31.5.08






Dalton Vigh chora nos bastidores de 'Duas Caras'

Dalton Vigh disse, em entrevista à Ana Maria Braga nesta sexta-feira, que chorou antes de gravar uma das últimas cenas do personagem Marconi Ferraço em Duas Caras, em que ele contracenava com a atriz Betty Faria.

"Quando me dei conta de que seria minha última cena com a Betty Faria, comecei a chorar. Tive que me segurar na hora de gravar", contou Dalton Vigh, completando que se apegou à colega de elenco depois de passar meses trabalhando com ela.

Para Dalton Vigh, Marconi Ferraço terminaria a novela como vilão. "Pensava que ele iria querer roubar o filho ou fugir ou algo assim", disse. "Para mim foi uma surpresa. Nunca imaginei que ele iria ficar com a Maria Paula (Marjorie Estiano)."

"A trajetória do Ferraço na novela foi me comovendo. Eu compactuei com ele, fui torcendo pelo Ferraço. É importante você ver que errou, se arrepender e querer arrumar as coisas", disse ele.

Sonho de infância

Dalton Vigh afirmou que, de certa forma, realizou um sonho de infância com Marconi Ferraço. "O visual do personagem foi inspirado no James Bond, no último filme dele. A cor de cabelo por exemplo. Para mim foi legal porque eu estava me sentindo o James Bond", disse ele.





Duas Caras' bate recorde na reta final

O antepenúltimo capítulo de "Duas Caras", exibido ontem, bateu o recorde de audiência da novela de Aguinaldo Silva. A trama marcou 51 pontos no Ibope, com 70% dos televisores ligados O recorde anterior do folhetim era de 49 pontos.

No capítulo de ontem, Aguinaldo alfinetou a censura, mostrando uma cena em que o show de "pole dance" de Alzira (Flávia Alessandra) era interrompido por policiais. Os outros personagens da novela criticaram a intervenção e discursaram em favor da liberdade de expressão.

Antes de editar o último capítulo de ‘Duas Caras’ — no ar hoje, com 60 minutos de duração —, o diretor Wolf Maya (ao lado, com o autor, Aguinaldo Silva) falou à ‘Telenotícias’ sobre a novela. Feliz com o sucesso da produção, que na quinta-feira atingiu 51 pontos de média e 56 de pico, Wolf dedica a vitória à equipe, ao elenco e à integração com o autor.

— Quais os prós e os contras de ‘Duas Caras’?
— A grande inovação foi retratar um universo nunca mostrado nas novelas. A miscigenação das classes sociais e raciais, sem estereótipos; a sociedade alternativa, as relações com o poder; a milícia na favela da Portelinha. Além da forma de crônica que reinventou ganchos dramatúrgicos, de contar as situações. Só com o tempo as pessoas vão perceber o quanto ‘Duas Caras’ inovou a dramaturgia brasileira.

— O que funcionou e o que não funcionou?
— Tudo deu certo. Houve harmonia entre elenco, direção e autor. Andando numa linha, no fio da navalha, com cuidado para não se machucar, cair, se ferir. O que atrapalhou desde o início foi que tivemos o olhar regulador do Ministério Público, com novo sistema de classificação etária. A ‘pole dance’ foi nossa primeira vítima e tivemos que sacrificar Alzira, uma personagem contemporânea, mulher independente, com uma carreira bem-sucedida, que muitos homens ainda não estão preparados para aceitar.

— Você acha que a novela sofreu com a ‘censura’?
— Acredito que o Ministério deve avaliar sua forma de atuar, porque senão vai se expor como órgão repressor.

— Concorda que a novela não teve um protagonista?
— Em termos. O que acontece é que normalmente os personagens das novelas vêm na frente da história. ‘Duas Caras’ foi ao contrário, a história veio na frente. Talvez esteja aí a força dramatúrgica.

— Alguns personagens perderam o pique, tipo Evilásio e Júlia. Depois que ela foi morar na favela, a personagem ficou meio apagadinha. Já estava previsto?
— O ápice dos personagens foi a paixão e a repressão étnica. Já a disputa entre Evilásio e o padrinho, Juvenal, não deu tão certo. Tenho certeza de que nas novelas as coisas humanas atingem mais as pessoas do que as políticas e sociais. No comparativo, Evilásio teve um início mais pungente.

- Como você lidou com Dalton Vigh e Marjorie Estiano, que pela primeira vez encararam protagonistas em uma novela das 21h?
— Dedico aos atores a vitória da novela, que na quinta-feira teve recorde de audiência. Tivemos elenco de veteranos maravilhoso e jovens em começo de carreira que sobressaíram. Foi realização conjunta e todos brilharam. Tendo bons atores a gente consegue contar a história. Estou muito orgulhoso.

— Você acha que as novelas perderam audiência para outras mídias?
— Sem dúvida. Era para a novela ter dado 10 pontos a mais. Hoje as pessoas ficam mais tempo no computador. Faz parte do nosso tempo. Nos próximos anos, quero ver como a TV aberta se comporta e no próximo projeto ver como posso absorver isso para trazer de volta o espectador espontâneo, que não paga pela programação.


Veja aqui antes: cena do primeiro capítulo de 'A Favorita'
Flora (Patrícia Pillar) deixará o presídio (foto) depois de cumprir pena de 18 anos pelo assassinato de Marcelo, em ‘A Favorita’, próxima novela das oito da Globo, que estréia segunda-feira. Ela acorda e diz: “Chegou o dia!”. A rival, Donatela (Claudia Raia), num rancho chique, também se levanta e já vai falando no celular: “Tenho certeza de que é hoje o dia e estou sabendo que ela vai sair da penitenciária lá pelas 9h30. Olha lá, não vai me perder essa vagabunda de vista”.

Enquanto isso, Flora arruma a bolsa e recebe um dinheiro da carcereira, que se despede: “Você está livre. Boa sorte e seja feliz!”. O detetive contratado por Donatela segue Flora para garantir que ela não se aproxime de Lara (Mariana Ximenes). Passando por um comício, a ex-presidiária percebe que está sendo seguida e consegue escapar, mas acaba atropelada pelo jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) que, preocupado, socorre a vítima.

Eu assisti a um filme, “O Caçador de Pipas”, há uma cena pesada que me deixou muito mal, os três garotos: Amir – um rico menino, protagonista da história, tem um amigo, Hassan – o filho do empregado Hazara (uma outra etnia ou casta, pelo que compreendi) do seu pai e Assef – um briguento vizinho de Amir, quando este morava em Cabul, perdem a inocência. Amizade, lealdade, submissão (no sentido de lealdade exacerbada e subserviência), honra, se contrapondo à covardia, preconceito, traição e violência humana, intolerância. Crueldade.

André Gide diz que “quando eu já não mais me indignar, terei começado a envelhecer”. A crueldade me indigna.





As pessoas deixaram de ter como objetivo

De vida a realização da própria vida!

Passaram a querer conquistar o mundo e deixaram

De lado a conquista do seu ser...


Cada vez mais nos esquecemos de nós e de

Nossas necessidades.

Já não paramos mais para realizar as nossas próprias

Expectativas e sentir as emoções...

Emoções e sensações, espontâneas, serenas.

Quanto você tem cuidado de si mesmo?

(Roberto Shinyashiki)

Aproveite o final de semana para revigorar as energias,

Faça o que quiser, mas faça com prazer!


30.5.08

Alexandre Piccini entra na reta final para viver o par de Sílvia




Ele chegou aos 45 minutos do segundo tempo. Mas promete fazer um golaço. Alexandre Piccini, que coleciona participações em novelas globais, foi o ecolhido para viver Rodrigo, o par de Sílvia (Alinne Moraes) no final de “Duas caras”.
— Fiquei muito feliz com o convite de Wolf (Maya, diretor). Aparecer no último capítulo é uma vitrine para o
ator. O Brasil inteiro vai poder me ver — comemora.
Quando Sílvia foge após tentar matar Renato (Gabriel Sequeira), sai correndo por um matagal e vai parar
numa estrada, sendo atropelada pelo ricaço, que cuida dela e a leva para Paris.
— Ele fica atordoado com aquela mulher linda e ferida em seus braços, pedindo por carinho — adianta Piccini, que também leva na bagagem para a França João Batista (Júlio Rocha), o amante da moça: — Ela não consegue se desgrudar do motorista e Rodrigo se torna o otário da vez.
Reencontro com Alinne
Piccini só gravou a novela durante dois dias — terça-feira e ontem. Foi o suficiente para sentir o clima dos
bastidores.

— Estava todo mundo muito animado. Adorei reencontrar amigos, que já estavam em seu último dia de
trabalho, naquela empolgação. Todos queriam saber o que vai acontecer no fim da trama — conta.
Um desses “companheiros de longa data” é a própria Alinne Moraes, com quem Piccini já havia contracenado em “Como uma onda”:
— Conheço Alinne há muito tempo, trabalhamos em publicidade juntos e tives o mesmo empresário.
Aos 33 anos, o moço sonha agora fazer uma trama do início ao fim:
— A expectativa é grande. Vou continuar correndo atrás de bons papéis.


\

Juvenal, o grande destaque da novela. Em enquete no site só deu ele

Se tem alguém que vai ficar na história de “Duas caras”, ele atende pela alcunha de Juvenal Antena (Antonio Fagundes). Justamente. Em enquete feita pelo Extra Online, que perguntava qual personagem da novela ficaria na memória da telenovela brasileria, não teve para mais ninguém. O Rei da Portelinha levou 40% dos votos dos leitores, seguido de Sílvia (Alinne Moraes), com 30,19%, e Ferraço (Dalton Vigh), que teve 12,83%.
Fagundes credita a popularidade do líder comunitário ao perfil paternalista do brasileiro.
— Juvenal é aquela figura a quem muitos recorrem na tentativa de salvação, como um santo padroeiro. Temos no país a tradição de querer que alguém resolva nossos problemas — avalia.
E se no início da trama o ator achava que Juvenal era um típico “duas caras”, ao terminar o trabalho, está
certo de que ele tem muito mais faces.
— Não é um vilão nem um herói. Seria simplificar muito esse homem, que talvez seja um dos mais complexos que fiz. É crível, um pai de família amoroso, sensível, mas também é duro, violento
e autoritário. Juvenal ainda demonstra grande humor e entende as necessidades de seu povo — diz Fagundes, que não descarta uma volta à TV em breve, já que pretende continuar encarnando o também popular Pedro de “Carga pesada”.







Esquema especial para última cena de "Duas caras"




Aguinaldo Silva já disse que não conta quem é o Sufocador nem sob tortura. Não é à toa que a gravação da cena, que vai ao ar no último capítulo, ganhou esquema especial. Seis atores foram convocados para gravar na pele do personagem misterioso na última sexta-feira. Os suspeitos são Bernardo (Nuno Leal Maia), Dagmar (Alexandre Liuzzi), Geraldo Peixeiro (Wolf Maya), Divaldo (Gilberto Miranda), Marcha Lenta (Adriano Dória) e Zé da Feira (Eri Johnson).

— Cada um gravou separadamente, um depois do outro. Como era muito tarde, os outros atores já tinham sido liberados e havia poucas pessoas no set. Wolf (Maya, que também é diretor da novela) e Aguinaldo vão decidir no próprio sábado quem é o Sufocador — conta Adriano.

O local da gravação foi o matagal que serve como cenário para a Brejolândia. O terreno fica no Projac, perto
da cidade cenográfica que abriga a Portelinha. Na seqüência, o tarado, vestido de preto e mascarado, corre depois do ataque que tentou fazer a Edivânia (Susana Ribeiro). Quando percebe que está a salvo, olha para a câmera, tira a máscara e sorri.

— Ele dá um riso sarcástico porque só o público vai saber quem é o Sufocador, que, aliás, vai continuar atacando depois que a novela terminar. Para todos os personagens da história, o tarado vai continuar sendo Waterloo (Jackson Costa), que foi preso — explica Alexandre.

Antes da gravação, o clima era de descontração.

— Zoamos muito. Estávamos todos vestidos como Sufocador, implicando um com o outro — conta Eri.

Wolf foi o último ator a gravar, o que alimenta ainda mais a suspeita de que Geraldo seja o personagem misterioso.

— Geraldo tem o perfil do Sufocador. É ambíguo, levou fora da Alzira (Flávia Alessandra) e pode ter desenvolvido essa tara — especula Nuno.



Boticário apaixonado
As novidades para o Dia dos Namorados chegam no dia 26 às lojas Boticário de todo o Brasil. A coleção L.O.V.E Music traz oito produtos com diferentes trechos de músicas românticas (claro) e mais os perfumes Linked She e Linked He, que farão parte do portfólio da empresa.
A linha para os apaixonados brinca com a imaginação de qualquer casal, como a vela Paixão em Chamas. Quando acesa, ela se transforma em um óleo de massagem. E por aí vai: Prazer em Gotas, Sabonete Maçã do Amor, Romance em Espuma, Atração Eletrizante, Sedução em Creme, Paixão em Calda e Suspiros de Amor.
O charminho extra fica por conta das etiquetas que acompanham as embalagens com trechos de sucessos de Ivete Sangalo, Cazuza, Adriana Calcanhoto, Fábio Jr., Cidade Negra e Banda Eva. Para quem quiser ir além do "aperitivo", é só fazer o download no site.
Sobre os perfumes, as fragrâncias Linked (ligado, conectado) foram criados pelos perfumistas Evelyne Boulanger (She) e Thierry Bessard (He). Os frascos e as tampas têm toque suave e textura emborracha, uma inovação na perfumaria.

De acordo com as informações (bem) técnicas, a fragrância criada por Evelyne traz em sua nota de saída o acorde caipirinha misturado a elementos refrescantes, como folhas de abacaxi e limão siciliano, glaceados por acordes cremosos de maçã do amor e sorvete de côco. O corpo, ousado e sensual, é composto por um coquetel de frutas e flores nos quais se destacam pêssego, framboesa, pétalas de rosas e lírio vermelho. O fundo mescla madeiras nobres como sândalo e cedro com um toque levemente caramelizado, tornando Linked potente e marcante.
Na versão masculina desenvolvida por Thierry Bessard, há uma combinação jovial de notas cítricas naturais e acordes aquáticos refrescantes enriquecidos por corpo floral transparente e moderno. O exclusivo acorde Dancing Woods personaliza o fundo amadeirado e envolvente trazendo maior intensidade.


















Está cada vez mais difícil resistir ao impulso adolescente (tardio) de ter um All Star. Ainda festejando os 100 anos de vida, a marca americana lança uma edição especial dedicada ao líder do Nirvana, Kurt Cobain. Cada par vem com desenhos, citações e textos do artista, publicados originalmente no livro-diário “Journals”. A coleção ainda traz pares dedicados a outros grandes nomes, como Ian Curtis, Joy Division, Sid Vicious e o escritor Hunter S. Thompson.

O meu objeto de desejo do mundo All Star? Os modelos dedicados à pintora mexicana Frida Kahlo. Rock sim, mas com um toque de sonho e fantasia. E você? Qual prefere?










Parece que a Hello Kitty finalmente encontrou uma rival à altura, ou melhor várias rivais. Elas se chamam Momiji e são a nova obsessão das garotas do Reino Unido e objeto cult para as amantes da cultura pop japonesa. Inspiradas nas tradicionais bonecas Kokeshi, cada Momiji é pintada à mão e cada uma tem a sua personalidade. A mãe dessas coisas fofas se chama Joanna Zhou, que também desenha mangás.

“Minha inspiração vem das Harajuku Girls, que ficaram famosas no Ocidente graças aos vídeos de Gwen Stefani. No Japão, elas se divertem em modificar os trajes tradicionais com acessórios de super marcas, citações kitsch, góticas e punk”, diz.

As bonequinhas podem ser compradas online, no endereço http://www.momijishop.com/







Bling Bling Super Luxo

Um é Pharrell Williams, líder do N.E.R.D, e um dos nomes atrás do duo de produtores The Neptunes, um dos reis do hip-hop dos Estados Unidos; a outra é um ícone do luxo, Louis Vuitton e dispensa mais apresentações. Bastou unir o ritmo black e a alma criativa da marca, encarnada em Marc Jacobs, para nascer a coleção Blason, desenhada pelo rapper para a maison francesa. São três peças: um anel em strass e ouro amarelo, um broche e uma pulseira (fotos). Não é a primeira vez que a dupla que no ano passado criou uma linha de óculos de sol batizada de Millionaire Sunglasses, excêntricos e luxuosos. Da coleção de joalheria participa também a designer Camille Miceli, que cuidou da imagem de Mariah Carey no vídeo "Say Something", com Snoop Dogg.








Perfume de primavera com o novo eau de toilette da L’Occitane. A nova fragrância reinterpreta o perfume das flores de cerejeira que anunciam o verão europeu. Absolutamente feminino, o “Fleurs de Cerisier” vem ainda acompanhado de uma linha que traz um mousse “douceur” de banho, um leite hidratante enriquecido com manteiga de karité e um perfume sólido. http://www.loccitane.com/










A Ellus e a 2nd Floor preparam pecinhas especiais para a data mais romântica do ano. Às vésperas do Dia dos Namorados, as duas grifes apostam no tema amor em criações com tiragem limitada. A Ellus surge com a coleção Golden Heart, que tem sim o coração dourado bem fofinho, mas também brinca com frases como a I love to hate. Brincadeirinha mesmo, né?A "irmãzinha" 2nd Floor também aposta nas camisetas com frases para a troca de presentes do dia 12 de junho. Só que um toque apimentado. Na compra de um jeans feminino, o apaixonado leva também uma calcinha e uma camisinha.


\

A grife Saad deu um presente e tanto para suas clientes dias atrás: um workshop de maquiagem com o expert Daniel Hernandez. As dicas para fazer uma produção caprichada em casa mesmo foram dadas na loja da Saad nos Jardins, em São Paulo.


Seguem alguns dos ensinamentos de Hernandez (para anotar e decorar):


Pele limpa, sempre!
O primeiro cuidado é que antes de qualquer produção de maquiagem, a pele deve estar limpa e hidratada.

Base
O segundo passo é preparar a pele com um creme para iluminá-la. A base é importante para a iniciar a pele, além de dar uniformidade e caráter aveludado e acetinado. Nesse caso, a dica é usar um bom produto e espalhar bem, com pincel e auxílio da mão.

Corretivo
Sempre usar primeiro a base, depois o corretivo. Isso porque a base dá uniformidade ao tom e pode ser utilizada em menor quantidade.
O corretivo é usado em maior quantidade, mas só na região dos olhos. Deve ser aplicado com pincel e usado em tom excessivo para uniformizar a pele. Lembre-se: use nas olheiras e cantos, nunca próximo aos cílios


Depois da base e corretivo, chega a vez do pó. Além de fixar os outros dois produtos, ajuda a tirar aquele brilho exagerado da pele. Ande sempre com um na bolsa.

Escolha a tonalidade certa para sua pele
Você sabe escolher a tonalidade ideal para sua pele? Aí vai a dica: o tom certo dos produtos é aquele que desaparece na pele. Base e pó devem ser translúcidos, pois deixam a pele à mostra, o que dá um aspecto mais natural e fresco.

Cílios
Quer curvar os cílios? Aposte no curvex aquecido, hit da estação que tem formato de escovinha de sobrancelha. Como usar? Comece penteando os cílios, deixando-os na mesma linha. Marque com curvex três lugares nos cílios: um perto da raiz, um na metade e um na ponta. Isso é garantia de que eles ficarão muito mais curvados.

Rímel
O ideal é entortar o pincel. O ângulo favorece e fica mais fácil usá-lo.

Sombras
Para alongar o olhar, use tons mais claros nos cantos internos e tonalidades mais escuras nos cantos externos.

Dicas

Nunca passe o lápis por dentro do olho (envelhece o visual)
Nas sobrancelhas, use lápis marrom. O preto pesa muito e deixa o make carregado.







Passe do manequim 40 para o 38 andando
Sabe aquele jeans que você ama, mas emperra nos quadris? Ele vai voltar a cair como uma luva no seu corpinho em 15 dias. A receita está a seus pés


Se a caminhada já é a sua grande aliada na queda-debraço com a balança, comemore: basta acrescentar alguns truques para queimar ainda mais calorias. O plano criado por três feras – Mario Sérgio Andrade Silva, Belino Coelho e Joyce Nicoletti, da equipe Run & Fun, de São Paulo – traz elementos-chave que multiplicam os efeitos da atividade e ajudam a dar adeus a 3 quilos em 15 dias.

Exterminadores de gordura: são movimentos simples, como saltos com elevação dos joelhos para turbinar sua caminhada, uma espécie de step e a combinação de diferentes velocidades.

Alimentos amigos: saiba o que comer e o que não comer para deixar a caminhada ainda mais efi ciente. Como essa proposta de emagrecimento é a curtíssimo prazo, ela vem acompanhada de um cardápio de 1200 calorias, delicioso e fácil de seguir.

Trilha sonora: nada como uma boa música para dar ritmo ao seu treino. Sugerimos uma seleção especial, com muito hip hop, ritmos latinos e até um pitada de funk carioca. Vai ser um sucesso!

Para a total eficiência da sua caminhada – e a máxima queima de calorias –, todos os detalhes são importantes, desde a maneira como você pisa até a intensidade do exercício. Aqui, você encontra as informações necessárias para o seu plano render muito mais. Finalize esse treino com dez minutos de alongamento

menos 3 quilos em 15 dias

1ª semana
segunda
50 min: 5 min de caminhada lenta + 45 min de caminhada moderada = 240 cal

terça
40 min: 5 min de caminhada lenta + 15 min de caminhada moderada + 10 min de caminhada acelerada + 10 min de caminhada lenta = 200 cal

quarta
40min45s: 5 min de caminhada lenta + 10 min de caminhada moderada + 3 x 15 s de exercícios de coordenação + 20 min de caminhada moderada + 5 min de caminhada lenta = 240 cal

quinta
50 min: 5 min de caminhada lenta + 45 min de caminhada moderada = 240 cal

sexta
51 min: 5 min de caminhada lenta + 10 min de caminhada moderada + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min de caminhada lenta + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min caminhada lenta + 3 min de step (ritmo acelerado) + 11 min de caminhada moderada + 10 min de caminhada lenta = 275 cal

sábado
52 min: 5 min de caminhada lenta + 25 min de caminhada moderada + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min de caminhada lenta + 5 min de step (ritmo moderado) + 6 min de caminhada moderada + 5 min de caminhada lenta = 275 cal

domingo
descanso

Total de calorias: 1470 cal

2ª semana
segunda
40min45s: 5 min de caminhada lenta + 10 min de caminhada moderada + 3 x 15 s de exercícios de coordenação + 10 min de caminhada acelerada + 5 min de caminhada moderada + 10 min de caminhada lenta = 240 cal

terça
43 min: 5 min de caminhada lenta + 15 min de caminhada moderada + 8 min de caminhada acelerada + 5 min de caminhada lenta + 5 min de caminhada acelerada+ 5 min de caminhada lenta = 235 cal

quarta
42 min: 5 min de caminhada lenta + 5 min de caminhada moderada + 5 min de caminhada acelerada + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min de caminhada lenta + 5 min de step + 6 min de caminhada moderada + 5 min de caminhada acelerada + 5 min de caminhada lenta = 251 cal

quinta
50 min: 5 min de caminhada lenta + 45 min de caminhada moderada = 240 cal

sexta
51 min: 5 min de caminhada lenta + 10 min de caminhada moderada + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min de caminhada lenta + 5 min de step (ritmo moderado) + 1 min de caminhada lenta + 3 min de step (ritmo acelerado) + 1 min caminhada lenta + 3 x 2 min de corrida com intervalo de 2 min de caminhada lenta + 10 min de caminhada lenta = 310 cal

sábado
45 min: 5 min de caminhada lenta + 5 min caminhada moderada + 25 min de caminhada acelerada + 10 min de caminhada lenta = 254 cal

domingo
descanso

Total de calorias: 1530 cal

TOTAL DE CALORIAS NAS 2 SEMANAS: 3000 cal


Mais magra em 5 dias

Às vezes, a gente precisa fazer com que alguns quilos desapareçam num piscar de olhos, não é? Nessas situações, recorra a uma dieta de emergência. "Em cinco dias você certamente estará de 2 a 4 quilos mais magra", garante o endocrinologista Ademir Carvalho Leite, autor de Emagreça Comendo Batata, sem Culpa! (Abrather). E cuidado para o truque não ter efeito cinderela. É que, se você não mudar seus hábitos alimentares depois do regime, o peso que perdeu voltará em poucos dias.
1º Dia
Café-da-manhã

Chá, torrada com glúten, gelatina dietética
Almoço

Caldo de carne (músculo), 2 torradas com glúten, gelatina dietética
Lanche

Chá, 2 torradas com glúten.
Jantar

Caldo de carne (músculo), 2 torradas com glúten, gelatina dietética
2º Dia
Café-da-manhã

Chá, torrada com glúten e ricota
Almoço

Caldo de peito de frango, 2 torradas com glúten, gelatina dietética
Lanche

Chá, 2 torradas com glúten
Jantar

Caldo de carne de frango, 2 bananas cozidas sem açúcar

3º Dia
Café-da-manhã

Chá, torrada, mamão
Almoço

Filé de peito de frango na chapa, alface com sal e limão, mamão sem açúcar,
Lanche

Chá, 2 torradas com glúten , ricota,
Jantar

Caldo de carne com cenoura, 2 torradas com glúten, gelatina dietética
4º Dia
Café-da-manhã

Chá, 2 torradas com glúten, ricota, presunto magro, mamão
Almoço

Filé de peixe assado e purê de mandioquinha
Lanche

Chá, 4 bolachas de água e sal
Jantar

Canja
5º Dia
Café-da-manhã

Café da manhã - Chá, 2 torradas com glúten, ricota, mamão e suco de cenoura
Almoço

Frango, batata palha e arroz
Lanche

Chá, bolacha de água e sal
Jantar

Frango, cozido de cenoura, vagem, chuchu e gelatina dietética





Calcinha tem que ser confortável também!

Falar sobre calcinha é muito complicado, olhando pelo lado masculino, os homens odeiam a tal calcinha “bege”, mas ela é bem útil para ser usada com saias, vestidos e até mesmo a calça branca.

Outro modelo de calcinha que ainda é bastante rejeitado, mas que também pode evitar constrangimentos, é a famosa calcinha sem costura, ela costuma ser um pouco mais grossinha porém, com algumas roupas ela fica imperceptível, muito melhor do que não usar nada e deixar a “perseguida” de fora.

Eu penso da seguinte forma, calcinha além de bonita tem que ser confortável e tem que dar para usar no dia-a-dia, não adianta nada você comprar aquela calcinha maravilhosa, com ou sem renda, preta, vermelha ou pink e ter que deixar a coitada na gaveta.

Outro ponto, muitas calcinhas maravilhosas costumam marcar bastante, o que não é nem um pouco agradável.

Calcinha apertando e marcando não dá!!

Escolha o momento e modelo ideal para cada calcinha, e seja feliz!



Incêndio Lá Embaixo

Antes que o aquecimento global chegue à sua calcinha, provocando ardor, coceira e secreção esbranquiçada, alertamos para 6 hábitos femininos atuais que desencadeiam o problema. Um deles é o uso contínuo da modernérrima calça justa.
Quando começa aquela coceira interminável lá embaixo, um ardor irritante durante a transa, uma secreção leitosa na calcinha, pode apostar: muito provavelmente você ganhou uma indesejada candidíase, a mais comum das doenças que causam aquele corrimento anormal. Acontece quando o fungo Candida albicans se multiplica demais.

Em condições normais, o bichinho vive na nossa vagina sem causar problemas, mas alguns fatores colaboram para esse inquilino inofensivo se transformar em inimigo íntimo. E sabe de quem é a culpa por ele passar para o lado negro da força? Na maioria das vezes, nossa mesmo. Alguns hábitos que fazem parte da rotina da mulher de NOVA são prato cheio para o desequilíbrio da flora vaginal e o aparecimento do problema. Portanto, se quer se ver livre da danada da candidíase, evite:
usar calças justésimas de segunda a segunda
Ok, o jeans skinny, tão em moda, alonga a silhueta de qualquer uma e, de acordo com os estilistas mais bacanas, deve continuar agarrando pernocas descoladas por várias estações. O problema é que calças justas demais elevam a temperatura na linha abaixo do equador, o que aumenta o risco de você ficar com candidíase - assim como qualquer fungo, a Candida adora um superaquecimento. Depois de alguns dias, a coceira e o corrimento leitoso se instalam e começa o tormento. O jeito é procurar o ginecologista às pressas para ele prescrever a pomada que dará fim à tortura. "Apesar de não ser grave, a candidíase é uma urgência para a mulher, pois incomoda demais", observa o dr. Vladimir Taborda, ginecologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

DESARME ESTA ARMADILHA alternando o skinny com outras peças mais arejadas, como saias e vestidos. Prefira calcinhas de algodão e reserve as de renda para ocasiões em que ficará pouco tempo vestida.
viver estressada
Eu sei, eu sei, você deve estar pensando que é impossível manter-se zen nos dias de hoje. Quem não fica uma pilha de nervos com um monte de projetos para tocar (ao mesmo tempo), uma fatura exorbitante para liquidar no cartão de crédito e uma fila de sirigaitas dando em cima do namorado? Mas acredite: tanto stress pode provocar a candidíase recorrente. Um estudo recente conduzido por pequisadores ingleses constatou que mulheres que enfrentam uma infecção vaginal atrás da outra são mais tensas e nervosas e têm uma probabilidade maior de entrar em depressão. "O stress crônico debilita o sistema imunológico, que faz com que haja um desequilíbrio na flora vaginal, e a Candida acaba se multiplicando", explica o doutor Taborda.

DESARME ESTA ARMADILHA buscando formas de relaxar. Meditação e ioga são indicadíssimas, mas uma caminhada no parque umas três vezes por semana ajuda bastante. E também vale consumir iogurte natural e leite fermentado (tipo Yakult): ajudam a equilibrar a flora vaginal.

transar camisinha aromatizada
Elas são ótimas para o sexo oral, mas evite-as na hora da penetração. "As substâncias que dão sabor ao preservativo podem irritar a vagina", explica o ginecologista José Bento de Souza, de São Paulo.

DESARME ESTA ARMADILHA sem abrir mão da camisinha sabor morango: delicie-se enquanto faz sexo oral em seu gato e depois troque o preservativo por um comum. Os com lubrificação extra ajudam a mantê-la longe de corrimentos. Como o pênis desliza melhor, diminuem os riscos de ocorrerem lesões durante o vaivém, dificultando a infecção.
ficar horas com o biquíni molhado
Sendo um lugar quentinho, úmido e escuro o cenário de sonho para esse fungo se multiplicar aos montes, você já pode imaginar o que significa se esquecer da vida na praia ou na piscina aquecida. Enquanto papeia e beberica com a turma, sua amiga lá de baixo vai se transformando em um oásis para a Candida - que também está curtindo à beça.

DESARME ESTA ARMADILHA lembrando que não deve permanecer com a calcinha molhada o dia inteiro (seis horas é o período máximo recomendado pela ginecologista Lucila Pires Evangelista, de São Paulo). Pode trocar por outra seca na praia mesmo pedindo a uma amiga que faça cabaninha com a canga. Ah, e nunca, jamais, sente-se diretamente na areia - ela está infestada de microorganismos que podem causar infecção vaginal. Leve sempre a cadeira de praia ou estenda uma esteira.
passar o dia com o mesmo absorvente interno
Eles são perfeitos para malhar, nadar e até para dar tranqüilidade na balada. Mas atenção! Precisam ser trocados a cada duas horas, sim, mesmo nos dias de pouco fluxo menstrual. Do contrário, o sangue ali parado pode virar banquete para a proliferação de bactérias e desencadear uma infecção.

DESARME ESTA ARMADILHA prometendo a si mesma que nunca dormirá com o absorvente interno. E, além de não se esquecer de trocá-lo várias vezes ao dia, lave muito bem as mãos antes de introduzi-lo na vagina para evitar contaminações.
enfrentar uma maratona sexual
Você, seu gato, uma pousada aconchegante. O resultado desse cenário costuma ser um só: sexo, sexo, sexo. Enquanto desfruta desses deliciosos e merecidos momentos de luxúria, nem passa pela sua cabeça que transar por muitas horas seguidas pode provocar corrimento. Infelizmente, para o nosso desprazer, isso às vezes acontece. A mucosa vaginal foi "projetada" para suportar 15, 20 minutos de penetração, segundo o dr. Bento de Souza. Quando a animação extrapola esse limite, a amiga fica irritada, facilitando lesões e o desequilíbrio da flora - prato cheio para a multiplicação exagerada da Candida.

DESARME ESTA ARMADILHA dedicando bastante tempo às preliminares e usando lubrificante na sua próxima maratona sexual. Quanto mais excitada e molhadinha você ficar, menor a chance de irritar a região.

29.5.08



Duas Caras: Portelinha tem casamento coletivo

O casamento coletivo de Duas Caras será na quadra da Portelinha e terá 11 casais
Evilásio (Lázaro Ramos) e Júlia (Débora Falabella), Gislaine (Juliana Alves) e Zidane (Guilherme Duarte), Solange (Sheron Menezes) e Claudius (Caco Ciocler), Misael (Ivan de Almeira) e Claudine (Thaís de Campos), Apolo (Antônio Firmino) e Condessa Finzi Contini (Adriana Alves) trocam alianças.

Além deles também estão os casais: Antônio (Otávio Augusto) e Débora (Juliana Knust), Duda (Guilherme Gorski) e Clarissa (Bárbara Borges), Benoliel (Armando Babaioff) e Fernanda (Julia Almeida), Dagmar (Alexandre Liuzzi) e Vesga (Laura Proença), Feliz (Humberto Guerra) e Socorro (Marilice Cosenza), Marcha Lenta (Adriano Dória) e Priscila (Luciana Barbosa).

Cada um que passa é aplaudido. Juvenal é só orgulho: estão casando a filha, o afilhado, o "compadre" e amigos. Débora, grávida, é a primeira a jogar o buquê.





Cena de amor de Maria Paula e Ferraço vai ao ar nesta quinta

Começa nesta quinta em Duas Caras, e termina nesta sexta, a cena em que Maria Paula (Marjorie Estiano) e Ferraço (Dalton Vigh) se beijam e transam no leito do hospital em que ele foi internado depois de levar um tiro de Sílvia (Alinne Moraes).
Maria Paula adormece e é acordada por Ferraço aos beijos. Ela se afasta: "Não, Ferraço, não podemos fazer isso". Ele: "Por que não? Eu quero, você quer... o que nos impede?". Maria Paula alega que não é a hora e nem o lugar adequado.

Ferraço insiste: "Ter você em meus braços, sentir que corresponde aos meus beijos, às minhas carícias. Não vamos perder esse momento".

Ela pede para que ele jure que nunca mais vai enganá-la: "Como é que posso fazer isso, se assinei o contrato pré-nupcial?".

O empresário afirma que não vai se conformar com isso: "Desde já lhe aviso que se não for hoje, vai ser amanhã, ou depois, ou depois de depois. Eu não vou desistir até você ser minha".

Ela: "Parece que esqueceu que já fui sua". Ferraço: "Mas vai ser a primeira vez, porque agora eu te amo". E ele a puxa para si e a beija. Maria Paula não oferece resistência e finalmente, com tudo o que se tem direito, acontece a grande cena de amor entre eles.

Ferraço, mesmo nas nuvens, sente que ainda falta algo para aquele momento ser perfeito e pede: "Diz que me ama e me faz um homem feliz".

Maria Paula, liberada do ódio que nutria, chorando, fala: "Eu te amo".






Sucos que salvam
Prepare delícias contra cólica, prisão de ventre, gripe, estresse...
:: Antigripal
Ingira diariamente. Quem está gripado, pode tomar de três a quatro vezes ao dia.

Ingredientes: 2 limões médios + 4 lascas de gengibre + 500 ml de água + Mel a gosto para adoçar
Preparo: Esprema os limões e misture as lascas de gengibre e o mel. Se preferir, bata tudo no liqüidificador com 500 ml de água.

:: Relaxante
Com ação antiestresse, é recomendado para quem tem um dia agitado e não consegue dormir com facilidade

Ingredientes: 1 pêra + 1 maracujá + 500 ml de água
Preparo: Bata tudo no liqüidificador.

:: Isotônico natural
Por se tratar de um isotônico natural rico em vitamina C, consuma depois das atividades físicas.

Ingredientes: 5 morangos médios + Água de 1 coco natural ou 2 caixinhas de 250 ml de água-de-coco
Preparo: Misture os ingredientes no liqüidificador.

:: Cicatrizante
A acerola e a laranja têm poder anti-séptico e agilizam a cicatrização de machucados e queimaduras. Tome pelo menos três vezes ao dia.

Ingredientes: 5 acerolas + 1 laranja + 250 ml de água
Preparo: No liqüidificador, bata as frutas. Se a mistura ficar muito concentrada, acrescente a água.

:: Melhor fluxo do intestino
Uma vez ao dia, saboreie o suco que, por ser rico em fibras, melhora o funcionamento intestinal.

Ingredientes: 2 kiwis + 6 pistaches + 500 ml de água + 1 colher (chá) de linhaça moída
Preparo: Misture tudo no liqüidificador.

:: Cólica menstrual
Para prevenir as cólicas, ingira diariamente.

Ingredientes: 1 maçã + 3 fatias de abacaxi + 1 folha de louro + 1 lasca de gengibre
Preparo: Bata os ingredientes no liqüidificador. Se quiser, acrescente dois cubos de gelo à bebida.

:: Doenças do coração
Tome, diariamente, um copo dessa bebida. Como a uva tem flavonóides, ajuda a eliminar as gorduras das artérias e previne problemas do coração.

Ingredientes: 10 uvas roxas sem caroços + 1 copo de água filtrada ou mineral (250 ml)
Preparo: Ponha a fruta e a água no liqüidificador. Se preferir, acrescente dois cubos de gelo.

:: Anti-rugas
Essa delícia é rica em vitamina A e selênio. Beber um copo por dia ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Ingredientes: 1 manga do tipo espada ou tommy + 5 castanhas-do-pará + 400 ml de água
Preparo: No liqüidificador, bata tudo.





Direitos dos enfermos
Quem está doente conta com isenção do Imposto de Renda, passe livre no transporte público e vários outros benefícios
Está na Constituição: todo cidadão tem direito à saúde. Na teoria, portadores de qualquer doença merecem cuidados e remédios gratuitos, fornecidos pelo do Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente de condição social. Ou seja, o benefício deve ser concedido tanto para pobres quanto para ricos. Basta o paciente comparecer a um posto de saúde com o relatório médico e exigir o atendimento, com quantidade de drogas e prazo estipulado de duração do tratamento.

Mas nem sempre o SUS tem como atender a todas as solicitações. Nesses casos, especialistas recomendam recorrer à Justiça. O advogado entra com uma ação contra o Estado, justificando a necessidade dos medicamentos – até importados, se estiverem registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os benefícios para pessoas com determinadas enfermidades, contudo, vão além. Incluem quitação da casa própria e isenção de passagem em transporte público. Saiba quais são eles:

:: Quitação do financiamento da casa própria
Muitas vezes, ao financiar um imóvel, o comprador assina um seguro de quitação no caso de invalidez. Se, após a compra, o paciente ficar nessa condição em decorrência de alguma doença ou de acidente e não puder mais trabalhar, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) arca com o restante da dívida.

:: Isenção de Imposto de Renda
Estão dispensados do pagamento do Imposto de Renda - e podem sacar antecipadamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Programa de Integração Social (PIS) - os aposentados com: aids; alienação mental; doenças graves de coração, rins e fígado; cegueira; contaminação por radiação; doença de Parkinson; esclerose múltipla; hanseníase; câncer; paralisia irreversível e incapacitante; tuberculose.

:: Passe livre
No Rio de Janeiro e em São Paulo, leis municipais permitem que deficientes ou portadores de doenças tenham passagem livre no transporte coletivo. Têm o benefício deficientes físicos; deficientes auditivos, visuais e mentais; ostomizados (que carregam sonda ou dreno, por exemplo) e doentes renais crônicos, transplantados, hansenianos e HIV positivos. Em São Paulo, tuberculosos e vítimas de alguns tipos de câncer – durante o tratamento de rádio e quimioterapia - também são beneficiados. No caso de passe livre, vale lembrar que todos os casos serão avaliados pela unidade básica de saúde da cidade e, após parecer de um clínico geral, é determinado se a pessoa tem ou não direito ao benefício.

:: Auxílio-doença
Se estiver inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o indivíduo impedido de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos por causa de uma doença pode se afastar do emprego por tempo indeterminado. O auxílio é concedido após comprovação realizada por uma perícia médica e o profissional recebe 91% do seu salário pela Previdência Social. Se a incapacidade for irreversível, a vítima se aposenta por invalidez e passa a ganhar o salário integral


Direito dos deficientes físicos

. Dispensa do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carros nacionais adaptados.
. Isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)






Solteira... e feliz!
Como não cair na furada de insistir numa relação frustrante só para não se sentir encalhada
"É melhor se sofrer junto que viver feliz sozinho”, diz um questionável trecho da canção Tomara, de autoria do poeta Vinícius de Moraes. Infelizmente, o verso faz parte da vida de várias de nós. Mulheres que, apesar de saber da possibilidade de ficarem de bem com a vida sem namorado ou marido, preferem investir numa relação no qual não existe um pingo de amor ou paixão. No fim das contas, seguem à risca a letra da música e se mostram mais dispostas a sofrer junto em vez de buscar sós a verdadeira felicidade!

Exagero? “Muitas mulheres se relacionam com uma fantasia, com a idealização do parceiro, e não com a realidade do casal”, explicou, em entrevista exclusiva à Viva!, o escritor norte-americano Steven Carter, autor de Homens Gostam de Mulheres que Gostam de Si Mesmas (Ed. Sextante – R$ 19,90). Isso significa não só compartilhar os dias com um homem aquém das expectativas – repetindo mentalmente as qualidades do moço para se convencer dos prós dessa união –, mas também estar com ele apenas pelos “benefícios” (de cunho social ou puramente imaginários) de ter um companheiro. Uma dessas vantagens, por exemplo, seria diferenciar-se de uma colega solteirona, a “encalhada” da turma. Acompanhe então alguns motivos que aprisionam milhares de pessoas em uma espécie de infelicidade voluntária.

Afinal, onde mora o perigo?

:: Nas percepções equivocadas, tipo “as comprometidas são mais felizes” ou “solteiras vivem em busca de um parceiro”. Elas alimentam a idéia de que estar com alguém assegura sorriso no rosto. Companheiros não estão na lista dos supérfluos, mas passam longe de ser garantia de alegria irrestrita e infinita! Algumas mães contribuem para perpetuar o lema “toda mulher precisa se casar”. Mas lembre-se: elas pertencem a outra geração. A nossa, felizmente, é mais libertária em relação às escolhas pessoais do sexo feminino.

:: Na incapacidade de ser autosuficiente. Certas pessoas não são elas mesmas, mas o retrato de sua profissão, do local onde moram, das amizades e, claro, do seu companheiro. Assim, se algum dia são demitidas ou terminam a relação, perdem a identidade. “Ao supervalorizarem o status proporcionado por esses títulos, minimizam o vazio das relações superficiais”, diz Steven Carter. Por isso, independentemente do parceiro, as mulheres continuam a ser elas mesmas, repletas de defeitos e qualidades!

:: No medo de ficar sozinha. Não há pesquisas indicando quantos homens se interessam por uma mulher no decorrer da vida dela, mas certamente a quantidade supera... um. Mesmo em um relacionamento saudável, essa não é a única chance de realização de alguém no amor. Agora imagine quando ela está mergulhada em uma relação longe da ideal – ou, pelo menos, satisfatória e prazerosa. Não se esqueça: somos responsáveis por nossa felicidade!




Guia de primeiros socorros
Aprenda o que você pode fazer - e também o que é proibido - diante de situações críticas
Um desmaio, uma convulsão, um corte, um engasgamento ou até um acidente de trânsito são situações que costumam deixar as pessoas nervosas e, ao mesmo tempo, dispostas a ajudar as vítimas. Mas é preciso saber como agir nessas horas para não piorar ainda mais a situação do acidentado. “O mais importante é não perder a calma”, ensina a enfermeira Rita Simone Lopes Moreira, coordenadora do Centro de Treinamento em Emergências da Universidade Federal de São Paulo. “Se você não conseguir se controlar, dificilmente poderá ajudar a vítima.”

A especialista explica que, se o acidente acontecer na rua, o procedimento correto é isolar a área, tentar acalmar a vítima se ela estiver acordada e ligar para o serviço de emergência. “Nunca mova a pessoa nem dê água ou alimentos para ela”, alerta Rita Moreira. “Essas atitudes podem agravar lesões internas.” Quando o acidente acontece dentro de casa, também é preciso estar preparada para prestar os primeiros socorros. A enfermeira Silene Celerino da Fonseca, responsável técnica pelo sistema Samu de São Paulo, aconselha as pessoas a ter em casa um kit com alguns itens básicos de primeiros socorros. “Esse kit deve ter, no mínimo, gazes, ataduras, material anti-séptico e esparadrapos”, diz.

A seguir, saiba o que é certo e o que você deve evitar diante dos vários tipos de acidente. Assim, você estará preparada para agir se o momento chegar.

Situação: Atropelamento
O que fazer: Ativar o serviço de urgência (192 ou 193, dependendo da localidade); isolar o local, ou seja, deixá-lo livre e seguro para a vítima e para o atendimento e sinalizar o local.
O que NÃO fazer: Mexer na vítima, sem saber como se deve proceder e dar água ou alimentos à pessoa.

Situação: Desmaio ou forte tontura
O que fazer: Deitar a vítima confortavelmente; afrouxar as roupas e elevar as pernas. Colocar a cabeça de lado para evitar que a vítima se engasgue com vômito ou saliva e aguardar de 2 a 3 minutos: se a vítima recobrar a consciência, oriente-a a procurar um médico. Se isso não acontecer, solicite ajuda ou encaminhe-a ao pronto-socorro.
O que NÃO fazer: Dar cheiros fortes, como amoníaco ou álcool, para a vítima cheirar e tentar fazer a vítima sentar ou se levantar.

Situação: Acidente de carro
O que fazer: Ativar o serviço de urgência 192 ou 193 e informar o número de vítimas e, se possível, as condições delas; isolar o local, ou seja, deixá-lo livre e seguro para a vítima e para o atendimento. Por fim, sinalizar o local.
O que NÃO fazer: Tirar a vítima de dentro do carro (a menos, claro, que haja risco de incêndio).

Situação: Convulsão
O que fazer: Proteger a vítima, afastando objetos perigosos de sua proximidade e colocá-la de lado para evitar que engasgue com a saliva. Recomenda-se deixar que a saliva escorra, permitindo que a pessoa respire. Ainda deve proteger a cabeça da vítima apoiando-a sobre um travesseiro, almofada ou qualquer objeto macio (blusa ou toalha dobrada); afrouxar as roupas e, se a crise durar mais que 5 minutos, quando possível, transporte-a para o hospital, mantendo os cuidados anteriores. A vítima deve ser orientada para os riscos de nova crise convulsiva e, portanto, não deve dirigir veículos ou ingerir bebidas alcoólicas. Deve ainda evitar lugares que possam ser perigosos, tais como beiras de piscina e lugares altos, e procurar atendimento hospitalar.
O que NÃO fazer: Tentar colocar objetos, como colher ou pano, dentro da boca da vítima, durante a crise convulsiva, na tentativa de que a língua não enrole. A língua não enrola!

Situação: Engasgamento
O que fazer: Incentivar a pessoa para que tussa. Se ela não conseguir expelir o objeto tossindo, ative o sistema de urgência o mais rápido possível.
O que NÃO fazer: Forçar a pessoa a olhar para o alto e elevar os braços dela para tossir, porque isso pode fazer com que o objeto que a está impedindo de respirar entre ainda mais nas vias respiratórias.

Situação: Sangramento de nariz
O que fazer: Pedir para que a pessoa incline a cabeça para a frente e apertar a narina que está sangrando durante 2 a 3 minutos. Se esse sangramento no adulto vier com dor de cabeça, procure o serviço médico.
O que NÃO fazer: Pedir para que a pessoa vire a cabeça para trás. Isso pode fazer a vítima engasgar com o próprio sangue.

Situação: Cortes
O que fazer: Lavar as mãos; expor o corte e pressionar diretamente o corte, se estiver sangrando. Lavar o ferimento com água e sabão neutro e cobri-lo. Elevar a parte cortada (esteja atenta à possibilidade de lesão óssea). Aguardar 5 minutos: se o sangramento persistir, busque ajuda médica.
O que NÃO fazer: Tentar estancar o sangue amarrando uma atadura ou outro tecido no membro atingido, acima do local de corte. Isso prejudica a circulação como um todo.

Situação: Queimaduras
O que fazer: Lavar as mãos e aplicar água corrente sobre a lesão. Cobrir a lesão com compressa umedecida em água, com panos limpos e manter a vítima hidratada e aquecida. Encaminhá-la ao socorro médico especializado.
O que NÃO fazer: Passar pasta de dente, pomadas ou qualquer outro produto na queimadura. Romper as bolhas. Lembre-se de que elas são uma reação de proteção do próprio organismo.

Situação: Intoxicação
O que fazer: Encaminhá-la para o serviço médico o mais rápido possível e tentar levar a substância ingerida junto. Isso poderá ajudar o atendimento.
O que NÃO fazer: Dar leite, água ou provocar vômitos na vítima.




Aqueça seu cachorrinho
Os mascotes sofrem com a queda de temperatura e merecem alguns cuidados para ficarem aquecidos no inverno
Quando a temperatura cai, os cachorros também sentem as conseqüências. É verdade que eles contam com uma espécie de capa térmica natural: os pêlos. Mas eles não são suficientes para evitar que fiquem doentes. “Nesta época do ano, os cães podem adquirir doenças como a traqueobronquite ou tosse dos canis. Os sintomas são parecidos com os do nosso resfriado: febre, espirros, coriza e tosse”, explica a veterinária Tatiana de Freitas Coscia, do Au Pet Store, em São Paulo.

Por isso, é fundamental verificar se o seu melhor amigo já tomou a vacina contra esse mal. Ela é dada uma vez por ano (não há período específico). E mais: para garantir uma temporada de frio bastante calorosa, vale seguir as dicas da especialista. O seu cachorrinho agradece!

. Deixe a tosa para mais tarde
Os pêlos são uma proteção natural contra o frio. Então, espere o tempo esquentar para tosar o bichinho. “Se houver muita necessidade, opte por roupinhas para deixá-lo aquecido, principalmente para passear na rua”, afirma.



. Nada de multidão
Evite ambientes com muitos cães, como hotéis para cachorro. Em caso de proximidade, eles podem adquirir doenças, como a tosse dos canis. “Esse vírus está no ar”, explica Tatiana de Freitas.

. Passeio programado
Escolha um horário em que a temperatura não esteja muito baixa. O ideal é sair com o seu cãozinho quando estiver sol. “Mas, como no inverno também há dias em que o sol está bem quente, muita atenção com os passeios feitos a partir do meio-dia. O sol muito forte pode queimar as patinhas dos cães”, adverte.

. Conforto garantido
Não é preciso colocar o cão para dormir na cama com você. Mas ele merece um cantinho gostoso. Se ele dorme em piso frio, forre o lugar com tecido e cubra-o com uma manta. “Não se esqueça de manter as janelas fechadas. As correntes de ar são prejudiciais à saúde dele”, diz.

. Banho sob medida
Se estiver muito frio, diminua a freqüência de banhos. Em vez de semanal, pode ser quinzenal. E muita atenção aos cuidados pós-banho. “É preciso certificar-se de que o lugar escolhido tenha água quente e seja fechado. Outra dica é não sair logo em seguida. Isso evitará um choque térmico”, resume.

. Uma boquinha a mais
Se o seu cão não pára um segundo, você pode aumentar a porção de ração em 20 ou 30% nesta época. “O consumo de alimento aumenta o nível energético. Mas o ideal é manter uma alimentação saudável. Então, aposte nas rações de ótima qualidade, que têm alto teor de vitaminas. Frutas e legumes também são bem-vindos. Já para os cães obesos, nada de aumentar a comida. Eles já possuem uma camada de proteção extra”, enfatiza.





O melhor lugar para a TV
Descubra onde colocar seu televisor e a melhor maneira de conservar seu aparelho
Ela é, sem dúvida, o principal objeto da sala de estar. Mas a televisão ocupa muito espaço e custa caro. Por isso, acertar na posição do aparelho é fundamental. Só assim você decora bem o ambiente e usufrui ao máximo dessa gostosa forma de lazer.

:: Fim do reflexo na tela
A luz da janela é a principal causa daquele reflexo chato que insiste em marcar a tela. A posição ideal do aparelho é de costas para a entrada de luz, seja ela proveniente da porta ou da janela. Assim, a luz de fora não incide diretamente na tela. Evite também pôr luminárias próximas ao televisor. Afinal, o reflexo é provocado por qualquer tipo de claridade, não importa a fonte. Se for impossível posicionar a TV dessa forma, invista numa cortina com tecido grosso, que bloqueie a entrada de luz de forma eficaz.

:: Televisão na cozinha
As refeições são o principal momento de convívio familiar. Na maioria das casas, é durante o jantar que se conversa com os filhos para saber como foi o dia de cada um. Por isso, se você tiver uma na cozinha, desligue-a na hora de comer. E jamais coloque a TV sobre outros eletrodomésticos, como microondas ou geladeira. O calor excessivo pode danificar o aparelho.

:: Tamanho ideal
Uma sala pequena exige um televisor pequeno. Então, não adianta colocar um aparelho de 29 polegadas numa sala com área de 4 metros quadrados. Preste atenção para que tudo fique proporcional. Essa dica vale para todos os ambientes. Se você gosta de estante com a televisão embutida, o aparelho deve ser compatível com o espaço vago no móvel. Televisões pequenas em móveis muito grandes resultam em combinações desastrosas. Lembre-se: a TV faz parte da decoração e deve combinar com os demais objetos que compõem o espaço.


Regrinhas de ouro

Siga essas dicas e acerte em cheio no lugar e na conservação da TV

1. Pinte a parede de cores escuras. Se você quer pintar de cores escuras uma das paredes do cômodo, escolha a que está atrás da TV, para contrastar com a imagem clara. Mas não exagere na escuridão!
2. Fuja dos suportes de parede. Embora ocupem pouco espaço, esses objetos atrapalham na hora de assistir TV. Geralmente são colocados muito acima da altura de nossas cabeças.
3. Invista num rack com rodinhas. Assim, você pode virar a televisão para todos os lados do cômodo, de acordo com a necessidade.
4. Evite colocar objetos sobre a televisão. Além de riscarem o aparelho, eles esquentam com o uso e podem prejudicar o funcionamento.
5. Coloque a TV sobre uma toalha. Se o rack ou móvel da sua televisão é de madeira, ponha a toalha sob o aparelho e evite riscos no móvel.


O que diz o feng shui

O ideal, segundo a técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, é afastar a televisão do quarto. Mas todo mundo sabe que é uma delícia assistir aquele filme antes de dormir ao lado de quem se ama. Por isso, o melhor a fazer é providenciar um móvel com portas.
Quando não estiver vendo TV, feche-o - e ela desaparecerá do quarto. E mais: desligue-a pelo menos meia hora antes de dormir. A energia da tela atrapalha o sono e impede a pessoa de relaxar durante a noite, acreditam os chineses. Se sua televisão fica exposta, cubra-a durante a noite com uma colcha ou lençol.
Pode parecer bobagem, mas especialistas em feng shui garantem que você terá uma noite bem mais tranqüila. A dica vale também para computadores e qualquer outro tipo de monitor.






Manual do sabonete
Cada mulher tem um sabonete adequado a seu tipo de pele: descubra qual é o seu e fique bonita e cheirosa
Você fica perdida com tantos sabonetes disponíveis na seção de beleza dos supermercados? Pois saiba que, no meio de tantas ofertas, há sempre uma que é a ideal para seu tipo de pele. “Prefira aquele que não só elimina células mortas, o excesso de óleo e o suor, mas também hidrata e protege”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, que cuida da modelo Gisele Büdchen e da apresentadora Daniella Cicarelli. Aprenda, agora, a escolher o melhor sabonete para o seu tipo de pele, lembrando-se de que o bom produto é aquele que remove as impurezas de sua pele sem agredi-la nem ressecá-la: depois do banho, você tem a sensação de frescor, hidratação e maciez

Líquido ou em barra?
Os líquidos possuem mais ingredientes benéficos. São mais suaves e agridem menos a pele sensível e delicada.

Corpo e rosto são diferentes?
A pele do rosto é mais oleosa e precisa de um sabonete líquido ou em gel, que irrita menos e promove uma limpeza profunda. Já o corpo requer mais hidratação. Então, prefira produtos ricos em hidratantes e óleos, que amaciam a textura e deixam a pele com brilho.

Antibacteriano vale a pena?
Vale. Em áreas mais úmidas e abafadas (como axilas, genitais e pés), há maior concentração de bactérias. “O sabonete antibacteriano evita o mau cheiro e o aparecimento de doenças”, afirma a dermatologista Adriana Vilarinho.

Infantil ou adulto?
A pele adulta tem uma oleosidade natural, que forma uma camada protetora capaz de inibir a invasão de microrganismos que causam doenças. Nos bebês e nas crianças, essa produção de oleosidade é menor. Por isso, os sabonetes específicos para a primeira infância têm composições mais neutras, sem agentes químicos que diminuem a proteção natural da pele. Sendo assim, o produto infantil é também uma excelente opção para quem tem pele sensível, como a das crianças.

Mais espuma é melhor?
Os flocos borbulhantes ajudam a escorrer a sujeira. Há sabonetes que fazem mais espuma, mas isso não é sinal de maior qualidade. Você precisa sempre avaliar o resultado. Após o banho, sua pele está macia, com aparência saudável, hidratada? Ou está áspera e ressecada? Se a resposta for a segunda, tente outro sabonete, até encontrar o mais adequado às necessidades de sua pele.


Se sua pele é…

... SECA: precisa de limpeza suave e hidratação intensa. Para evitar o ressecamento, o ideal é usar sabonetes ricos em componentes hidratantes, como lactato de amônia, lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e manteiga de carité.

... OLEOSA: requer limpeza eficiente e hidratação leve. Para diminuir o excesso de gordura, use sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis.

... NORMAL: o sabonete deve ser moderadamente hidratante, com ingredientes como cânfora e alantoína.

... SENSÍVEL: use um tipo com substâncias calmantes, como camomila e erva-doce. Prefira os líquidos ou em gel, ou os infantis, que são menos agressivos.



Bolo mágico

• 1 lata de milho
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de margarina
• 1 pacote de coco ralado pequeno
• 3 ovos
• 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
• Fubá para polvilhar

Abra a lata de milho e escorrao completamente. Ponha no liquidificador e acrescente o leite condensado, a margarina, o coco ralado, os ovos e bata até formar uma massa homogênea. Despeje em uma tigela e peneire o fermento químico em pó. Mexa delicadamente e disponha a massa em uma assadeira untada e polvilhada com fubá. Asse em forno médio preaquecido até que, ao enfiar um palito, ele saia seco. Desenforme frio e decore com coco ralado.

Tempo: 25 minutos :: Rende: 8 porcoes :: Calorias por porcao: 220


Pudim de goiaba

• 4 goiabas grandes Pudim de goiaba
• 1 caixa de gelatina sabor morango
• 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor
• 1 1/2 xícara (chá) de água quente
• 1 lata de leite condensado

Calda
• Polpa de 2 maracujás grandes
• 1/2 xícara (chá) de açúcar

Bata no liquidificador as goiabas sem casca. Coe e reserve. Misture as gelatinas de morango e a incolor e dissolva-as na água quente. Adicione o leite condensado e misture bem. Acrescente as goiabas batidas e mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea. Despeje em uma forma molhada e leve ao congelador por aproximadamente quatro horas. Transfira para a geladeira e reserve.

Calda
Em uma panela ponha a polpa de maracujá misturada com o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixe levantar a fervura. Retire do fogo e desenforme o pudim em um prato de servir. Regue com a calda de maracujá fria e devolva à geladeira. Sirva gelado.

Tempo: 30 minutos :: Rende: 8 porcoes :: Calorias: 210


Pavê de leite condensado e frutas

• 1 lata de leite condensado
• 1 litro de leite
• 4 colheres (sopa) de amido de milho
• 2 gemas
• 1/2 xícara (chá) castanha-dopará picada
• 3 xícaras (chá) de frutas frescas picadas
• 200 g de pão-de-ló pronto

Em uma panela misture o leite condensado, o leite, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Misture a castanhado- pará e deixe esfriar. Em um refratário coloque sucessivamente uma camada de creme, uma camada de pão-de-ló e uma camada de frutas.

Tempo: 35 minutos :: Rende: 10 porcoes :: Calorias por porcao: 294



Gato: modo de usar
Pêlos arrepiados, barriga para cima e rabo balançando – saiba o que seu bichano quer dizer e evite tomar aquele arranhão

O menor dos felinos é uma obra-prima”, disse Leonardo da Vinci, intrigado com a beleza e os mistérios dos gatos. Nem mesmo o grande inventor renascentista conseguiu desvendar os segredos que envolvem os bichanos. Há quem acredite que eles têm sete vidas, e que os de pelagem preta trazem azar. Mas de onde será que vem esse folclore? A verdade é que os gatos são seres fascinantes e fazem parte da história do mundo há 11 milhões de anos. Numa tentativa de descobrir o que se passa por trás do par de olhos brilhantes, Erin Barrett e Jack Mingo escreveram Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé (ed. Publifolha), para você entender melhor seu bichano e torná-lo um grande companheiro. Confira.

Gato tem sete vidas?
Não, têm uma só — e que dura bem menos que uma vida humana, entre 10 e 15 anos. A crença nas sete vidas felinas vem da capacidade de os gatos sobreviverem a situações perigosas. Prova disso é que muitos escapam ilesos de quedas de até oito andares. Mas isso graças ao efeito “planador”, conseguido quando o bichano abre bem as patas e aumenta o atrito com o ar, amortecendo o tombo.

Filhotes precisam tomar leite?
Só se for da mãe deles — e apenas enquanto eles forem bebês. Muita gente alimenta filhotes com leite de vaca. O resultado é desastroso: como o estômago dos felinos não digere lactose, o leite costuma causar diarréia, a maior assassina de gatinhos recém-nascidos. Por isso, nada de oferecer leite de caixinha ao seu bichano. Se ele ainda não tiver dentes, dê ração sólida para filhotes, umedecida em água filtrada.

Gato preto dá azar?
Nem todo mundo acredita nisso. No Japão e na Inglaterra, quando um gato preto atravessa o caminho, é um sinal de sorte. Aqui no Brasil, o felino preto paga o preço de ter sido associado à bruxaria durante muitos anos. Por conta dessa crença boba, as entidades protetoras dos animais vivem cheias de filhotinhos pretos encalhados, à procura de um dono carinhoso que não ligue para superstições.


O que ele quer dizer quando...

... FICA DE BARRIGA PARA CIMA
Esse é um mimo guardado a donos muito queridos. Afinal, gatos são reservados quanto às suas partes íntimas e não saem por aí mostrando a barriga para qualquer um, não. Esse é um sinal de que eles estão seguros e confiantes.

... ARREPIA OS PÊLOS
As pessoas costumam sentir medo ao ver um gato com pêlos eriçados ao longo da espinha e do rabo. E elas têm toda razão. Estufar a pelagem é uma maneira que os bichos encontram de parecer maiores e mais ameaçadores. É encrenca na certa!

... BALANÇA O RABO
Movimentos descontraídos indicam gato satisfeito. Se ele insistir em colocar o rabo em cima da revista que você está lendo, está gostando de tirar uma com a sua cara. Já uma cauda agitada é o último aviso antes de um arranhão.