Hora de realizar
Parar de fumar, começar uma dieta, conhecer um novo país, aprender uma língua diferente, visitar os filhos que estão longe, encontrar os amigos com mais frequência, trabalhar menos. A sua lista de sonhos é grande? Afinal, por que é tão difícil cumprir o que prometemos a nós mesmos? Na realidade, faltam planejamento e metas realistas. É fundamental reconhecer o que é possível e o que simplesmente não tem chance de ser concretizado.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a diminuir sua lista infindável de desejos e tornar boa parte, pelo menos, realidade.
Planeje: faça um planejamento sobre seus planos, estabelecendo os passos que serão necessários para que eles sejam concretizados. Dessa forma, você terá mais clareza e controle do que fazer, facilitando a mudança.
Estabeleça prioridades: quando você estipula muitos itens fica mais difícil inseri-los no cotidiano e torná-los reais. Lembre-se, quanto mais promessas fizer, mais difícil será para realizá-las.
Crie metas realistas: estabelecer metas difíceis pode dificultar a mudança, pois o resultado só será visto a longo prazo. Isso pode fazer com que você desista e fique menos encorajado a mudar. Metas ilusórias não vão ajudá-lo a cumprir seu objetivo. Seja realista.
Seja pró-ativo: desejar e planejar são ações e que devem ser feitas. Porém, partir para a ação, se movimentar, é o que vai realmente fazer com que a mudança aconteça. Não fique só na promessa, faça acontecer.
Reconheça as metas alcançadas: veja os passos que foram dados e se os progressos adquiridos foram positivos, por menores que sejam, o levarão ao seu objetivo final. Saber valorizar cada passo é uma boa maneira para ter persistência e, claro, não desistir.
Peça ajuda: por muitas vezes necessitamos de uma ajuda externa, que pode vir de um especialista, ou de um amigo, vai depender da necessidade de cada um. O importante é saber reconhecer a necessidade e a hora de pedir auxílio.
Faça uma avaliação constante: verifique se as atitudes tomadas o levarão ao sucesso. Avaliar é importante para enxergar melhor o que está sendo feito para que, se preciso, haja intervenções.
Insira os objetivos no seu cotidiano: reserve um espaço na sua rotina, priorizando as metas que deseja com o mesmo rigor que se estabelece tempo para outras atividades, como o trabalho por exemplo.
Aprimore ou desenvolva qualidades: veja quais características são essenciais para as suas metas. Autocontrole e disciplina, por exemplo, são características fundamentais para quem quer perder peso. Para cada objetivo, a qualidade a ser desenvolvida será diferente.
Mantenha o pensamento positivo: o pensamento por si só não provoca mudança, ele deve estar sempre aliado à ação. Porém, o pessimismo pode ser muito prejudicial, impedindo- o de começar a mudança.
FELIZ E ABENÇOADO NATAL A TODOS!
Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário