisa, uma frase descartável como essa tem pouca credibilidade, mas mesmo assim há homens que simplesmente não entendem isso.






6 dúvidas sobre o namoro dos filhos
Os maiores especialistas em adolescentes ajudam você a resolver os conflitos afetivos que surgem nessa idade Da noite para o dia, seu garotinho ou garotinha cresceu, o corpo mudou e ele só pensa em namorar? Essa fase deixa os pais de cabelo em pé, sem saber como agir. É preciso vigiar, mas respeitar a privacidade também é fundamental! Difícil, não é?

Para ajudar você a enfrentar esse momento complicado, AnaMaria selecionou as seis situações que mais angustiam os pais. E traz aqui conselhos de importantes especialistas brasileiros em sexo e adolescência. Eles ensinam você a lidar da maneira correta com essas questões que envolvem filhos adolescentes.

1. Qual a idade certa para começar a namorar?
Não existe um momento ideal para isso. O que importa é a maturidade. Quer saber se seu filho está maduro? Observe se ele defende a própria opinião quando conversa com você ou um amigo, e se ele sabe dizer "não" com firmeza. Se ele fizer isso, fique tranqüila: ele está preparado!

O hebiatra (médico especialista em adolescentes), Maurício de Souza Lima, autor do livro Filhos Crescidos, Pais Enlouquecidos (editora Landscape) recomenda que você não demonstre espanto nem aborrecimento quando descobrir que seu filho está namorando. Converse com ele sem cobranças, e mostre as vantagens e desvantagens de namorar nessa idade. Deixe que ele decida sobre a própria vida.

2. Minha filha levou um fora e está arrasada
É natural ficar mal depois de um fora do namorado. Deixe que ela curta a "fossa". Coloque-se ao lado dela para conversar sobre o que ela está sentindo.

O psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, autor do livro Ciúme – O Lado Amargo do Amor (editora Ágora) aconselha evitar frases como "bobagem ficar triste assim...", ou "há garotos mais legais do que ele...". Em vez disso, comente com ela os "foras" que você levou na vida e conte o quanto sofreu, achando que aquilo era o fim do mundo.

3. Descobri que o namorado dela usa drogas
Nesse caso, você tem a obrigação de interferir, pois a segurança e a saúde (física e mental) da sua filha estão em jogo. Converse com ela, explique que você está preocupada, fale sobre os perigos que ela está correndo.

A filósofa Tânia Zagury, autora do livro Limite sem Traumas (editora Record) indica escolher um momento tranqüilo para ter essa conversa, acompanhada de alguém em quem ela confie (o pai ou um tio, por exemplo). Na conversa, use frases como "eu sei que, se você quiser fazer escondido, vai conseguir...", "sabemos que a vida é sua, mas..." e "sei que se você terminar o namoro, vai sofrer, mas é melhor agora". Como o adolescente apaixonado vê os pais como repressores, apesar de todos os problemas, não proíba o namoro.

4. Como não ser a mãe chata
Ser mãe é cuidar do filho e protegê-lo. Estabeleça regras claras: marque um horário para ele voltar das baladas e deixe claro se é permitido namorar na sua casa.

Para o psiquiatra Jairo Bouer, autor de diversos livros, como Primeira Vez (editora Panda Books), é importante que não se imponha as regras de forma autoritária para o adolescente. Os limites e regras devem ser renegociados a partir do momento em que seu filho estiver mais maduro, e as regras devem ser iguais tanto para os filhos quanto para as filhas.

5. Interfiro ou não no namoro?
Namoro de adolescente muitas vezes fica naquele vaivém. Eles terminam, reatam, depois brigam de novo... O melhor é não se envolver. Apenas converse, dê sugestões.

A psicóloga Olga Inês Tessari, autora do livro Dirija sua Vida sem Medo (editora Letras Jurídicas), dá a dica: não diga ao seu filho que não gosta da ex-namorada dele, para não marcar gol contra! Na maioria das vezes, adolescentes adoram desafiar os pais. Lembre-se também que aprender a tomar decisões faz parte do amadurecimento do seu filho. À medida que for crescendo, ele precisa assumir as próprias responsabilidades.

6. A namorada pode dormir em casa?
Essa decisão depende de cada família. Se você se sente constrangida com essa situação, diga que não aceita. Mas pense nesses argumentos: se permitir, você saberá com quem seu filho transa e garantirá sua segurança, tanto física quanto emocional. Avalie e decida!

O psiquiatra Içami Tiba, autor de livros sobre educação, entre eles Quem Ama, Educa! (editora Gente), afirma que você deve deixar claro que a casa não é um motel. Estabeleça regras: o namoro deve ter um tempo mínimo; a camisinha e outras coisas não devem ficar jogados pelo quarto; é proibido circular sem roupa pela casa etc. Outra dica é conhecer a família da namorada do seu filho, para que eles fiquem por dentro do que está acontecendo.









Ganhe um olhar sedutor
O delineador está com tudo! Basta um pouco de prática para ter olhos expressivos e sedutores Ele aumenta, define e destaca o olhar. Ele intensifica a expressão, disfarça pálpebras caídas e suaviza olheiras. Ele é o "santo" delineador, item fundamental no estojo de maquiagem que faz milagres pela beleza feminina! Para fazer traços irretocáveis com ele, você precisa de mãos firmes e alguma prática. E quem é iniciante nessa arte pode ficar tranqüila. AnaMaria descobriu e revela aqui dicas espertas para você fazer uma maquiagem linda e arrasar. Confira.

Modo de usar

Não dá para mentir: no começo, é difícil aplicar o delineador. Mas, com um pouco de treino (e você pode começar já), você consegue um resultado fantástico

1. ATENÇÃO À ORDEM dos produtos para não derrubar sua produção: passe primeiro a base, depois a sombra, o delineador e, por fim, o rímel.

2. ATÉ PEGAR O JEITO, coloque um espelho em pé sobre a mesa. Com os cotovelos apoiados, faça um traço-guia com um lápis na parte superior da pálpebra.

3. RETIRE O EXCESSO de produto do aplicador do delineador. Basta espalhar o excesso da pontinha do aplicador na borda da embalagem do delineador.

4. COM A MÃO OPOSTA, segure a lateral do olho sem esticar demais a pele. Para dar mais firmeza, apóie a mão que vai fazer o traço na outra que está segurando a lateral do olho.

5. NÃO CUBRA O TRAÇO-GUIA de uma vez (nem os maquiadores profissionais o fazem!). Como ele deve ser mais fino no canto interno do que no externo,
comece-o do meio do olho para fora. Assim, quando o aplicador estiver com menos tinta, complete o traço na parte interna do olho.



Na medida certa
A forma dos olhos, o tamanho das pálpebras e a firmeza da pele influenciam no traço do delineador. Se você tem...

. Olhos pequenos
Quem tem olhos menores deve treinar um traço bem fininho e rente aos cílios. Se o traço ficar grosso, os olhos ficam ainda menores. Esse truque também vale para olhos fundos.

. Olhos grandes
Quem tem um olhar como o da atriz Juliana Paes pode usar traços grossos. Mas se você tem olhos grandes como os dela, porém com pálpebras pequenas, deve preferir a linha fina.

. Pálpebras caídas
Para disfarçá-las, invista em um traço superfino que não ultrapasse o canto externo do olho. Esqueça o efeito gatinha (quando o traço continua após o fim da pálpebra). Ele é indicado apenas para pálpebras muito firmes ou olhos grandes.




Para durar mais
Passe uma camada de pó compacto nas pálpebras para tirar a oleosidade da pele. Dessa forma, fica mais fácil aplicar o delineador e a maquiagem dura mais.

Caia fora
1. Evite usar sombra escura (preta ou azul-marinho) com o delineador. Juntos, eles perdem o efeito e o olhar fica carregado.
2. Se você estiver com muita pressa e for iniciante, é melhor deixar para outro dia. É preciso paciência para o resultado sair legal.

Nem pense em desistir!
Se, mesmo com as nossas dicas, você não conseguir passar o delineador com delicadeza, fique calma! Tente trocar o produto por um lápis de olho com a ponta bem-feita. Ele é mais fácil de ser aplicado e pode ser esfumaçado com cotonete, caso borre um pouquinho.




No estilo confortável
Levíssimas, as sapatilhas vão do casual ao chique sem perder o charme. Vale apostar nesse coringa, porque ele veio para ficar
















Almofadas alegres e elegantes
Você pode transformar aquele sofá apagado num móvel confortável e cheio de charme. Para isso, basta escolher uma das opções a seguir. Aproveite! O friozinho está aí, e nada melhor do que assistir aquele filminho ao lado de quem a gente ama. Pois é, mas o ambiente é tudo nessa hora. Por isso, deixar o sofá mais charmoso e aconchegante pode ser o pontapé inicial para momentos bem gostosos em família.

A boa notícia é que encher a sala de almofadas chiques está fácil, fácil... Dê uma olhada nos modelos que encontramos por um precinho ótimo! Depois, é só ligar a TV.

Acerte no modelo
Na hora de comprar uma almofada, lembre-se: além de ser um adorno, ela será usada como encosto para a cabeça. Por isso, evite modelos com pedrarias ou peças pontiagudas.
4 regras para combinar cores e estampas
. Observe bem o ambiente que você já possui. As cores das almofadas devem estar presentes nesse espaço. Evite fazer almofadas da mesma cor do sofá. Afinal, elas precisam se destacar.

. Para deixar a sala com um ar bem sofisticado, trabalhe com cores ou estampas de contraste. Modelos "quase iguais" não dão bons resultados.

. Se o sofá é estampado, procure almofadas lisas de duas ou três cores presentes na estampa.

. Se quiser um resultado um pouco mais ousado, combine estampas entre almofadas. Para acertar na combinação escolha desenhos no mesmo tom.








Maracujá, o Xenical natural
A farinha feita da casca da fruta impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos Quer perder peso, controlar o diabetes e ter o intestino funcionando bem? Coma maracujá — ou melhor, a farinha feita com a casca da fruta.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, presente na parte branca da casca. "Ela funciona como um excelente bloqueador de gordura", diz o químico Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ação da farinha da casca de maracujá é mais suave que a do medicamento Xenical®. Mas já foi comprovado seu efeito emagrecedor e sua capacidade de proteger o coração e baixar as taxas de açúcar no sangue. É o que mostrou um
estudo da Universidade Federal da Paraíba, com 17 mulheres com colesterol alto. "Após 70 dias consumindo a farinha, elas reduziram as taxas de colesterol ruim e eliminaram até 8 quilos", diz a farmacêutica Alessandra Ramos.



Farinha no cardápio

A farinha de maracujá está à venda em farmácias e lojas de produtos naturais.
O consumo deve ser diário: uma colher (sopa) antes das três principais refeições, no iogurte, suco, salada ou sopa. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, adverte: "Não adianta usar a farinha e abusar de alimentos gordurosos e com muito açúcar". Aproveite para cortar os excessos alimentares e faça atividade física.




Faça em casa
. Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio ou vinagre — 1 colher (sopa) por litro. Depois, volte a lavá-los.

. Corte-os ao meio e retire a polpa.

. Corte as cascas em tirinhas e asse-as em forno médio por 30 minutos. Deixe esfriar.

. Bata no liquidificador (ou no processador) até obter uma farinha.

. Passe pela peneira e guarde numa vasilha limpa e tampada.





Mega-Sena pode pagar maior prêmio do ano hoje
Apostas para concorrer aos R$ 30 milhões podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília).






Friagem chega a MT nesta quinta-feira e termômetros devem registrar 10º na capitalA friagem virá com forte intensidade em Mato Grosso.

Uma nova massa de ar frio chega à região sul da Amazônia nesta próxima sexta-feira. Os Institutos de Previsão do Tempo indicam que a friagem virá com forte intensidade no sul de Mato Grosso, com intensidade moderada nas demais áreas do Estado, no centro-sul e oeste de Rondônia e com fraca intensidade no Acre.

Todo o Estado de Mato Grosso, com exceção das regiões nordeste, extremo norte e leste do Estado, será influenciado pelo fenômeno. Está previsto para esta quinta-feira a chegada da friagem no Estado, com a mudança na direção do vento e aumento da nebulosidade e das condições de chuva.

O calor deve diminuir, em especial, na região sul de Mato Grosso e no Pantanal, devido ao aumento da nebulosidade e da umidade relativa do ar. Na sexta-feira, o vento frio do ar polar será mais intenso, deixando o dia bastante ventilado.

As primeiras horas da manhã já serão mais frias do que as do dia anterior e a tarde será bastante amena em quase todo o Estado. A temperatura máxima não deverá ser maior do que 21 graus em Cuiabá, 22 graus no Pantanal, 24 graus e no oeste e entre 25 e 28 graus nas demais áreas do Estado.

As temperaturas mais baixas da friagem ocorrerão na madrugada de sexta-feira para sábado nas regiões que serão atingidas pelo fenômeno metereológico. Os termômetros poderão registrar 10 º C em Cuiabá, entre 7º C e 9º C graus no Pantanal e no sudeste, entre 11º C e 13º C graus no oeste e no Alto Araguaia e entre 14º C e 16º C graus nas demais regiões do Estado.








O crime de Gonçalo (Mauro Mendonça) não será o único mistério a ser revelado em “A favorita”. Mais para a frente, o público também vai se surpreender ao descobrir que Halley (Cauã Reymond) é o filho desaparecido de Donatela (Claudia Raia), fruto de seu caso com o sogro.

O rapaz foi tirado da mãe verdadeira por Silveirinha (Ary Fontoura). O mordomo, que era empresário da dupla sertaneja formada por Donatela e Flora (Patrícia Pillar), seqüestrou o garoto para se vingar pelo fato de a socialite ter abandonado a carreira para se casar com Marcelo (Deco Mansilha). Silveirinha via na dupla sua galinha dos ovos de ouro e depois virou um simples empregado. O mordomo, então, entregou o menino para Cilene (Elizângela) criar, sem dizer de onde ele tinha vindo. Halley cresceu e se tornou um pedaço de mau caminho.

Tanto que Lara (Mariana Ximenes) não resiste aos encantos do moço. E os dois vão viver um drama ao pensar que podem ser irmãos. É que, antes de descobrir sua verdadeira origem, Halley ficará sabendo que é filho de Donatela, o que leva à dedução de ser também herdeiro de Marcelo, pai da jovem. Os dois vão ficar mortificados por achar que cometeram incesto.

Mas, no fundo, os pombinhos não têm parentesco algum: Halley é filho de Donatela e Gonçalo, que não é o verdadeiro pai de Marcelo. Lara é filha de Flora e Marcelo. Os dois não pecaram.

Cauã já sabia que seu personagem iria ficar denso:

— João (o autor João Emanuel Carneiro) me disse que no começo Halley iria ter muito humor. Então, que eu fizesse com muita verdade, porque mais tarde ele teria uma virada que seria bem dramática.






Nem Flora (Patrícia Pillar) nem Donatela (Claudia Raia), muito menos Silveirinha (Ary Fontoura). O verdadeiro assassino de Marcelo (Deco Mansilha) é Gonçalo (Mauro Mendonça), o pai do rapaz, em “A favorita”. Ficou boquiaberto? Então, senta que lá vem muita história.

Na noite do crime, o empresário descobriu que Marcelo não era seu herdeiro, mas sim filho de Irene (Glória Menezes) e Copola (Tarcísio Meira). Desapontado, ele foi à casa de Donatela para conversar com ela, mas deu de cara com Marcelo. A nora tinha ido às compras.

O resultado desse encontro foi explosivo. Marcelo, que esperava a mulher para comunicar a ela que iria ficar com Flora, fez uma revelação estarrecedora: disse saber que o pai e Donatela tiveram um caso e que o filho que ela teve, na verdade, era de Gonçalo, não dele.

A discussão entre os dois cresceu e Silveirinha, que estava no interior da casa, ouviu tudo. O mordomo ligou para Flora, contou sobre a confusão na casa e pediu que ela fosse para lá. Descontrolado, Marcelo pegou a arma e apontou para Gonçalo, que tentou desarmar o filho. Marcelo, então, foi atingido acidentalmente.

Desesperado, Gonçalo fugiu do local. Flora chegou em seguida, mas não o viu. Ela tentou socorrer Marcelo e, num impulso, pegou a arma. Neste momento, Cilene (Elizângela) apareceu. Logo atrás veio Donatela. As duas presenciaram a cena e a socialite se atracou com Flora e tirou a arma dela. A tragédia só não foi maior porque Cilene interferiu.

Essa revelação será feita no próximo mês para o público, mas os envolvidos na história ainda vão continuar na dúvida entre as “viúvas”. Mauro Mendonça, que não recebeu ainda os capítulos, ficou surpreso com a história:

— Gonçalo sente por Donatela um amor paternal. Não acredito em outro tipo de sentimento. Ele a defende porque acredita que ela não é assassina.






Quem olha para o médico Salvatore, com sua cabeça branca, nem imagina que o conceituado profissional tenha segredos bem obscuros, em “A favorita”. Nem mesmo seu intérprete, Walmor Chagas, imaginou que o doutor se interessasse por rapazes.

— Fiquei surpreso. Não sabia que ele flertaria com o homossexualismo. É bom deixar claro que isso não me incomodou. O que me incomoda mesmo é o fato de não saber o destino do personagem. No teatro e cinema, você sabe o que vai acontecer com ele. Em novelas, isso não se repete. A gente fica à mercê da imaginação dos autores — desabafa Walmor.

Isso também é um dos fatores que fazem com que ator não seja muito simpático à idéia de ficar preso a uma novela meses a fio. O outro é o cansaço. Tanto que se alguém o quiser em televisão, Walmor avisa que não faz concessões.

— Em televisão, só participações. É muito cansativo para alguém da minha idade ficar atrelado tanto tempo numa novela em que o ritmo é puxado — diz o ator, de 77 anos.

Por isso, ele só aceitou ser o médico Salvatore porque ficará na trama de João Emanuel Carneiro somente até o dia 9 de agosto.

— Faço no máximo 30 capítulos. Neste caso, abri uma exceção de mais dois — brinca Walmor.

O fato é que o ator ficou mesmo interessado na história do personagem, que está envolvido até o pescoço com o mistério da trama: o assassinato de milionário Marcelo (Deco Mansilha).

— Achei interessante esse tom misterioso que ele tem. A participação da novela não é tão grande, mas o personagem tem um papel crucial. E isso sempre movimenta uma história — acredita.

Avesso ao corre-corre da cidade grande, Walmor vive há mais de dez anos num sítio na Serra da Mantiqueira, na região de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Acostumado à tranqüilidade do local, ao ar puro e ao som dos pássaros, o ator afirma que não vai deixar por nada essa vida de ermitão: — Só deixo meu refúgio para realizar algum trabalho que me empolgue verdadeiramente.

Nenhum comentário: