31.10.08
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e reflectir sobre os seus próprios erros,
ou tentar fazer diferente algo que se fez de muito de errado.
Frase de Carlos Drumond de Andrade
Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.
Frase de Oscar Wilde
Transcrevo um texto de Paulo Coelho sobre a beleza feminina, para aquelas mulheres que lidam mal com uns quilinhos a mais e para os homens que não os sabem apreciar...
"Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.
Não temos a menor ideia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.
As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas.... Essa classe e corpo que, sem dúvida, se nota numa fracção de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são rectas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.
Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.
A maquilhagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.
As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam connosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim.
Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão. É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréctica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. Porque, nunca terão uma referência objectiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.
As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.
Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.
Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto.
Qual de nós nunca encontrou uma pessoa e, ao vê-la pela primeira vez, sentiu que compreendia perfeitamente aquilo que dizem os seus olhos, a sua pele, as suas mãos? É uma sensação difícil de definir, em que tudo nessa pessoa nos toca e mexe connosco, sem que para isso possamos apresentar qualquer explicação. É como se aquela pessoa fizesse parte de nós, é uma sensação estranha, mas maravilhosa ao mesmo tempo, que nos faz sentir completos. Mas, por outro lado, pensamos: “Como é possível sentir tamanha atracção e complementaridade por uma pessoa totalmente desconhecida para mim?”
Se já passou por uma situação destas provavelmente já se cruzou com uma das suas Almas Gémeas. Em determinadas reencarnações somos divididos numa parte feminina e noutra masculina, e a partir daí andamos sempre à procura da nossa outra parte. O amor transcendental acontece quando encontramos uma outra parte de nós próprios, e em cada vida temos a missão de a encontrar. Quando isso não acontece, o coração fica triste e sofre.
Pode dar-se o caso de numa só encarnação encontrarmos duas, três ou mais Almas Gémeas. É através do amor que acumulamos experiências aprendidas em muitas vidas. Somos responsáveis por todas as outras partes de nós próprios que estão espalhadas pelo mundo, temos a obrigação de sermos o nosso melhor amigo e procuramos ser felizes.
Em cada reencarnação devemos juntar-nos a, pelo menos, uma parte de nós próprios, ainda que seja por momentos. Esse amor será tão intenso e verdadeiro que ficará gravado nos nossos corações até ao resto da nossa existência. Se gostava de encontrar a sua alma gémea, abra o seu coração e chame-a para que ela venha até si. Quanto maior for o conhecimento que tem de si próprio, mais fácil será atrair e identificar a sua alma gémea.
Tenha presente que em grande parte esta pessoa é igual a si, por isso, se não se aceitar a si próprio e não se conhecer devidamente, como poderá reconhecer e aceitar a outra parte de si mesmo? Mesmo se pensa que receberá com alegria a sua alma gémea, se até hoje isso não se verificou, esta situação poderá ter acontecido por duas razões: por não estar emocionalmente preparado para a deixar entrar na sua vida, ou porque ainda tem muito trabalho de cura espiritual para fazer, isto é, ainda não se aceitou a si próprio tal como é.
Outra das razões pode ser o facto de que o seu estilo de vida não lhe permite ter espaço para ela. Para atrair a alma gémea, além de precisar de estar predisposto para que tal aconteça, é necessário que na sua vida haja efectivamente lugar para ela.
A propagadanda diz que além de diurético, ele ajuda “na prevenção e controle de doenças cardiovasculares”, acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”.
Caio Castro, o galã teen de "Malhação", vai voltar a andar na novela. Seu personagem, Bruno, depois de fazer um tratamento nos Estados Unidos, vai recuperar os movimentos. Assim, ela começará a se reaproximar de Angelina (Sophie Charlotte) e de seu filho.
Porém, quando chegar ao colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, Bruno será surpreendido por uma notícia ruim: ele descobrirá que Angelina e Gustavo (Rafael Almeida) reataram o namoro.
Helena Ranaldi, a Dedina de "A favorita", torce para um final feliz entre sua personagem e Elias (Leonardo Medeiros), marido dela.
- Acho que para isso acontecer, ela vai ter que batalhar muito para merecer o perdão dele. Mas o amor deles pode superar tudo. Até porque ela e o Damião (Malvino Salvador) não têm assunto. Ele é mais bronco. Ficaria um vácuo numa relação dos dois.
Porém, mesmo que ela seja perdoada pelo marido, não há nada que indique que isso acontecerá tão cedo. Dedina não vai deixar Damião em paz por muitos capítulos. Quando ele for internado depois de ter sido empurrado por Elias, ela o perseguirá até no hospital. De onde, aliás, será expulsa por ele. O que torna a atitude dela mais imperdoável para os espectadores, na opinião da atriz, é o fato de o prefeito ser um personagem tão positivo.
- Nesse caso, a traição em si não é o mais importante, mas, sim, trair um homem como o Elias. Se fosse com o Léo (Jackson Antunes), o público não estaria tão revoltado. Elias ama a Dedina. É fiel, carinhoso, bacana - diz Helena. - Mas se o final dela for ficar sozinha, pelas ruas (risos), ela ainda tem que aprontar mais.
Na enquete realizada pelo Globo (publicada na Revista da TV), sobre qual deveria ser o destino de Dedina, a maioria esmagadora dos leitores achou que ela deveria apanhar e ser expulsa de casa. O decreto surpreendeu a intérprete. Helena conta que para "esse ato machista" acontecer na trama, Dedina deveria "pecar ainda mais". Afinal, para ela, ninguém está livre de uma relação extra-conjugal.
- O que está acontecendo com ela é humano. Há casamentos que podem estar mal no aspecto sexual - defende Helena. - Antigamente, só os homens traíam. A traição feminina ainda é pouco aceita. Há muito machismo nessa história, né?
Depois de ser alvo de uma bala perdida, Alícia (Taís Araújo) vai entrar em coma profundo em "A favorita". A bala que vai atingir a patricinha virá de uma arma traficada por seu pai, o político corrupto Romildo (Milton Gonçalves). O fato de Alícia ficar entre a vida e a morte vai permitir que Romildo se redima de tudo o que fez, se auto-acusando publicamente.
Quando Alícia estiver em coma, seu namorado, Cassiano (Thiago Rodrigues) vai reatar o romance com Lara (Mariana Ximenes).
Visão de raio x
Confira 5 dicas práticas do cotidiano para manter seus olhos sempre saudáveis
Admirar uma bela paisagem, se encantar com o olhar da pessoa amada, ver o sorriso dos filhos. Esses são alguns dos prazeres que só são possíveis graças aos olhos. Você já parou para pensar se está cuidando direito da saúde dos seus olhos? Com alguns cuidados, diversos problemas de visão (como conjuntivite e vista cansada) podem ser evitados.
Confira as dicas dos oftalmologistas Edson Quedas, do setor de glaucoma da Unifesp, e Omar Assae, do Instituto CEMA, ambos de São Paulo. “Os olhos são os espelhos da alma. Então, é preciso tratá-los bem e mantê-los saudáveis durante toda a vida”, alerta Edson.
Fuja da automedicação
Não use colírios por conta própria, especialmente aqueles receitados para outra pessoa: o problema dela pode ser diferente do seu. Nesse caso, a medicação não vai funcionar e pode até agravar a irritação de seus olhos. Se o incômodo for grande e a consulta com o oftalmologista demorar, faça compressas com algodão embebido em soro fisiológico gelado.
Não esfregue
Muita gente tem mania de ficar coçando os olhos a todo momento. Esse é um hábito muito prejudicial. Ao contrário do que se pensa, o problema não está nos movimentos e na fricção, mas na sujeira presente nas mãos. Ao levar as mãos aos olhos, você carrega junto um monte de bactérias. Isso pode causar desde inflamações simples até uma séria conjuntivite.
Coma alimentos com vitamina A
A alimentação tem grande influência sobre a saúde dos seus olhos. Os alimentos ricos em vitamina A são grandes amigos da visão, porque evitam transtornos como a dificuldade de enxergar à noite. Eles também previnem úlceras na córnea e cegueira. Além da cenoura, aposte em outras fontes de vitamina A: leite, ovos, fígado, abacaxi, melancia, limão, melão, abóbora, alface e tomate.
Cuidado com a TV e o computador
Assistir televisão muito de perto e navegar na internet com o rosto colado ao monitor são hábitos que podem causar irritações oculares. O oftalmologista Omar Assae explica que as pessoas que ficam com os olhos grudados nas telas acabam piscando menos. “Por isso, elas têm os olhos menos lubrificados, sujeitos a irritações.” Para se prevenir de ter olhos vermelhos, com aparência cansada, procure se distanciar mais da televisão e faça intervalos regulares quando estiver usando o computador.
Atenção com a maquiagem
Verifique se os seus cosméticos são de boa qualidade: produtos de procedência ruim podem prejudicar os olhos. Se você for alérgica, o cuidado deve ser redobrado. Fique atenta se o produto é dermatologicamente testado e está dentro do prazo de validade. Nunca compartilhe cosméticos com as amigas — e nada de dormir maquiada! “Remova completamente a pintura na área ao redor dos olhos”, recomenda Edson Quedas. O demaquilante acabou? Use xampu infantil diluído em água.
Dê asas à criatividade
Dicas simples ajudam a estimular a originalidade, tão necessária na hora de lidar com os imprevistos diários
A massa do bolo está quase pronta quando você se dá conta de que pôs muito açúcar ou o fermento está vencido. E agora: continuar ou desperdiçar o trabalho já feito? O jeito é improvisar.
A gente não se dá conta, mas usamos a criatividade o tempo todo, mesmo nas situações cotidianas. São tantos os afazeres do dia-a-dia que nossas atividades vão ficando automáticas. Mas é a capacidade de ser original que nos ajuda a lidar com os fatos inesperados e enfrentar problemas com jogo de cintura.
Segundo Fábio Zugman, autor do livro O Mito da Criatividade (ed. Campus), saber criar não é um dom de poucos: com treino, é possível aprender a ser criativa ou melhorar sua capacidade inventiva.
“Conhecer pessoas diferentes ou ter um hobby é um ótimo começo”, sugere Fábio. Outra boa atitude é diminuir a carga de estresse e não se desesperar diante dos problemas que surgirem.
Uma pesquisa na Grã-Bretanha comprovou que a mente se torna muito mais criativa quando relaxamos e ficamos algum tempo longe das pressões cotidianas.
Aprenda a ser original
Coloque em prática estas quatro sugestões para aproveitar ao máximo sua criatividade
1. Ouça a água correndo
Segundo as técnicas de harmonização do feng shui, a sua casa é o reflexo de tudo que se passa dentro de você. Por isso, ouvir o barulho de algo fluindo limpa a mente e ajuda as boas idéias a surgirem. Um aquário, uma fonte ou mesmo um CD com sons de água corrente dão asas à imaginação.
2. Faça novas amizades
Dedique-se a tarefas que gerem prazer e bem-estar. Matricule-se em algum curso bacana, como de arranjos florais ou pintura, e freqüente as aulas pelo simples gosto de aprender. Conhecer pessoas novas amplia seus vínculos sociais e seu conhecimento de mundo, além de render idéias inovadoras.
3. Exercite a curiosidade
Você já deve ter visto a alegria com que as crianças descobrem o mundo ao redor. Com a maturidade, perdemos essa curiosidade infantil tão estimulante e saudável. Não tenha vergonha de perguntar o porquê das coisas. Essa atitude desperta as pessoas para o que é novo e original.
4. Seja flexível
Pessoas criativas adotam abordagens pouco comuns na hora de resolver algum problema. Elas sabem combinar idéias diferentes e gerar soluções inovadoras. Para estimular a criatividade, abandone os preconceitos e idéias preestabelecidas: elas são um entrave para sua capacidade de criação.
Chega de fumaça no focinho
O cigarro que você acende faz mal para toda a família, inclusive para o seu amigão de todas as horas
Provavelmente você nunca parou pra pensar nisso, mas o animal que convive com o cigarro dos donos é um fumante passivo. E sofre com isso, assim como todos ao redor. “Cães e gatos estão sujeitos à rinite e a outras irritações nasais, e até ao câncer”, diz o veterinário José Manoel Mouriño, da clínica Pet Place, em São Paulo.
Portanto, não custa repetir o que você já deve ter ouvido milhares de vezes: o tabaco contém dezenas de substâncias cancerígenas e milhares de outras toxinas. Quem está por perto inala cerca de 85% da fumaça venenosa (e o seu animal de estimação está sempre do seu lado, para o que der e vier, não é verdade?).
Faça o bem
Se você ainda não se convenceu de que o melhor é largar o vício de uma vez por todas, pelo menos evite soltar fumaça perto do coitadinho. Afinal, o animal não tem nada a ver com sua escolha. Procure uma janela, uma varanda ou qualquer outro lugar aberto.
Para conscientizar você do mal que a fumaça causa aos focinhos de cães e gatos, veja o resultado de alguns estudos que foram feitos no Brasil e no mundo. E aproveite para abandonar o cigarro e contribuir para manter sua saúde e a de toda a família.
Os cães sofrem...
O veterinário Marcello Roza realizou uma pesquisa para a Universidade de Brasília que mostra o efeito do cigarro nos pets. O estudo foi feito com 30 cães da raça yorkshire. Quinze deles tinham dono fumante. Resultado: todos os cães que eram fumantes passivos apresentaram problemas no sistema respiratório devido à exposição constante à nicotina e ao alcatrão. As raças mais prejudicadas pelo fumo passivo são as de pequeno porte, que ficam mais próximas do dono. “A ameaça cresce ainda mais se o cão tiver focinho curto (como os buldogues). Cães com esse tipo de nariz não filtram direito o ar. E as toxinas vão parar no pulmão, causando câncer”, diz o veterinário.
... e os gatos mais ainda
Os bichanos também sofrem bastante com o cigarro do dono. Gatos que são fumantes passivos têm o dobro de chance de apresentar linfoma felino do que aqueles que não ficam expostos à fumaça. É o que mostrou uma pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. O linfoma felino, doença que é popularmente conhecida como aids felina, acaba com as defesas do animal. Assim, ele corre perigo de vida. O risco cresce de acordo com o tempo que o peludo fica exposto às substâncias tóxicas do cigarro. Pior do que os cães, os gatos, além de inalarem a fumaça tóxica, também ingerem as substâncias quando lambem os próprios pêlos.
Abóbora gratinada
Prepare esta receita que, além de deliciosa, é muito saudável
Ingredientes
• 2 abóboras verdes médias
• 150 g de queijo mussarela ou prato fatiado
• 50 g de queijo ralado
Molho branco
• 800 ml de leite
• 2 colheres (sopa) de maisena
• 50 g de queijo ralado
• 2 cubos de caldo de legumes
Modo de fazer
1. Molho branco
Em uma panela misture o leite e a maisena. Acrescente o queijo e os cubos de caldo de legumes esfarelados. Depois, leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Reserve.
2. Lave bem as abóboras, sem descascar. Corte-as em rodelas ou fatias bem finas. Em um refratário grande levemente untado com margarina, intercale camadas de abóbora e molho branco.
3. Distribua a mussarela por cima do molho e polvilhe o queijo ralado. Asse no forno preaquecido a 20ºC durante 30 minutos ou até a abóbora ficar macia.
Gênero: picante!
Tire as crianças da sala. Substitua a pipoca por morangos e o refrigerante por um bom vinho. Agora, basta inspirar-se nos filmes sugeridos abaixo e ignorar qualquer censura...
PECADO ORIGINAL (2001)
Gênero: Romance
Com: Angelina Jolie e Antonio Banderas
Sinopse: Um rico comerciante se casa com uma mulher que conheceu através de cartas, mas descobre que foi vítima de golpe.
Curiosidade: Ao saber sobre as ousadas cenas de sexo, a atriz Melanie Griffith, mulher de Banderas, exigiu que o filme fosse repensado. Angelina teria respondido: “Se fosse para ter um caso com um dos dois, escolheria ela”.
O AMANTE (1991)
Gênero: Romance
Com: Jane March e Tony Leung Kar-Fai
Sinopse: Nos anos 20, uma francesa pobre se envolve com um chinês rico e mais velho, depois que ele oferece uma carona em sua limusine.
Curiosidade: As cenas de sexo entre os amantes são capturadas sob um clima de pouca luz, mas muitos close-ups. Por conta disso, há quem jure que certas seqüências vão muito além de mera interpretação...
LUA DE FEL (1992)
Gênero: Drama
Com: Hugh Grant, Peter Coyote e Emmanuelle Seigner
Sinopse: Em um cruzeiro, um casal de ingleses conhece uma bela francesa e seu marido paraplégico, que narra seu sádico e tórrido relacionamento com a esposa.
Curiosidade: Hugh Grant declarou, certa vez, que adora gravar cenas eróticas: “Todo mundo diz que não dá para aproveitar. Mas eu aproveito, e muito”, disse.
CIDADE BAIXA (2005)
Gênero: Drama
Com: Wagner Moura, Lázaro Ramos e Alice Braga
Sinopse: Dois amigos se interessam por uma stripper, vivendo um complicado triângulo amoroso.
Curiosidade: O sexo do filme é carregado de paixão extrema e quase animal. O diretor, Sérgio Machado, disse que as tomadas apenas representam o desejo dos personagens.
INFIDELIDADE (2002)
Gênero: Drama/suspense
Com: Richard Gere, Diane Lane e Olivier Martinez
Sinopse: Um casal é aparentemente feliz. Um dia, a mulher esbarra em um sedutor desconhecido, com quem inicia um caso. Até que o marido descobre tudo e...
Curiosidade: O diretor, Adrian Lyne, tem sua carreira marcada por seus filmes calientes. Ele é o responsável por Atração Fatal e Proposta Indecente, duas tramas bem eróticas.
A ÚLTIMA CEIA (2001)
Gênero: Drama
Com: Billy Bob Thornton, Halle Berry e Heath Ledger.
Sinopse: Um homem racista, que trabalha em uma prisão, se apaixona pela esposa negra de um detento. Além de confrontar seu amor e preconceito, precisa cuidar do filho rebelde.
Curiosidade: A atriz Halle Berry recebeu um extra de US$ 1 milhão em seu cachê para fazer uma cena de nu frontal.
PRIMO BASÍLIO (2007)
Gênero: Drama
Com: Débora Falabella, Fábio Assunção e Reynaldo Gianecchini.
Sinopse: Mulher inicia caso com o primo, após viagem do marido. Os problemas começam quando a empregada descobre cartas de amor entre os amantes e, ambiciosa, passa a chantageá-los.
Curiosidade: Para gravar as várias cenas de sexo, o elenco se inspirou no filme O Amante. Quando questionado sobre o quanto de tudo era realmente técnico, Fábio Assunção garantiu que “eram apenas coreografias”.
UM COPO DE CÓLERA (1998)
Gênero: Drama
Com: Júlia Lemmertz e Alexandre Borges
Sinopse: O filme narra um dia na conturbada relação entre um ex-ativista político, que vive recluso numa chácara, e uma bela jornalista.
Curiosidade: “Alê e eu tivemos de explicar, em algum momento, se os takes haviam sido reais. Acharam que era sexo explícito. Nós agradecemos. Afinal, isso quer dizer que fizemos tão bem as cenas a ponto de acharem ser de verdade. Mas não foi”, disse Júlia Lemmertz sobre as quentes tomadas, ensaiadas durante dois meses!
Dor nas costas
Acredite: 80% da população brasileira já sofreu ou sofrerá desse mal em algum momento da vida. Saiba como não fazer parte dessa estatística
A coluna vertebral divide-se em cervical (próxima ao pescoço), torácica ou dorsal (logo abaixo da nuca) e lombar (com início na curvatura anterior ao bumbum). E justamente nessa última região surge um problema muito comum: a lombalgia. Não se trata de uma doença, mas de uma dor que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingirá 80% da população brasileira em algum momento da vida. Mais comum nas mulheres, costuma aparecer depois dos 30 anos, principalmente nas mães, devido à flacidez na musculatura abdominal desencadeada durante a gravidez. Logo, quanto mais filhos, maior o risco. A boa notícia: em 96% dos pacientes, a dor costuma desaparecer após três semanas e, na maioria dos casos, pode ser controlada com a ingestão de um analgésico e uma boa dose de repouso. Nos graves, situações raras, um médico pode receitar antiinflamatórios ou corticóides para combater o desconforto.
Desencadeadores
MÁ POSTURA: Ombros o u pescoço para frente aumentam a curvatura da lordose (região acima do bumbum). Endireite-se!
BOLSA: Quando colocada no ombro, força a musculatura das costas, pois o corpo tende a inclinar para o lado oposto. Mantenha-a, então, na mão ou cruze a alça no tronco (do ombro direito para o quadril esquerdo, por exemplo).
SAPATO ALTO: O salto força a região lombar, deixando o bumbum arrebitado. Prefira calçados baixos.
MOCHILA: Carregue uma com, no máximo, 10% do seu peso. Ou opte por mala de rodinhas.
COLCHÃO: Compre um modelo firme, adequado a seu biotipo – ao se deitar nele, a estrutura não pode deformar.
TRAVESSEIRO: Escolha um baixo, para manter a coluna nivelada. Deitando-se de lado, o ombro e a cabeça devem estar na mesma altura.
FRAQUEZA ABDOMINAL: Sem força, a musculatura nessa região sobrecarrega as costas. Exercícios físicos ajudam a combater o mal.
OBESIDADE: O excesso de peso força a lombar. Portanto, trabalhe para baixar o ponteiro da balança.
PSICOSSOCIAIS: Estresse, ansiedade e depressão desencadeiam a dor. Procure um especialista para tratá-los.
ARTROSE: Processo inflamatório gerado pelo desgaste do osso. Nesse caso, agende uma consulta com seu médico.
Alerta
Sintomas de algumas doenças podem ser confundidos com lombalgia. São elas:
. Tumor no pâncreas ou pulmão
. Úlcera no duodeno
. Pedra na vesícula biliar
. Problemas no útero e ovário
. Infecções na coluna
Tipos e duração da dor
Aguda: Menos de seis semanas
Subaguda: Entre seis e 12 semanas
Crônica: Mais de 12 semanas
Lombociatalgia
Esse nome complicado refere-se a uma fase mais avançada da lombalgia. A terrível dor nas costas vem acompanhada de uma espécie de fisgada no bumbum, coxas e joelhos, causada pela compressão de alguma raiz nervosa ou até mesmo de uma hérnia de disco. Em 95% dos casos, não existe necessidade de cirurgia e os sintomas duram, no máximo, três meses.
Fique bem no Orkut!
Dicas para você impressionar no site de relacionamentos
O Orkut virou mania nacional! Desde que entrou no ar, em janeiro de 2004, o site atrai mais de 30 milhões de brasileiros (mais de 50% do total), que participam ativamente de sua rede de relacionamentos sociais. Mas, dentre tantos perfis, o que fazer para que o seu se destaque nesse universo vitual? “Não se exiba mais do que o necessário. Porque, como em qualquer outro lugar público, as pessoas devem aprender a se portar socialmente”, explica Carlos Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. Então faça seu login e, com as dicas abaixo, torne seu perfil mais bacana e popular.
Cuide de seu perfil
OLHA O PORTUGUÊS!
Erros de ortografia pegam muuuito mal. Peça para aquela sua amiga fera em gramática dar uma revisada nos textos do perfil. O famoso “internetês”, apesar de ágil, deve ser evitado em suas páginas de apresentação. Use-os nos scraps (recados), se quiser.
MENOS É MAIS!
Demonstrar ser supersensual ou feliz à toda prova não garantirá o sucesso do seu perfil. Seja honesta e não tente aparentar aquilo que na vida real você não é. Cedo ou tarde acabará sendo cobrada por essa falsa personalidade virtual que criou.
ATUALIZE SEMPRE!
Nunca deixe seu perfil abandonado. Sempre que possível, apague os scraps-spams (recados com propagandas) e responda os recados deixados por seus amigos. “Os brasileiros são muito ativos no Orkut. Os perfis são atualizados cerca de uma vez por semana”, relata Carlos Ximenes.
Comunidade “Odeio trabalhar”? Nem pensar!
BONITA x VULGAR
Vale aquela em que você aparece produzida; afinal, sentir-se bonita é essencial. Mas sem excesso! Resista à tentação de recorrer a programas de tratamento de imagens. Paisagens ou partes do corpo, como só mostrar os olhos claros, não são boas estratégias para atrair os orkuteiros.
FRASES PODEROSAS
Por ser a página principal do Orkut, deve causar boa impressão. Frases de impacto e letras de música são ótimos atrativos, mas devem condizer com sua personalidade. Evite colocar dados pessoais que possam comprometer sua segurança, como endereço e telefone.
COMUNIDADES
Elas dizem muito sobre suas preferências. Ingressar em fóruns como “Eu amo a minha mãe” são uma boa pedida. No entanto, fuja das ofensivas. Para quem busca emprego, fuja de comunidades como “Odeio trabalhar”, pois muitos recrutadores visitam o perfil dos candidatos no processo de admissão.
CARINHOS VIRTUAIS
É possível montar seu avatar (estilo de “boneco” virtual no Orkut chamado de buddy poke) e interagir com os de seus amigos com abraços, paqueras, cantorias e até vôos! Ainda não montou o seu? Capriche!
ÁLBUM DE FOTOS
O bom senso deve prevalecer, por isso, nunca, atenção, nunca poste fotos constrangedoras. Aparecer embriagada ou em poses comprometedoras colocam em xeque sua seriedade.
Livre da depressão!
Os psiquiatras Leonardo Gama Filho e Rita Jardim respondem as principais dúvidas das leitoras sobre a doença e apontam as saídas para superar o problema
1. Luto e remédio
O que provoca a doença?
Sabrina de Souza, Campinas, SP
Luto, alterações de sono e apetite, transtorno de humor, esquizofrenia, ansiedade, doenças como mal de Parkinson, uso de drogas lícitas e ilícitas, demências e efeito colateral de remédios.
2. Falta de tesão é sintoma
Quais os principais sintomas?
Marisa Barbosa, de Limeira, SP
Desânimo até para atividades prazerosas, desinteresse geral, cansaço físico e mental, pessimismo, culpa, diminuição do desejo sexual, alterações de sono e apetite. Se tais sintomas durarem mais de duas semanas, busque ajuda.
3. De olho no desânimo
Não ter ânmo é um aviso?
Edina dos Santos Pinto, Rio de Janeiro, RJ
Apatia (perda de motivação) é sério sinal da depressão. Mas também pode vir de doenças doloridas física e psiquicamente (ex: câncer e aids).
4. Só o médico pode dizer
Eu me isolo, choro à toa, fico agressiva e penso em morrer. É estresse ou depressão?
Tuane, São José dos Campos, SP
O estresse pode levar a um quadro de ansiedade patológica, que ajuda a desencadear depressão. Seu caso remete a um transtorno depressivo, mas só o especialista pode diagnosticar e tratar.
5. Não é “frescurite”
Pode ser fuga da realidade?
Ivana Miranda, Belém, PA
Ficar deprimida não é mera tristeza, “fossa” , fraqueza ou fuga da realidade. É uma doença grave, que afeta muito a forma como a pessoa se sente em relação a si mesma e exige cuidados.
6. De crianças a idosos
Ocorre em qualquer idade?
Lara Machado, Maceió, AL
Sim, mas é duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens. Crianças de ambos os sexos são igualmente afetadas e, em geral, apresentam dores de cabeça e estômago, irritabilidade e retraimento social. Já os idosos costumam ter falta de memória e de atenção e de capacidade de orientação.
7. Tratamento de graça
Quais os tratamentos?
Eline Afonso, Brasília, DF
Recomenda-se a associação de psicoterapia e remédios antidepressivos. Por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sem custos, a vítima pode fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Os remédios indicados pelos médicos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer posto de saúde. Mais informações: www.saude.gov.br/bvs/saudemental ou 0800-611997.
8. Em paz com os remédios
Há cinco anos luto contra depressão, transtorno bipolar e pânico. Quais as chances de, um dia, me livrar dos remédios?
Rebeca Pitanga, Rio de Janeiro, RJ
Os antidepressivos melhoram cerca de 70% dos casos. Não faça guerra contra o seu tratamento – e isso inclui os remédios! Eles devem ser seus aliados, graças aos quais você terá mais qualidade de vida e voltará a sorrir.
9. A fase mais difícil
Mamãe tem 70 anos, é depressiva e não dorme nem com remédio. O que faço?
Maria Claudia, Cajati, SP
Nessa idade, a depressão é devastadora, pois pode associar-se a outras doenças e questões existenciais que dificultam o tratamento. Peça ao médico a reavaliação do remédio e terapia.
10. Risco de vida
Depressão mata?
Renata Santos, Santo André, SP
Sim. Cerca de 15% dos pacientes tentam (ou pensam em) se matar. Quem sofre de câncer, coração, diabetes e aids apresenta taxas elevadas de suicídio quando se deprime.
11. Suicídios: casos raros
Por que depressivos podem cometer suicídio?
Márcia Nascimento, Rio de Janeiro, RJ
A minoria que se suicida apresenta sintomas bem acentuados. Mas medicação adequada e terapia podem evitar essa atitude autodestrutiva.
12. Talvez seja bipolar
Apesar de ser criativa e ativa, choro muito e tentei suicídio três vezes. Por quê?
Cristiane Silva, Blumenau, SC
Você pode ter transtorno de humor ou bipolar, que alterna episódios de hiperatividade e mania com depressão e reações lentas a qualquer estímulo. Busque um psiquiatra para avaliar.
13. Tudo a ver
Há relação entre depressão e síndrome do pânico?
Suzelly Brito, Recife, PE
Algo entre 60% e 70% dos portadores da síndrome desenvolvem depressão. Porém, ficar deprimido pode ser secundário diante da grande infelicidade que acompanha a vítima de pânico, que perde a auto-estima por sofrer com dificuldades físicas e emocionais, isolamento social, medo de sair sozinho, dirigir ou utilizar meios de transporte e não se adaptar em locais com muita gente.
14. Depressão e mediunidade
A psiquiatrIa relaciona deprê e sensibilidade mediúnica?
Regiane Mendes, São Paulo, SP
O especialista ajuda o indivíduo por meio de seus conhecimentos técnicos. Não é da competência dele trabalhar questões religiosas, mas respeitar a crença de cada um.
15. Risco de contágio
Cuido de um deprimido há anos. Posso ficar como ele?
Maria Célia Souza, Rio de Janeiro, RJ
Sim, pois o cuidador também pode desenvolver problemas sociais, físicos e emocionais, além de sofrer com todo o estresse de lidar com alguém doente. O indicado é se revezar na função com outra pessoa e abrir espaço na agenda para si. Se isso não for possível, procure por apoio psicológico.
16. Recaídas: a verdade
Há 16 anos me curei depressão, mas estou com sinais de novo. Procuro ajuda?
Maristela Guedes de Freitas, São Francisco do Sul, SC
Se sentir tristeza profunda por um período superior a duas semanas, vá ao psiquiatra e solicite a avaliação clínica. Sem os cuidados corretos, os episódios de depressão tendem a se repetir até a doença tornar-se crônica.
Tipos de depressão
Reativa – Corresponde a 60% das depressões e surge a partir de situações como perdas (luto, desemprego, aposentadoria...), doença física e uso de drogas ou remédios.
Maior – Desordem grave e não relacionada com situações de estresse. Caracteriza-se, principalmente, por episódios que comprometem a vida normal, como insônia ou excesso de sono, problemas de concentração e perda de apetite. Corresponde a aproximadamente 25% de todas as formas de depressões.
Distimia – Depressão crônica, com duração de, pelo menos, dois anos. Se manifesta por meio de tristeza moderada e o paciente não apresenta tanto comprometimento em sua vida. Porém, ocorre redução na capacidade de vivenciar prazer em várias situações cotidianas.
Melancólica – Apresenta significativo retardo ou agitação psicomotora, despertar matinal precoce (por volta das três horas da manhã) e piora do humor também pela manhã. Há grande risco da pessoa cometer suicídio.
Bipolar – A vítima oscila momentos de humor (entre períodos de euforia ou irritabilidade) com períodos de grande tristeza.
Atípica – Compromete menos o humor. Aumento do apetite e do sono, além de melhora com acontecimentos favoráveis.
Psicótica – Forma grave de depressão, com delírios, alucinações, comportamento desorganizado ou com catatonia (atitude de indiferença ao mundo exterior). Há risco de suicídio.
Pós-parto – Ocorre após o parto, em um período chamado de puerpério. Mulheres que já tenham enfrentado algum quadro de depressão no passado correm mais riscos de ter o problema. A mãe apresenta séria propensão de cometer suicídio ou matar o próprio filho.
Sazonal – Na maioria das vezes, inicia-se no outono ou no inverno e apresenta melhora na primavera ou no verão. Tipicamente encontrada em países mais frios, onde há pouca luminosidade em determinados períodos do ano.
Negócio da China: Evandro localiza o neto, Diego
Após muito procurar uma pista sobre o seu pai biológico, Diego (Thiago Fragoso) telefona para Júlia (Natália do Vale) e diz que desistiu de encontrá-lo. Antonella (Fernanda de Freitas) fica arrasada, pois o fim das buscas significa que o rapaz retornará para o Rio de Janeiro. E isso realmente acontece. Quando volta, Diego assume para Júlia que Antonella o deixou balançado.
Enquanto isso, Vera (Élida L'Astorina) conta a Evandro (Francisco Cuoco) que viu o DVD com imagens de Adriano (Herson Capri) feitas na época da faculdade e sugere que ele pode ser o pai de Diego. Então, o empresário toma informações sobre as tais cenas e revela a Adriano que é provável que eles tenham um herdeiro, deixando o filho chocado. Depois, o ricaço resolve conversar pessoalmente com o rapaz. Liga para a casa dele e diz a Júlia que quer um encontro com o jovem, pois existe grande possibilidade de que ele seja seu neto.
A Lei e O Crime: a Tropa de Elite da Record
A emissora aposta numa série ao estilo do filme campeão de José Padilha
A Record passa na frente da Globo e se prepara para lançar uma série inspirada no premiado e polêmico Tropa de Elite. Escrita por Marcilio Moraes, com direção de Alexandre Avancini, A Lei e O Crime trará um universo muito parecido com o do longa que arrebentou nos cinemas brasileiros no ano passado. A nova arma da Record estreará em 5 de janeiro e contará com elenco estelar: Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Heitor Martinez e, acreditem, Caio Junqueira, um dos astros do filme Tropa de Elite, e que fez enorme sucesso com o seu 09, o aspirante Neto Gouveia.
Na trama da TV, Caio será Romero, um policial inteligente, bruto e com um passado obscuro. Ele saíra à caça do cunhado Nando, feito por Ângelo Paes Leme, na história um homem de classe média baixa que matará o sogro. Fugitivo da polícia, Nando sobe o morro de uma favela, onde assume o controle do tráfico de drogas. "A série vai durar cerca de três meses e será exibida uma vez por semana. A temática principal é bastante parecida com aquela abordada em Vidas Opostas (também escrita por Marcilio Moraes, em 2006), sobre o universo do tráfico de entorpecentes, da polícia e dos políticos corruptos. Esse é um grande problema que temos no Rio de Janeiro", adiantou o diretor Alexandre Avancini.
A Lei e O Crime mostrará ainda o impacto da violência em outras classes sociais. Após presenciar a morte do pai em um assalto, a advogada Catarina, vivida por Francisca Queiroz, resolve se tornar delegada. Com isso, se envolverá com Nando e Leandro, papel de Heitor Martinez, um tira que sofre uma grande injustiça no começo da atração. Também atuarão na história Daniel Andrade, Raquel Nunes, Vanessa Gerbelli e Kito Junqueira. Segundo Moraes, ele pretende tratar da ambigüidade entre lei e crime que existe no Brasil.
"Aqui se justifica o policial miliciano, que mata bandido. Em muitos lugares, o traficante é a lei. Às vezes, as pessoas preferem a lei dele à da polícia, que é mais truculenta. A história será montada para mostrar os limites dessa zona cinzenta entre lei e crime, por isso o título", afirma o autor. Vale a pena conferir!
Leandro, do KLB, e Natália Guimarães vão subir ao altar
O músico e a bela ficarão noivos em dezembro e se casarão em 2009
Convidados da Festa Nacional da Música 2008, em Canela (RS), Leandro, do KLB, e a ex-miss Brasil Natália Guimarães aproveitaram o clima romântico da cidade para revelar que o amor entre os dois está mais firme do que nunca. No embalo, deram a grande notícia à tititi: "Em dezembro vamos ficar noivos e aproveitaremos a data para marcar o casamento para o final do ano que vem", contou Leandro, sorridente.
Foram três dias, de 20 a 22 de outubro, de muito namoro e magia. O casal passeou pela cidade, visitou o parque do Caracol, se divertiu numa fábrica de chocolate e trocou mil beijos apaixonados no jardim do Castelinho, construído em 1913 no estilo alemão. O cantor e Natália, que é atriz e fez a mulher-aranha, Ariadne, em Os Mutantes, da Record, se conheceram em 2007, na Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, da Globo, competição vencida por Leandro. Desde então, eles nunca mais se desgrudaram.
Cerimônia será na Flórida
Se a bela morena tem ciúme quando as menininhas pedem beijos e autógrafos ao "noivo"? Ela garante que não. "As fãs são maravilhosas, sempre me respeitaram e, por isso, eu também sei entender muito bem e respeitar esse momento delas", explicou Natália. Para que o casamento saia do jeitinho que sonharam desde o início do namoro, Leandro e Natália não perdem tempo. "É preciso planejar, para que nada dê errado", diz o gato.
O enlace acontecerá em Orlando, na Flórida (EUA), nos jardins da casa do cantor e será celebrado pelo Padre Marcelo Rossi e um outro religioso que a noiva sempre sonhou em ter abençoando o seu grande dia. Natália, aliás, não abre mão dos elementos tradicionais como marcha nupcial, alianças com nomes gravados, tudo como manda o figurino. Sobre o vestido, a noivinha conta que não quer nada ousado. "Vou usar branco, pouco brilho, véu e grinalda. Para mim, o menos é sempre mais. Gosto de conforto, não adianta estar linda e apertada na roupa que será a mais importante de minha vida", afirma.
Certo mistério
Cheio de querer surpreender a amada, Leandro confirma: a cerimônia deverá ter uma pequena surpresa para sua princesa, porém não entrega ainda o que será. E isso deixa Natália ansiosa e com um sorriso de orelha a orelha. "O Leandro é muito romântico e adora fazer esse tipo de brincadeira de amor que me deixa feliz. Nem imagino o que ele pode estar armando, mas confio totalmente no homem que amo", diz a mineirinha. Ela deverá ter como padrinhos os cunhados Kiko e Bruno Scornavacca.
A Favorita: Flora transforma a vida de Halley num inferno
Depois que descobre a verdadeira natureza de Flora, Halley (Cauã Reymond) padece nas mãos dela. Primeiro, a megera obriga Céu a ameaçar o rapaz de revelar para Lara (Mariana Ximenes) que espera um filho dele, caso o jovem não se submeta às suas vontades. Depois, Flora arma para a secretária de Halley ser demitida a fim de enfraquecê-lo na empresa. Na seqüência, a psicopata começa a fazer campanha contra o romance do bonitão com Lara junto a Irene, deixando a filha furiosa.
Pressionado, Halley insiste com Cilene (Elizangela) para que ela revele o que sabe sobre Flora. Contudo, a mãe não cede. Mas a situação mudará a partir de um dos reencontros mais esperados da novela: o de Cilene e Donatela (Claudia Raia). Ameaçada por Dodi (Murilo Benício), Manu (Emanuelle Araújo) entregará a Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) a carta na qual a cafetina revela toda a verdade sobre Halley. O jornalista dá o envelope para a namorada, que descobre que Halley é seu filho, Matheus, seqüestrado ainda bebê. A felicidade da fugitiva dura até ela se dar conta de que o herdeiro está cometendo um incesto ao namorar Lara. Donatela, então, resolve procurar Cilene para exigir que ela separe os jovens.
A Favorita: Damião descobre que é filho de Romildo e salva sua vida
O amor do rapaz e o de Arlete farão o político voltar a ser um homem de bem
Como tititi já antecipou com exclusividade, nos próximos capítulos Elias (Leonardo Medeiros) entrará numa briga feia com Damião (Malvino Salvador). Em conseqüência, o operário ficará paraplégico. Tudo acontece quando os rivais se encontram num bar. Ainda muito furioso por causa da traição do ex-amigo e de sua mulher, o prefeito provoca Damião chamando-o de burro. O rival revida afirmando que é bom de cama. Fora de si, Elias empurra o moreno, ele cai sobre um monte de garrafas e bate a coluna na quina de uma mesa, perdendo os sentidos.
Por obra do destino, Romildo Rosa (Milton Gonçalves) passa pelo local naquele exato instante e socorre o rapaz, levando-o ao hospital. Damião é operado e se desespera ao constatar que pode ter ficado paralítico e impotente. Os médicos tentam tranqüilizá-lo e alegam que com o tratamento adequado ele tem chances de recuperar os movimentos e a virilidade. Passado o choque inicial, Damião se dá conta de que está num hospital particular e pergunta a Arlete (Ângela Vieira), como ela irá pagar um atendimento tão caro. Desesperada, a mãe pede a ele que não se preocupe.
Do lado de fora do quarto, Romildo, que arcou com as despesas, se oferece para financiar a terapia que garantirá a recuperação do jovem, o que deixa Arlete comovida. O problema é: o moço fica revoltado ao saber que a mãe aceitou dinheiro do deputado a quem tanto despreza. É nesse momento que Arlete não vê outra solução a não ser revelar seu grande segredo: que Romildo é o verdadeiro pai de Damião. Enquanto o operário mostrase indignado com a notícia surpreendente, o político chora de emoção ao descobrir que a mulher de sua vida lhe deu um herdeiro. E começa a fazer de tudo para se aproximar dos dois.
Com o tempo, graças ao apoio também financeiro do pai e a ajuda da ex, Greice (Roberta Gualda), Damião volta a andar e descobre um novo caminho na vida. Quando Romildo for preso pelos crimes que cometeu, ele ajudará o pai a sair da cadeia, para felicidade, inclusive, dos irmãos Alícia (Taís Araújo) e Diduzinho (Fabrício Boliveira). Assim como Romildo fez com ele, Damião salvará a vida dele, livrando-o do inferno do tráfico e da corrupção, e seu amor e o de Arlete o transformarão em um novo homem de bem. Cada vez mais unidos, com o tempo Romildo convencerá Damião de sua vocação política. Dessa forma, pai e filho realizarão juntos um grande projeto em benefício do povo de Triunfo, que contará ainda com a ajuda de Diduzinho.
Como será o casamento de Gisele Bündchen?
A top model está prestes a se unir ao jogador de futebol americano Tom Brady
Seguem cada vez mais fortes os rumores de que Gisele Bündchen, 28 anos, está prestes a subir ao altar com o namorado, o jogador de futebol americano Tom Brady, 29. E, ao que parece, a bela terá uma união de sonhos, com requinte e alegria, na cidade de Nova York, nos EUA, onde os dois moram. Claro que os parentes da modelo, que vivem no sul do Brasil, viajarão para lá.
De acordo com a revista Life & Style, o noivo já comprou o anel de compromisso para a amada em uma loja da tradicional joalheria francesa Cartier, há algumas semanas, em Los Angeles, na costa oeste americana. E a jóia teria custado US$ 145 mil. Um luxo! Além disso, o casal já teria escolhido o local da festa. Segundo publicou o jornal New York Post, a união será celebrada no restaurante "Tavern on the Green", no Central Park, em Nova York, muito freqüentado por artistas, músicos, políticos e escritores. "Eles estiveram lá recentemente", contou uma fonte à publicação.
"Por que o mundo inteiro quer me ver casada? Estou curtindo muito o momento e quero aproveitar isso", esquivou-se Gisele em entrevista à revista Vogue espanhola em setembro, já fugindo das perguntas sobre o futuro enlace. Outro fato que pode ser interpretado como mais um sinal de que Gisele e Tom vão viver juntos em breve é que, recentemente, ambos colocaram à venda seus apartamentos, como noticiou a revista People. O tríplex comprado pela musa em 2002, por quase US$ 3 milhões, tem um grande terraço, banheira, churrasqueira e vista para o rio Hudson. Os interessados terão de desembolsar US$ 5,9 milhões pela propriedade.
Já Brady é dono de um luxuoso apartamento com o dobro do tamanho do de Gisele, avaliado em US$ 14 milhões. Além do imóvel em Nova York, Gisele ainda é dona de uma mansão próxima da cidade. Muita gente aposta que eles já compraram outro apartamento para curtir a vida a dois. Mas isso ainda é segredo guardado a sete chaves. Escolhida pela revista "Vip" a mulher mais sexy do mundo, Gisele começou a namorar Tom há um ano e meio. E nem o fato de ele ter um filho com a ex-namorada, a atriz Bridget Moynahan, o pequeno John, nascido em 22 de agosto de 2007, atrapalhou o romance de ambos. "Se você ama alguém, ama tudo que vem com essa pessoa. Acho isso de fácil compreensão", disse a modelo ao jornal Daily Mirror no início do relacionamento. É isso aí, felicidades ao lindo casal!
Carolina Dieckmann não tem pudores quando o assunto é mudar de visual para seus personagens. No caso de Suzana, a surfista de "Três irmãs", Carolina pintou os cabelos, ondula os fios toda vez que precisa gravar e fica até cinco dias sem lavar os cabelos para compor o visual da protagonista da trama das sete. Será que tanto sacrifício valeu a pena? Você gostou do visual da loura ou prefere os cabelos naturais da atriz?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário